Tijolo que funciona como isolante acústico e térmico!


conheça o tijolo isolante acustico e termico

 Os arquitetos colombianos Miguel Niño e Johanna Navarro projetaram um bloco termo-dissipador. Estamos falando de um tijolo de barro que ajuda a manter edifícios naturalmente arejados e ainda com isolamento acústico.

Normalmente no isolamento térmico, materiais com baixa condutividade térmica são utilizados para reduzir a perda ou ganho de calor. No isolamento acústico, materiais densos e absorventes de som são usados para reduzir a transmissão de ruídos. Ambos os tipos de isolamento podem ser instalados em paredes, pisos, teto e outras superfícies, dependendo das necessidades de cada ambiente.

BT – Bloque Termo dissipador, é um tijolo de cerâmica para a construção de gabinetes de arquitetura e fachadas. O material é feito de maneira inclinada e perfurada e além de colaborar com o equilíbrio térmico na edificação, o tijolo age como um isolante acústico.

tijolo Bloque Termo dissipador

A diferença entre o chamado de BT – Bloque Termo-dissipador e os tijolos convencionais é que ele possui cinco lados e é assimétrico, com uma face angular que ajuda a protegê-lo da radiação solar.

Além do formato diferenciado, os tijolos são perfurados com uma estrutura celular porosa que permite que ventos passem através deles e dissipem o calor que foi armazenado.

Os arquitetos responsáveis pela inovação informaram que a ideia era fazer um material diferente dos tijolos de barro tradicionais, onde o calor é transferido em uma direção, devido às superfícies horizontais que compõem seus canais, atuando como pontes térmicas que conduzem o calor para o interior a uma velocidade maior. 

Já as superfícies horizontais da BT são interrompidos por uma série de sub-canais menores, tornando-se o caminho do calor mais longo, desacelerando e reduzindo a sua entrada no interior.

tijolo para isolamento acustico

O BT ainda tem a vantagem de diminuição de ruído e podem ser empilhados em diversos esquemas tridimensionais, e por causa das dimensões semelhantes, também podem ser combinados com os tijolos de barro tradicionais.


Que tal, achou interessante essa matéria sobre os tijolos que funcionam como isolante térmico e acústico? Eles evitam que uma residência fique muito gelada ou quente e também evitam que o barulho externo entre.

Comentários

  1. Eu gostaria de saber onde comprar para belo horizonte Minas Gerais e pode fazer reboco normal ???

    ResponderExcluir
  2. e onde eu compro essa b0sta? vocês ficam aí de mimimimi e não vendem saporra?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

110 Volts ou 220 Volts: saiba porque existe diferença de tensão em alguns estados.

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)