Fundações Profundas: tipos e como executar as estacas


execução fundação profunda

Hoje falaremos sobre os diversos tipos de fundações profundas possíveis na construção civil e saiba quais são as características de cada uma, as vantagens e desvantagens de aplica-las na obra e também aprenda alguns cálculos necessários e importantes a serem usados.

O que é fundação profunda?

As fundações profundas são tipos de fundações utilizadas em construções para transmitir as cargas da estrutura a camadas de solo mais profundas e mais resistentes, então são muito usadas na construção tem grande altura, como em arranha-céus, ou em estruturas que requerem grande estabilidade, como viadutos e pontes.

Elas são utilizadas em casos em que o solo superficial é fraco ou instável e não consegue suportar a carga da construção, como: estacas, sapatas, pilares, entre outros.

São importantes porque garantem a estabilidade da construção e a segurança das pessoas que a habitam. Portanto, a escolha do tipo de fundação profunda a ser utilizada depende de diversos fatores, como a carga esperada, a condição do solo, entre outros.

Tipos de fundações profundas

Estaca pré-moldada: 

São feitas de concreto pré-fabricado e são inseridas no solo por meio de perfuração ou escavação. Elas são comumente usadas em estruturas de pequeno ou médio porte e são vantajosas por serem mais rápidas e econômicas de serem instaladas do que as estacas de concreto armado moldadas no local.

estaca fundação profunda

Estaca metálica: 

São feitas de aço e são inseridas no solo por meio de perfuração ou escavação. Elas são vantajosas por serem mais leves e mais resistentes do que as estacas de concreto e são comumente usadas em estruturas de grande porte, como pontes e arranha-céus.

Estaca de madeira: 

São feitas de madeira tratada e são inseridas no solo por meio de escavação. Elas são comumente usadas em estruturas de pequeno porte, como casas, e são vantajosas por serem mais econômicas do que outros tipos de estacas.

Estaca tipo Franki: 

Esta é uma técnica de perfuração que usa um dispositivo rotativo para perfurar o solo e colocar a estaca no lugar. A estaca tipo Franki é composta de concreto e é comumente usada em estruturas de grande porte, como viadutos e pontes.

Veja também: como escolher entre estaca, sapata ou bloco.

Estaca tipo Struss: 

Esta é uma técnica de perfuração que usa uma combinação de concreto e aço para criar a estaca. A estaca tipo Struss é uma solução híbrida que oferece as vantagens da resistência do aço e da durabilidade do concreto.

Estaca trado rotativo: 

Técnica de perfuração que usa um dispositivo rotativo para perfurar o solo e colocar a estaca no lugar. A estaca trado rotativo é composta de concreto e é comumente usada em estruturas de médio a grande porte, como edifícios comerciais e viadutos.

Estaca Hélice Contínua: 

Usa uma técnica de perfuração que usa uma hélice contínua para perfurar o solo e colocar a estaca no lugar. A estaca Hélice Contínua é composta de concreto e é comumente usada em estruturas de médio a grande porte, como viadutos e pontes.

Vantagens das Fundações Profundas

1 - Resistência: são mais resistentes que fundações superficiais, especialmente em solos instáveis ou com alta pressão.

2 - Estabilidade: elas fornecem uma base mais estável para a construção, o que ajuda a prevenir deslocamentos ou desequilíbrios.

3 - Durabilidade: são geralmente mais duráveis e têm uma vida útil mais longa.

4 - Segurança: elas podem ser mais seguras em casos de terremotos ou outras condições climáticas adversas, pois são menos propensas a sofrer danos.

Desvantagens das Fundações Profundas

1 - Custo: são geralmente mais caras do que outros tipos de fundações, especialmente devido à complexidade e ao tempo necessários para sua instalação.

2 - Complexidade: elas são mais complexas e requerem equipamentos especializados, o que pode tornar o processo mais demorado e difícil.

3 - Limitação geológica: elas podem não ser adequadas para todos os tipos de solo, e pode ser necessário realizar testes de solo antes de decidir por esse tipo de fundação.

4 - Dificuldade de reparo: em caso de danos, fundações profundas podem ser difíceis e caras de reparar.

Como fazer fundações profundas: execução

O processo de construção dessas estruturas envolve a perfuração de buracos profundos no solo e o preenchimento dos mesmos com material reforçado, como concreto ou aço.

Veja também: 

Portanto, abaixo estão as etapas envolvidas na construção dessas estacas e forneceremos informações valiosas sobre como garantir a qualidade e a segurança durante a execução e que devem ser levadas em conta na hora de projetá-las.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

Saiba qual a medida e como fazer a massa para reboco!