Aprenda como assentar Tijolos Maciços: Amarração, cantos...!


aprenda como assentar tijolos maciços

Irei te ensinar como fazer o assentamento correto dos tijolos maciços, como fazer a amarração para que fique bem firme, como alinhar os cantos, fazer o corte e como levantar um pilar com esse tipo de tijolo.

O que são Tijolos Maciços?

São blocos de construção feitos de barro cozido ou argila, que são usados para erguer paredes e estruturas de construção. Eles são diferentes dos tijolos convencionais, que geralmente são feitos de argila refratária e têm uma estrutura porosa e porosa. 

Os tijolos maciços são fabricados sem furos ou cavidades e, portanto, são muito mais densos e resistentes, portanto são geralmente usados em aplicações que requerem uma construção mais robusta, como edifícios de grande porte, paredes de contenção, paredes de segurança e em locais que desejam um melhor isolamento térmico e acústico.

Tamanhos 

Abaixo está uma lista dos tamanhos ou dimensões mais comuns dos tijolos maciços, mas vai depender do fabricante, da finalidade do tijolo e do local onde ele é produzido.
  • 19 x 9 x 5,3 centímetros (esse também é chamado de 5 x 10 x 20)
  • 20 x 10 x 7,5 centímetros
  • 21,5 x 10,2 x 6,5 cm
  • 24 x 11,5 x 5,3 cm
  • 29 x 14 x 9 cm
  • 24 x 11,5 x 7,5 cm
  • 29 x 14 x 11,5 cm
  • 33 x 16,5 x 9 cm

Quantidade por metro quadrado M²

Para fazer o cálculo da quantidade de tijolos maciços que serão necessário por metro quadrado de muro ou de parede, basta seguir esses passo abaixo:

1 - Determine o tamanho do tijolo que irá usar: veja o tamanho e anote as medidas das peças que você comprou ou irá comprar.

2 - Determine a espessura da parede: A espessura da parede é importante para calcular a quantidade total de tijolos necessários. Anote a espessura da parede em centímetros.

3 - Converta as medidas de milímetros e centímetros para metros, pois tornará mais fácil realizar os cálculos. Para isso, basta dividir o número em questão por 1000 (para milímetros) ou 100 (para centímetros).

4 - Calcule o volume total da parede: para isso, multiplique a espessura da parede (em metros) pelo comprimento da parede (em metros) para calcular o volume total da parede. Por exemplo, se a espessura da parede for de 20 centímetros e o comprimento da parede for de 10 metros, o volume total da parede será de 2 metros cúbicos.

5 - Calcule o volume de tijolos por metro linear:  para isso, multiplique as três medidas do tijolo (em metros) para calcular o volume de tijolos por metro linear. Por exemplo, se as medidas do tijolo forem 200mm x 100mm x 75mm, o volume de tijolos por metro linear será de 0,2 metros cúbicos.

6 - Calcule a quantidade de tijolos necessários: Divida o volume total da parede pelo volume de tijolos por metro linear para calcular a quantidade de tijolos necessários. Por exemplo, se o volume total da parede for de 2 metros cúbicos e o volume de tijolos por metro linear for de 0,2 metros cúbicos, serão necessários 10 tijolos para cobrir a parede.

Passo a passo do assentamento

Com os tijolos maciços em mãos, após feito os cálculos da quantidade necessária citada acima, chegou a hora de levantar a parede ou o muro e para isso basta seguir os passo da apostila em PDF abaixo.

Tópicos da apostila:
  • Elevação das paredes de tijolos maciços;
  • Amarração dos tijolos maciços;
  • Formação dos cantos de paredes;
  • Pilares de tijolos maciços;
  • Empilhamento de tijolos maciços;
  • Cortes em tijolos maciços.
Veja também: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

Saiba qual a medida e como fazer a massa para reboco!