Veja como é fabricado o MDF, passo-a-passo!


fabrica madeira mdf

Hoje iremos mostrar para você como é feito o MDF (Medium Density Fiberboard ou placa de fibra de média densidade), uma das principais matérias primas utilizadas em marcenarias para a fabricação de móveis em todo o mundo.

No vídeo que estamos trazendo nessa matéria, você verá como uma mudinha de planta se transforma em uma placa de MDF, em um passo-a-passo completo do início ao fim da produção. Mas antes disso, vamos aprender algumas coisas!

O que é MDF?

O MDF é um tipo de painel de madeira industrializada que consiste em fibras de madeira aglutinadas com resinas sintéticas. Essas fibras são obtidas a partir de diversas espécies de madeira, como pinus e eucalipto. 

Elas são trituradas e processadas para formar uma pasta fibrosa que, em seguida, é misturada com resinas. O material resultante é prensado a altas pressões e temperaturas, formando as placas.

O MDF é muito versátil e pode ser utilizado em uma ampla gama de aplicações. Na indústria moveleira, é frequentemente utilizado para a fabricação de móveis, como armários, prateleiras, mesas e estantes. Também é utilizado na construção civil, para revestimento de paredes, confecção de portas, divisórias e acabamentos em geral.


Características do MDF

Uniformidade: O MDF possui uma superfície lisa e homogênea, livre de nós, veios e irregularidades naturais da madeira. Isso permite um acabamento mais preciso e uma maior facilidade para trabalhar e cortar o material.

pilha madeira mdf

Estabilidade dimensional: ele apresenta uma baixa variação dimensional em relação à umidade e temperatura, o que significa que ele mantém sua forma e tamanho com pouca influência desses fatores externos. Essa estabilidade torna o MDF uma escolha confiável para aplicações onde a precisão e a consistência são essenciais.

Veja também: como fazer móveis de pallets.

Resistência: as peças tem uma boa resistência em relação à flexão e ao cisalhamento. Embora não seja tão resistente quanto a madeira maciça, o MDF oferece uma durabilidade adequada para uma ampla gama de aplicações.

Como é feito o MDF?

1 - Preparação das fibras: 
O primeiro passo na fabricação do MDF é a preparação das fibras de madeira, onde a madeira utilizada é geralmente proveniente de árvores de rápido crescimento, como pinus e eucalipto, provenientes de florestas plantadas e sustentáveis. 

A madeira é cortada em toras e, em seguida, passa por um processo de descascamento, no qual a casca é removida.

2 - Trituração
Após o descascamento, as toras são picadas em pequenos pedaços e submetidas a um processo de trituração. Esse processo reduz a madeira em partículas menores, formando a chamada "fibra de madeira". 

3 - Secagem: 
Após a trituração, as fibras de madeira passam por um processo de secagem, reduzindo o teor de umidade e garantindo que as fibras estejam prontas para a etapa seguinte. 

Essa secagem pode ser realizada em secadores industriais, nos quais as fibras são expostas a altas temperaturas e fluxo de ar controlado.

4 - Adição de resinas: 
Após a secagem, as fibras de madeira são transferidas para um misturador, onde são adicionadas as resinas sintéticas (as mais utilizadas são à base de ureia-formaldeído ou melamina-ureia-formaldeído), que atuam como aglutinantes, que irão unir as fibras durante o processo de prensagem.

A mistura de fibras e resinas é cuidadosamente dosada para obter uma proporção adequada que garanta a qualidade e a resistência do produto final.

5 - Formação das placas: 
Após a adição das resinas, a mistura de fibras é transferida para um processo conhecido como formação das placas, onde a mistura é distribuída uniformemente em uma esteira transportadora, formando uma camada espessa.

Em seguida, essa camada de fibras é comprimida entre duas placas metálicas, conhecidas como prensas, que aplicam altas temperaturas e pressões sobre a mistura de fibras, promovendo a fusão delas e a cura das resinas. 

6 - Resfriamento e corte: 
Após a prensagem, as placas de MDF são resfriadas para endurecer completamente. Elas são então retiradas das prensas e encaminhadas para uma máquina de corte, onde são cortadas em tamanhos específicos conforme as necessidades do mercado.

7 - Acabamento: 
Após o corte, as placas de MDF podem passar por um processo de acabamento adicional, podendo incluir etapas como lixamento para obter uma superfície lisa e uniforme, bem como a aplicação de revestimentos ou acabamentos decorativos, como laminados, papéis decorativos ou folhas de madeira.

Veja também: diferenças de MDF e MDP.

Então, é dessa forma que são fabricadas as placas de MDF. Gostou de aprender sobre isso? Espero que tenha aprendido com a matéria.

Comentários

  1. Infelizmente hoje, 10/08/2018 as 22:39h não consigo ver o vídeo. Só aparece um "quadrado preto" onde deveria aparecer o vídeo. Abri o mesmo link em 3 navegadores diferentes, e fica na mesma. Será que o pessoal do Meia Colher pode resolver este problema?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

Saiba qual a medida e como fazer a massa para reboco!