Como Soldar com Eletrodo Revestido, passo-a-passo!


solda arco elétrico com eletrodo revestido

Hoje trago um tutorial para você ensinando como fazer solda por arco elétrico de eletrodo revestido do tipo ponto-a-ponto ou escama de peixe, com um passo-a-passo bem detalhado para que você entenda e possa fazer a solda sem problemas.

O processo de soldagem é o método que faz a união de materiais através do aquecimento, podendo ser aplicado pressão e utilização de materiais de adição para a solda ou não.

Como funciona a solda com eletrodo revestido

A soldagem com eletrodo revestido é processo mais utilizado ultimamente. Esse processo é realizado com o calor de um arco elétrico mantido entre a extremidade do eletrodo metálico e a peça de trabalho que será soldada.

Com o calor produzido pelo arco elétrico, o metal de base é fundido, a alma do eletrodo e o revestimento.

Então, através do arco, as gotas de metal fundidos são transferidas para a poça de fusão, e os gases produzidos durante a decomposição do revestimento protegem eles da atmosfera durante a solidificação juntamente com a escória.

O revestimento também tem a função de dar mais estabilidade ao arco e dar maior controle a forma do cordão de solda.

Leia também: passo-a-passo da solda com MIG.

Passo-a-passo da solda com eletrodo revestido

1- Regule a intensidade da corrente para o eletrodo que você está usando. Essa regulagem depende do seu tipo, diâmetro e posição de soldagem. Para saber a faixa de amperagem para cada tipo de eletrodo, consulte a tabela do fabricante. Veja uma pequena tabela de amperagem do eletrodo revestido logo abaixo.

amperagem eletrodo revestido

2- Prepare o material que será soldado um próximo ao outro.

3- Peque o alicate de polo positivo e prenda o eletrodo na ponta dele bem firme no ângulo que você achar melhor de usar. O alicate do polo negativo é o aterramento elétrico que deve ser conectado também em algum ponto da peça.

alicate solda eletrodo

4- Coloque os equipamentos de proteção individual, como óculos, luva, avental, máscara de solda e botas.

5- Ligue o equipamento de solda.

6- Ponteie as extremidades das peças que serão soldada para ficar mais firme, ou seja, dê um pingo de solda em cada ponta para que a peça não corra e saia fora do alinhamento.

pontiando solda

7- Comece a soldar! 
Toque a ponta do eletrodo revestido na peça para abrir o arco elétrico. Assim que o arco abrir, distancie alguns milímetros da peça para que a gota da alma do eletrodo caia sobre ela e possa fundir.

Atenção: não deixe o eletrodo muito tempo em contato com a peça durante a abertura do arco, pois poderá fura-la.

8- Repita esse processo diversas vezes, colocando a ponta do eletrodo na peça, levantando para que ele possa pingar e siga em diante com a linha de solda.

Atenção: cada pingo deve sobrepor ao anterior em aproximadamente 30%, ou seja, cada pingo deve ficar um pouco em cima do outro para evitar que fique buracos abertos, conforme o desenho abaixo.

como soldar escama peixe

9- Assim que terminar de soldar a peça, espere ela secar (jamais molhe a solda para que ela seque mais rápido) e bata nela levemente para retirar o excesso. Em seguida, você pode terminar a limpeza com uma escova de aço.

10- Para o acabamento da solda pronta, utilize uma lixadeira. 
Detalhe importante: sempre lixe a peça na direção paralela a solda para evitar que fique calombos.

11- Comece lixando com a extremidade do disco da lixadeira para remover o excesso de solda mais pesado. Logo em seguida, assim que a solda estiver mais baixa, utilize o centro do disco para dar um melhor polimento, passando o disco levemente sobre a peça.

Pronto! Está feita a sua solda com sucesso!
Espero que tenham gostado desse tutorial. Se gostou deixe seu like e, se possível, compartilhe nas redes sociais para espalhar o conhecimento a outras pessoas que podem se interessar.

Comentários

  1. Muito bem explicado,principalmente a parte dos 30%de cobertura em cada pingo,muito obrigado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!