Como fazer Teste do Concreto ou ensaio de Betão, passo-a-passo!


ensaio betão fresco

O que é Betão?

Palavra usada para definir a mistura de inertes com uma aglomerado como cimento ou betume com vista a preencher a forma de uma estrutura e dar-lhe a resistência desejada.

É um material de construção composto por cimento, água, agregados (como areia e pedra) e adições (como fibras e aditivos químicos). É amplamente utilizado em construções por sua durabilidade, resistência à compressão e capacidade de se moldar em várias formas. 

Geralmente é preparado no local da obra, misturando os componentes juntos, e é usado em uma ampla gama de aplicações, incluindo fundações, estruturas, pisos, paredes, superfícies de tráfego e projetos de construção devido à sua disponibilidade e baixo custo.

Para que serve o Ensaio de abaixamento do Betão?
Para verificar a classe de consistência do mesmo.

Materiais necessários:

1- Molde: para moldar o provete, feito de metal não atacável facilmente pela pasta de cimento, com pelo menos 1.5 mm de espessura. O interior do molde deve ser liso e convenientemente retificado, sem rebites ou mossas. O molde deve ter a forma tronco-cônica. 

A base e o topo do molde devem ser abertas e paralelas entre si e normais ao eixo do cone. O molde deve ser provido de duas pegas perto do topo e elementos de fixação ou abas para colocar os pés junto à base, para manter estável o molde.

2- Varão de compactação, de secção transversal circular, desempenado, com as extremidades arredondada

3- Funil (opcional), feito de material não absorvente. Não atacável facilmente pela massa de cimento e dispondo de um colar permitindo ao funil ser acoplado ao topo do molde acima especificado.

4- Régua, graduada de 0 a 300 mm. Com divisões menores ou iguais a 5 mm, com o zero marcado numa extremidade da régua.

5- Placa/Superfície, não absorvente, rígida, plana, placa ou outra superfície, sobre a qual é colocado o molde.

6- Tabuleiro plano, de construção rígida e feita em material não absorvente e não atacável facilmente pela pasta de cimento. Deve ser dimensões adequadas de modo a que o betão possa ser integralmente homogeneizado usando a pá de secção quadrada.

7- Pá, Pano molhado e Colher aproximadamente com 100 mm de largura.

Passo-a-passo do ensaio do Betão

1- Umedecer o molde e a placa/Superfície e colocar o molde na Placa/superfície horizontal. Durante o enchimento do molde, manter o molde fixo contra a Placa/Superfície com os elementos de fixação ou com os pés sobre as abas.

2- Encher o molde em três camadas, cada uma com aproximadamente um terço da altura do molde quando compactado. Compactar cada camada com 25 pancadas através do varão de compactação. Distribuir uniformemente as pancadas sobre a secção transversal de cada camada. 

Para a camada do fundo será necessário inclinar ligeiramente o varão e dar aproximadamente metade das pancadas em espiral até ao centro. Compactar a segunda camada e a camada do topo em toda a sua espessura, de forma que o varão penetre no interior da camada imediatamente adjacente. 

ensaio de Betão fresco

No preenchimento e compactação da camada do topo, amontoar o betão acima do molde antes de iniciar a compactação.

3- Se a operação de compactação da camada do topo originar assentamento do betão abaixo do bordo superior do molde, adicionar mais betão de modo sempre uma quantidade de betão acima do topo do molde. Depois da camada de topo ter sido compactada, rasar a superfície de betão através de movimentos de rolamento com o varão de compactação.

4- Remover o excesso de betão da placa/superfície. Remover o molde subindo-o cuidadosamente na vertical.

5- Executar toda a operação de desmoldagem em 5 a 1 segundos. Através de um movimento firme para cima sem transmitir movimentos laterais ou torcionais ao betão.

6- Efetuar a operação, desde o início do enchimento até à remoção do molde, sem interrupção, durante 150 segundos.

7- Imediatamente após remover o molde, medir e registar o abaixamento (h) determinado a diferença entre a altura do molde e o ponto mais alto do provete que abaixou.

Veja também: 

Para mais esclarecimentos e mais detalhes sobre como fazer o ensaio do betão fresco corretamente, veja o vídeo abaixo:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

Saiba qual a medida e como fazer a massa para reboco!