Tipos de BRITAS e diferenças da 0, 1, 2 e 3, 4, 5, pedrisco...

A brita ou também pedra britada, é o produto do processo de beneficiamento de rochas (britagem e peneiramento), ou seja, o processo de fragmentação de blocos grandes em fragmento de rochas duras.

Esses blocos grandes que serão fragmentados para dar origem a brita são extraídos de maciços rochosos (calcário, granito, basalto, gnaisse) com a utilização de explosivos em locais chamados de pedreiras, dando origem ao: gabião, rachão, brita graduada, brita 1, 2, 3, 4, 5,  brita 0 ou pedrisco, areia de brita e pó de pedra.

Esse material é bastante utilizado na industria da construção civil e é empregado no concreto, pavimentações, obras de ferrovia, construção de túneis, edificações, barragens, saneamento básico e muitos outros.
Veja abaixo quais são as característica principais de cada uma dessas pedras citadas acima, a granulometria ou tamanho em milímetro delas e onde são aplicadas na construção.

Diferença de Tamanho das britas

Brita 0 ou pedrisco:

A granulometria varia entre 4,8 milímetros e 9,5 milímetros.

Brita 0 ou pedrisco:

Brita 1:

A granulometria varia entre 9,5 milímetros e 19 milímetros.

Brita 1

Brita 2:

A granulometria varia entre 19 milímetros e 25 milímetros.

Brita 2

Brita 3:

A granulometria varia entre 25 milímetros e 50 milímetros.

Brita 3

Brita 4 ou rachão:

A granulometria varia entre 50 milímetros e 76 milímetros.

Brita 4 ou rachão

Brita 5:

A granulometria varia entre 76 milímetros e 100 milímetros.

Brita 5

Bica Corrida: 

É uma mistura de vários tamanhos de pedras, com variação de 0 até 50 mm.

Bica Corrida

Pó de Pedra:

Fração de finos resultante do processo de britagem que tem o tamanho de 0 a 5 milímetros.

Pó de Pedra:

Areia de Brita:

É o pó de pedra sem grande quantidade de finos. Esses finos são retirados pela lavagem do pó.

Areia de Brita:

Aplicação das Britas

Devido a diferença de tamanho das pedras ou da sua granulometria, as britas tem diferentes funções e locais onde são utilizadas. Veja abaixo onde é mais comum que cada tipo é utilizado na indústria da construção civil.

Brita 0 ou Pedrisco:

Bastante requisitado para a fabricação de vigotas, vigas, tubos, blocos, lajes pró-molduradas, bloquetes, chapisco, paralelepípedos e acabamentos em geral.

Brita 1:

Esse é o produto mais utilizado nas obras. Ele é bastante usado na fabricação de concreto que será usado na concretagem de colunas, lajes e vigas, assim como em diversas outras aplicações de construções de grande porte.

Brita 2:

É o tipo de pedra usada para a produção de concreto que exija uma maior resistência, como em fôrmas pesadas, construção de fundações e pisos que precisam suportar bastante carga, como tráfego intenso de veículos.

Brita 3:

Comumente usada em lastro de áreas ferroviárias, drenos e aterramentos.

Brita 4 ou rachão:

Muito utilizada na construção de fossas sépticas e sumidouros, pistas com tráfego pesado, gabião e nivelamento de ferrovia.

Brita 5:

Assim como a brita 4, a brita 5, conhecida como pedra de mão, por ser uma pedra muito grande tem o seu uso específico em gabiões, sumidouros, tubulões, estação de tratamento de esgoto e fossa séptica.

Bica Corrida:

Utilizado como material de base e sub-base para a construção de pisos de concreto e pavimentação de estradas. Por ter uma boa resistência, é ideal para camadas intermediárias para os mais diversos tipos de pavimentação.

Pó de pedra:

Muito utilizado em usinas de asfalto para colchões de pavimentos rígidos e flexíveis. Também são usados na produção de blocos, manilhas e pré-fabricados.

Areia de Brita: 

Bastante usado na produção de blocos para a construção civil e na fabricação do concreto, que leva em torno de 30 a 40% na sua composição, substituindo a areia comum.

Gostou dessa matéria? Foi útil para você e levou o aprendizado que você procurava? 
Então, não deixe de deixar o seu joinha, compartilhar com os amigos e escrever um comentários dizendo o que achou, logo abaixo.

Comentários

  1. Gostaria de saber em que ano foi publicado ...
    sabem me dizer

    ResponderExcluir
  2. Ótimo artigo,muito bem especificado,tem me ajudado muitíssimo,agradeço muito.Obrigado e continuem sempre com estes artigos!

    ResponderExcluir
  3. Fala Hubert Reeves:
    astrofísico canadense

    O homem é a mais insana das espécies.Adora um Deus invisível e mata a natureza visível.....sem perceber que a natureza que ele mata é o Deus invisível que adora.


    Shalom!

    ResponderExcluir
  4. oi gostaria de saber em que ano foi publicada esta matéria?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba quais as funções de um Alicate Universal!

40 PLANTAS BAIXAS - Projetos de casas em DWG - Baixar Grátis!

Plantas de casas e sobrados para TERRENOS 12 X 25 (300 m²)!

Medidas dos Canos de PVC - Saiba a Bitola dos Tubos!

PLANTAS DE CASAS - Vários projetos em PDF para download!