Tipos de BRITAS e diferenças da 0, 1, 2 e 3, 4, 5, pedrisco...


tipos de britas diferenças

A brita ou também pedra britada, é o produto do processo de beneficiamento de rochas (britagem e peneiramento), ou seja, o processo de fragmentação de blocos grandes em fragmento de rochas duras.


Esses blocos grandes que serão fragmentados para dar origem a brita são extraídos de maciços rochosos (calcário, granito, basalto, gnaisse) com a utilização de explosivos em locais chamados de pedreiras, dando origem ao: gabião, rachão, brita graduada, brita 1, 2, 3, 4, 5,  brita 0 ou pedrisco, areia de brita e pó de pedra.

Esse material é bastante utilizado na indústria da construção civil e é empregado no concreto, pavimentações, obras de ferrovia, construção de túneis, edificações, barragens, saneamento básico e muitos outros.
Veja abaixo quais são as característica principais de cada uma dessas pedras citadas acima, a granulometria ou tamanho em milímetro delas e onde são aplicadas na construção.

Diferença de Tamanho das britas

Brita 0 ou pedrisco:

A granulometria varia entre 4,8 milímetros e 9,5 milímetros.

Brita 1:

A granulometria varia entre 9,5 milímetros e 19 milímetros.

Brita 2:

A granulometria varia entre 19 milímetros e 25 milímetros.

Brita 3:

A granulometria varia entre 25 milímetros e 50 milímetros.

pedrisco brita 0 1 2 3

Brita 4 ou rachão:

A granulometria varia entre 50 milímetros e 76 milímetros.

Brita 5:

A granulometria varia entre 76 milímetros e 100 milímetros.

Bica Corrida: 

É uma mistura de vários tamanhos de pedras, com variação de 0 até 50 mm.

Pó de Pedra:

Fração de finos resultante do processo de britagem que tem o tamanho de 0 a 5 milímetros.

brica 4 5 rachao bica corrida pé areia brita

Areia de Brita:

É o pó de pedra sem grande quantidade de finos. Esses finos são retirados pela lavagem do pó.

Aplicação das Britas

Devido a diferença de tamanho das pedras ou da sua granulometria, as britas tem diferentes funções e locais onde são utilizadas. Veja abaixo onde é mais comum que cada tipo é utilizado na indústria da construção civil.

Brita 0 ou Pedrisco:

Bastante requisitado para a fabricação de vigotas, vigas, tubos, blocos, lajes pró-molduradas, bloquetes, chapisco, paralelepípedos e acabamentos em geral.

Brita 1:

Esse é o produto mais utilizado nas obras. Ele é bastante usado na fabricação de concreto que será usado na concretagem de colunas, lajes e vigas, assim como em diversas outras aplicações de construções de grande porte.

Brita 2:

É o tipo de pedra usada para a produção de concreto que exija uma maior resistência, como em fôrmas pesadas, construção de fundações e pisos que precisam suportar bastante carga, como tráfego intenso de veículos.

Brita 3:

Comumente usada em lastro de áreas ferroviárias, drenos e aterramentos.

Brita 4 ou rachão:

Muito utilizada na construção de fossas sépticas e sumidouros, pistas com tráfego pesado, gabião e nivelamento de ferrovia.

Brita 5:

Assim como a brita 4, a brita 5, conhecida como pedra de mão, por ser uma pedra muito grande tem o seu uso específico em gabiões, sumidouros, tubulões, estação de tratamento de esgoto e fossa séptica.

Bica Corrida:

Utilizado como material de base e sub-base para a construção de pisos de concreto e pavimentação de estradas. Por ter uma boa resistência, é ideal para camadas intermediárias para os mais diversos tipos de pavimentação.

Pó de pedra:

Muito utilizado em usinas de asfalto para colchões de pavimentos rígidos e flexíveis. Também são usados na produção de blocos, manilhas e pré-fabricados.

Areia de Brita: 

Bastante usado na produção de blocos para a construção civil e na fabricação do concreto, que leva em torno de 30 a 40% na sua composição, substituindo a areia comum.

Gostou dessa matéria? Foi útil para você e levou o aprendizado que você procurava? 
Então, não deixe de deixar o seu joinha, compartilhar com os amigos e escrever um comentários dizendo o que achou, logo abaixo.

Comentários

  1. Fala Hubert Reeves:
    astrofísico canadense

    O homem é a mais insana das espécies.Adora um Deus invisível e mata a natureza visível.....sem perceber que a natureza que ele mata é o Deus invisível que adora.


    Shalom!

    ResponderExcluir
  2. O homem é a obra prima do Criador mas transformou-se, por livre opção, nessa criatura "insana" e que virou as costas para o seu Criador. O pecado do homem repercute em toda a Criação, em cada átomo do microcosmo, em cada astro dos limites do universo. Cristo é o único Caminho para a restauração e reconciliação.

    ResponderExcluir
  3. O homem foi feito pra isso mesmo e foi se aprimorando ao longo de centenas de milhares de anos terrestres. Descobrir, controlar e utilizar todos os recursos que existem no universo, esse é o destino que o Criador deu ao homem. Fora disso é ignorância, atraso, perdas e supertições.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como passar VENENO no mato com bomba - Roundup!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)