Como é feito um túnel subterrâneo e em montanhas!


construção tunel subterraneo

Vamos esclarecer hoje como é feito o processo de construção de túneis, sejam eles túneis subterrâneos (embaixo da terra ou abaixo do nível do solo),os que são feitos em montanhas e os que precisam de explosivos para detonação das rochas.

Para isso, eu trarei a explicação de 3 formas que os túneis são feitos: NATM,  Drill and Blast e TBM que utiliza o tão conhecido Tatuzão.


Como são construídos os túneis?

Nessa matéria, traremos a explicação de forma bem simplificada, ou seja, sem muitos detalhes técnicos e sem se aprofundar muito em cada um dos sistemas para que todos que chegaram até o site possam entender de forma clara e objetiva.

Sistema NATM


1 - Esse método é feito usando dinamite, escavadeiras e furadeiras. As escavadeiras e máquinas especiais que fazem o rompimento das rochas começam abrindo um vão no local de início do túnel. Elas removem o material, quebram as lajes de pedras ou são detonadas com dinamites e esse material é transportado para longe por caminhões.

maquinas escavação tunel sistema natm

2 - As máquinas pesadas continuam avançando e, para a segurança de quem trabalha no local, é instalada a estrutura de suporte ou escoramento. Uma estrutura que envolve toda a parede do túnel escavado utilizando tipo de concreto projetado e ferragem. Também é complementado com tirantes e cambotas quando necessário.
Exemplo: na parede é presa uma armação de ferragem e lançado o concreto projetado que seca rapidamente, melhorando a instabilidade do local.

3 - Além do concreto armado, no sistema NATM, são utilizados drenos sub-horizontais profundos, enfilagens tubulares injetadas, grampeamento da frente de escavação onde as máquinas atuam e injeção de caudas de cimento.

4 - Então, as detonações seguem todo o caminho junto com as escavadeiras e as máquinas que fazem o rompimentos das rochas até o final do túnel, enquanto é aplicado os esquemas de segurança.

Esse sistema é muito utilizado na construção de túneis de metrô (metroviário) e também no rodoviário (onde passa o trânsito de veículos.

Sistema Drill and Blast

É uma técnica bem interessante que consiste em perfuração e desmonte. Ou seja, nesse caso é empregado bastante o uso de explosivos em paredes rochosas.

1 - Tudo começa com uma abertura de um poço de serviço no solo. Um buraco grande que dará início ao túnel. Para a escavação mais profunda é usada um equipamento chamado de Hidrofresa, que escava o solo e remove o material ao mesmo tempo.

2 - Na sequência é feito um anel de concreto ao redor desse buraco horizontal para contar qualquer possível deslizamento de terra, fazendo a segurança dos trabalhadores.

tunel subterraneo Sistema Drill and Blast

3 - Feito isso, chegou a hora da escavação com as escavadeiras que descem no buraco e removem todo o material até atingir a rocha. 

4 - Aqui é utilizado outro equipamento. A perfuratriz perfura a rocha com furos estreitos e profundos para que sejam colocados os explosivos. Esses explosivos são detonados e removidos com a escadeira que volta ao buraco.

5 - Terminado e escavação do buraco, a escavação do túnel segue para as laterais. A perfuratriz segue perfurando a rocha e a dinamite segue explodindo. Cada explosão libera 3 metros de rocha e avança os mesmos 3 metros de túnel.

6 - As pás carregadeiras entram e removem o material após a detonação do maciço rochoso para, seguida, repetirem todo o processo até o final do túnel.

Sistema TBM


Esse sistema é bastante conhecido no Brasil, porque a máquina que faz a escavação, uma tuneladora chamada de Tatuzão ficou bem famosa no país. Uma equipamento enorme que abre espaço no solo que se realmente fosse um tatu removendo a terra para se esconder num buraco.

1 - O tatuzão do sistema TBM (tunnel boring machine) é uma máquina cilíndrica que consegue escavar os diversos tipos de solo, desde o mais mole até o mais duro, usando sua roda de corte que fica na parte da frente do equipamento.

2 - Mesmo tendo o tamanho de 10,5 metros de diâmetro, 75 metros de comprimento e um peso de 1900 toneladas, o Tatuzão consegue avançar no solo com facilidade. Ele tritura o material usando a roda na frente e esse mesmo material é removido passando por dentro da máquina.

3 - Enquanto a mega tuneladora faz a trituração do solo e remove do local, para que as paredes não desmoronem, o próprio Tatuzão faz a instalação de um revestimento de paredes de concreto e aço. Essas estrutura de segurança que pesa cerca de 8 toneladas irão fazer a sustentação das paredes do túnel.

Então é isso! Espero que tenha conseguido explicar de forma clara e objetiva como são feitos os túneis através dos 3 tipos de sistemas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!