Aprenda como fazer o ESCORAMENTO da laje!



Deve ser feito antes da colocação das vigas, apoiado em bases firmes, de preferência no contra piso e sob escoras, nunca deixar vãos com mais de 1,30 m sem linha de escora, respeitando sempre no vão central a contra flecha no máximo 3 cm e no mínimo 2 cm .


Se o vão a ser vencido pela laje for menor que 3,40 m, coloque uma fileira de pontaletes para escorar as vigotas. Se o vão for maior (3,40 m a 5 m), escore as vigotas com duas fileiras de pontaletes. Nos dois casos, os pontaletes devem ser um pouquinho mais altos que as paredes. A laje deve ficar levemente curvada para cima, formando a contra-flecha, recomendada pelos fabricantes.

Veja também: como construir a laje.



O que é contra-flecha: É uma elevação na linha de escora central. Este recurso é utilizado para prevenir, e compensar possíveis deformações, devido à ação da laje. Este eficiente procedimento garante o nivelamento da laje após a retirada do escoramento.

As escoras devem ser colocadas no sentido inverso ao de apoio das vigotas,antes da colocação dos blocos, nunca forçando as vigas para cima e devem estar apoiadas sobre base firme para evitar que elas afundem na hora da concretagem e fixadas com calços e cunhas .

As tábuas horizontais dos escoramentos devem ser niveladas pelo respaldo para vãos até 2,00 m; acima desta medida podem haver indicações de contra-flecha, dadas pelo fabricante, que deverão ser seguidas.

Também pode ver esse vídeo para esclarecer dúvidas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como carregar SACOS DE CIMENTO de 50kg sem muito esforço!

UMIDADE subindo pela parede? Aprenda como resolver esse problema!

Misture AÇÚCAR no concreto e dê adeus às FISSURAS - Entenda!

Chuveiro com POUCA PRESSÃO? Passo-a-passo de como aumentar!

40 PLANTAS BAIXAS - Projetos de casas em DWG - Baixar Grátis!