Aprenda como fazer o ESCORAMENTO da laje!


escoramento laje

O escoramento da laje é uma etapa fundamental na construção de edificações. Trata-se de um processo de suporte temporário que visa garantir a estabilidade da laje durante a concretagem e o período de cura do material.  Neste artigo, vamos explicar o que é o escoramento da laje, porque é importante escorar a laje antes da concretagem e como fazer o escoramento da laje passo a passo.

O que é o escoramento da laje?

É uma técnica que consiste em instalar uma estrutura temporária de apoio que sustenta a laje durante a concretagem e o período de cura do material. O objetivo é garantir que a laje não sofra deformações, rachaduras ou desmoronamentos durante o processo de secagem do concreto.

Já falamos aqui como resolver as trincas na laje para evitar que se infiltre, case danos na estrutura e crie goteiras dentro do ambiente.

Por que escorar a laje antes da concretagem?

A laje é uma estrutura horizontal que suporta o peso das paredes, telhados e pessoas que circulam pela edificação. Durante a concretagem, o peso do concreto líquido pode provocar deformações, fissuras ou mesmo a ruptura da laje caso ela não esteja adequadamente suportada. Por isso, é fundamental escorar a laje antes da concretagem.

Além disso, a laje deve permanecer escorada por um período de tempo para que o concreto seque e ganhe resistência. Esse tempo de cura varia de acordo com a temperatura, umidade e tipo de cimento utilizado na mistura. Em média, o período de cura recomendado é de 28 dias.

Passo a passo de como escorar a laje

Ele pode ser feito de diferentes formas, dependendo do tipo de edificação, do tamanho e da forma da laje. A seguir, vamos descrever um método básico de escoramento de laje:

1 - Antes de iniciar o escoramento, é importante verificar o projeto estrutural da edificação para saber qual o tipo de escoramento indicado para a laje.

2 - O escoramento pode ser feito com peças de madeira, metálicas ou mistas. No caso da madeira, é importante escolher peças de qualidade e com medidas adequadas, levando em conta o vão entre as vigas da laje.

3 - Com as medidas em mãos, é necessário cortar as peças de madeira nos tamanhos adequados para suportar a laje. As peças devem ser cortadas em 45 graus nas extremidades para que se encaixem perfeitamente.

4 - Instalar os pés-direitos, que são as peças de madeira verticais que ficam apoiadas no chão e sustentam as vigas horizontais. Eles devem ser instalados a uma distância de aproximadamente 1 metro entre si.

Se o vão for inferior a 3,40 metros, coloque uma fileira de postes para apoiar as vigas. Para vãos maiores, apoiar as vigotas com duas fiadas de escoras. Em ambos os casos, os pontaletes devem ser ligeiramente mais altos que a parede. 

escoramento laje concreto

5 - Colocar as vigas horizontais, que são as peças de madeira que ficam apoiadas nos pés-direitos e sustentam a laje. Elas devem ser instaladas paralelas e a uma distância de aproximadamente 50 centímetros entre si.

6 - Colocar as tábuas, que são as peças de madeira que ficam apoiadas sobre as vigas horizontais e sustentam a laje. Elas devem ser colocadas perpendicularmente às vigas e a uma distância de aproximadamente 30 centímetros entre si.

7 - Escorar as extremidades da laje com peças de madeira em forma de T, para evitar que a laje ceda nos cantos.

8 - Depois de instalado todo o escoramento, é preciso verificar a estabilidade da estrutura para garantir que ela não ceda durante a concretagem.

Veja também:

9 - O escoramento deve ser mantido por um período de tempo para que o concreto seque e ganhe resistência. Depois desse período, o escoramento pode ser retirado com cuidado para evitar danos à laje.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

13 modelos e projetos de Casas Meia água simples e barata