GABIÃO: o que é e como construir esse muro!




gabiao

O que é um MURO GABIÃO?

Os muros de gabiões são constituídos por gaiolas metálicas preenchidas com pedras arrumadas manualmente e construídas com fios de aço galvanizado em malha hexagonal com dupla torção. As dimensões usuais dos gabiões são: comprimento de 2m e seção transversal quadrada com 1m de aresta. 

No caso de muros de grande altura, gabiões mais baixos (altura = 0,5m), que apresentam maior rigidez e resistência, devem ser posicionados nas camadas inferiores, onde as tensões de compressão são mais significativas. Para muros muito longos, gabiões com comprimento de até 4m podem ser utilizados para agilizar a construção.

A rede metálica que compõe os gabiões apresenta resistência mecânica elevada. No caso da ruptura de um dos arames, a dupla torção dos elementos preserva a forma e a flexibilidade da malha, absorvendo as deformações excessivas. 


O arame dos gabiões é protegido por uma galvanização dupla e, em alguns casos, por revestimento com uma camada de PVC. Esta proteção é eficiente contra a ação das intempéries e de águas e solos agressivos. 


As principais características dos muros de gabiões são a flexibilidade, que permite que a estrutura se acomode a recalques diferenciais e a permeabilidade.

Sua estrutura é capaz de resistir a todos os tipos de esforços, inclusive sob tração, e não se deformam nem diminui sua resistência. Têm elevada resistência mecânica e física, pois são capazes de drenar águas pluviais, eliminando assim um dos principais fatores de instabilidade. Além disso, é econômico e tem reduzida manutenção.

Qual a função do muro Gabião?

É uma estrutura de contenção de solo que consiste em cestas ou gaiolas de arame preenchidas com pedras ou outros materiais granulares, como areia, brita ou cascalho. 

A função principal do muro gabião é estabilizar e proteger encostas, margens de rios, barrancos e outras áreas que estejam sujeitas à erosão e ao deslizamento de solo.

Os muros gabionados são amplamente utilizados em projetos de engenharia civil e ambiental, tais como a construção de rodovias, ferrovias, pontes, diques, barragens, canais de irrigação, entre outros. 


Eles oferecem uma série de vantagens em relação a outras técnicas de contenção de solo, como a sua alta resistência, durabilidade, facilidade de instalação e manutenção, além de serem uma solução mais econômica em comparação com outras técnicas de estabilização de encostas.

Tipos de Gabião

1 - Gabião tipo colchão 

Tem formato de paralelepípedo, grande no comprimento e na largura, porém pequeno na altura. São utilizados em barragens em terra, revestimento para canais e escadas dissipadoras, estrutura que controla a carga hidráulica de um curso de água.

Assim, permite que a velocidade de escoamento seja compatível com o material que o revestem, evitando assim erosões e surgimento de voçorocas (fendas produzidas na terra por forte enxurrada). Ou seja, essa estrutura dissipa a energia de um curso de água quando há necessidade de vencer grande diferença de nível em uma curta distância.

2 - Gabião tipo caixa

Tem formato de prisma retangular e é bastante utilizado na construção de canalizações, muros de barragem e de contenção;

3 - Gabião tipo saco 

Tem formato cilíndrico e são usados em locais onde se requer rápida intervenção, ou seja, em obras emergenciais, ou quando o solo de apoio apresenta baixa capacidade de suporte.

Veja também: os tipos de britas.

Como fazer ou construir um GABIÃO?

Confira o vídeo abaixo que mostra como construir esse tipo de muro de forma eficiente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!