Como é fabricada a Brita, passo a passo!
A brita é um produto obtido a partir da desagregação de rochas, mas não é qualquer rocha que serve como fonte de brita. A rocha fonte tem de atender alguns requisitos como resistência mecânica, baixa absorção de água, resistência ao desgaste físico e químico e mais alguns. As principais rochas fonte de brita são o basalto (brita preta), granito (pode ter várias cores). Mais raramente se usa o arenito e calcário.
Veja também: Como fazer concreto sem betoneira
A obtenção dos materiais é feita através de um conjunto de operações que permitem a retirada de pedra natural da jazida e reduz a formas e tamanhos compatíveis para o uso e aplicação em obras de engenharia. O desmonte e a britagem da rocha seguem os processos a seguir:
Veja também: Como fazer concreto sem betoneira
Processo de fabricação da brita
Decapagem do terreno
- Nesse processo é efetuada a limpeza das bancadas, com máquinas e caminhões a fim de remover a argila e outros materiais impróprios para a britagem.
Desmonte da rocha
- É feito pela ação de explosivos, são executadas perfurações na rocha, previamente calculadas no plano de fogo. Onde em seguida é realizado o carregamento com explosivos e posteriormente detonação.
Transporte da mina para a britagem
- O carregamento do material detonado é feito com escavadeira hidráulica em caminhões basculantes que transportam o material da mina até britagem primária.
Britagem
Britagem primária
- O material proveniente da mina é descarregado na baia de alimentação e lançado para dentro do britador de mandíbulas, onde é triturado.
- Leia também: características e tipos de britas.
- Esse processo tem como função receber o material proveniente da britagem primária, onde é lançado para dentro do britador Hydrocone e triturado de acordo com a abertura do britador, reduzindo ainda mais suas dimensões.
Britagem terciária
- O material gerado no processo anterior é conduzido ao britador de impacto vertical (VSI). Nesse processo o material é arremessado dentro de um compartimento circular fechado, onde ocorrem diversas colisões entre as partículas de pedra e também com as paredes revestidas do VSI, propiciando com isso uma correção no formato dos grãos do agregado, tornando-os arredondados.
Peneiramento, classificação e lavagem
- O material proveniente a partir da britagem secundária é submetido a processos de peneiramento, em peneiras vibratórias inclinadas. Nessas estruturas estão instalados bicos injetores que aspergem água sobre o material em processo de peneiramento, com o objetivo de retirar o excesso de material pulverulento dos grãos do agregado e eliminar a emissão de pó no ambiente. Todos os materiais resultantes no processo de peneiramento e lavagem tem sua granulometria definida através de ensaios granulométricos.
Comentários
Postar um comentário