Aprenda como fazer Chapisco, Emboço e Reboco!


como fazer chapisco emboço e reboco

Como fazer um chapisco?

Faça uma argamassa de cimento e areia média ou grossa sem peneirar, no traço 1:3. O chapisco deve ser uniforme, com pequena espessura e acabamento áspero. A quantidade de água utilizada deve ser o suficiente para deixar a massa mole, sem ficar escorrendo.

A cura dá-se após 24h da aplicação. 

Observe que o chapisco pode ser usado ainda como acabamento rústico, para revestimento externo, podendo ser executado com vassoura ou peneira para salpicar a superfície. 

É comum a adição de cola branca (PVA) à massa do chapisco, numa proporção de 1:12 (1 litro de cola para 12 litros de água). Isso fixa melhor a argamassa na parede, evitando o escorrimento.


Como preparar um emboço?

O emboço é preparado a partir de uma mistura de cimento, cal e areia, em um determinado traço, de acordo com o resultado que se deseja obter. 

O emboço utilizado para aplicação em uma parede utiliza cimento, cal hidratada e areia média, no traço 1:2:8. 

A água deve ser acrescentada de maneira que resulte em uma massa homogênea e de consistência firme, a ponto de poder ser trabalhada na posição vertical.

pedreiro fazendo emboço de parede

Observe que o emboço pode receber um aditivo impermeabilizante, na proporção que estiver descrita na embalagem dele. Esse aditivo auxilia na retenção de infiltrações na parede.

Para aplicar o emboço, a superfície chapiscada deve estar previamente molhada, mas não em excesso. O emboço é uma camada de no máximo 2cm. Para se obter a uniformidade do emboço e tirar todos os defeitos da parede, é importante observar com rigor o prumo e o alinhamento.

Como se faz um reboco?

O reboco é constituído, mais comumente, de argamassa de cal e areia no traço 1:2. Há também a argamassa de reboco já pronta, sem a necessidade de se efetuar mistura de cimento e areia. Ela é amplamente utilizada devido ao seu baixo custo, sendo vendida em sacos de 50kg. 

A água utilizada segue o mesmo princípio do emboço.

A superfície que receberá o reboco deve ser também previamente umedecida. O reboco é executado após a colocação de peitoris e tubulações elétricas e antes de guarnições e rodapés.

pedreiro fazendo reboco de parede

O reboco é executado com desempenadeira de madeira e deverá ter uma espessura de cerca de 5mm. Em paredes, a aplicação deve ser efetuada de baixo para cima. A superfície deve ser regularizada e o desempenamento feito com a superfície ligeiramente umedecida por meio de aspersão de água com brocha e com movimentos circulares. 

Veja também: 

O acabamento final é efetuado utilizando uma desempenadeira com espuma. Antes de se aplicar o reboco, a massa preparada deve ter um tempo para descansar. Esse procedimento é chamado de “curtir” a massa e tem a finalidade de garantir que a cal fique totalmente hidratada, não oferecendo, assim, danos ao revestimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

110 Volts ou 220 Volts: saiba porque existe diferença de tensão em alguns estados.