Aprenda como fazer Chapisco, Emboço e Reboco!
Como fazer um chapisco?
Faça uma argamassa de cimento e areia média ou grossa sem peneirar, no traço 1:3. O chapisco deve ser uniforme, com pequena espessura e acabamento áspero. A quantidade de água utilizada deve ser o suficiente para deixar a massa mole, sem ficar escorrendo.A cura dá-se após 24h da aplicação.
Observe que o chapisco pode ser usado ainda como acabamento rústico, para revestimento externo, podendo ser executado com vassoura ou peneira para salpicar a superfície.
É comum a adição de cola branca (PVA) à massa do chapisco, numa proporção de 1:12 (1 litro de cola para 12 litros de água). Isso fixa melhor a argamassa na parede, evitando o escorrimento.
Veja também: Passo-a-passo de como chapiscar.
Como preparar um emboço?
O emboço é preparado a partir de uma mistura de cimento, cal e areia, em um determinado traço, de acordo com o resultado que se deseja obter.
O emboço utilizado para aplicação em uma parede utiliza cimento, cal hidratada e areia média, no traço 1:2:8.
A água deve ser acrescentada de maneira que resulte em uma massa homogênea e de consistência firme, a ponto de poder ser trabalhada na posição vertical.
Observe que o emboço pode receber um aditivo impermeabilizante, na proporção que estiver descrita na embalagem dele. Esse aditivo auxilia na retenção de infiltrações na parede.
Para aplicar o emboço, a superfície chapiscada deve estar previamente molhada, mas não em excesso. O emboço é uma camada de no máximo 2cm. Para se obter a uniformidade do emboço e tirar todos os defeitos da parede, é importante observar com rigor o prumo e o alinhamento.
Como se faz um reboco?
O reboco é constituído, mais comumente, de argamassa de cal e areia no traço 1:2. Há também a argamassa de reboco já pronta, sem a necessidade de se efetuar mistura de cimento e areia. Ela é amplamente utilizada devido ao seu baixo custo, sendo vendida em sacos de 50kg.
A água utilizada segue o mesmo princípio do emboço.
A superfície que receberá o reboco deve ser também previamente umedecida. O reboco é executado após a colocação de peitoris e tubulações elétricas e antes de guarnições e rodapés.
O reboco é executado com desempenadeira de madeira e deverá ter uma espessura de cerca de 5mm. Em paredes, a aplicação deve ser efetuada de baixo para cima. A superfície deve ser regularizada e o desempenamento feito com a superfície ligeiramente umedecida por meio de aspersão de água com brocha e com movimentos circulares.
Veja também:
O acabamento final é efetuado utilizando uma desempenadeira com espuma. Antes de se aplicar o reboco, a massa preparada deve ter um tempo para descansar. Esse procedimento é chamado de “curtir” a massa e tem a finalidade de garantir que a cal fique totalmente hidratada, não oferecendo, assim, danos ao revestimento.
Comentários
Postar um comentário