Aprenda como fazer Chapisco, Emboço e Reboco!

como fazer chapisco emboço e reboco

Como fazer um chapisco?
Faça uma argamassa de cimento e areia média ou grossa sem peneirar, no traço 1:3. O chapisco deve ser uniforme, com pequena espessura e acabamento áspero. A quantidade de água utilizada deve ser o suficiente para deixar a massa mole, sem ficar escorrendo.
A cura dá-se após 24h da aplicação. 


pedreiro chapiscando parede

Observe que o chapisco pode ser usado ainda como acabamento rústico, para revestimento externo, podendo ser executado com vassoura ou peneira para salpicar a superfície. 

É comum a adição de cola branca (PVA) à massa do chapisco, numa proporção de 1:12 (1 litro de cola para 12 litros de água). Isso fixa melhor a argamassa na parede, evitando o escorrimento.

Como preparar um emboço?
O emboço é preparado a partir de uma mistura de cimento, cal e areia, em um determinado traço, de acordo com o resultado que se deseja obter. 

O emboço utilizado para aplicação em uma parede utiliza cimento, cal hidratada e areia média, no traço 1:2:8. 

A água deve ser acrescentada de maneira que resulte em uma massa homogênea e de consistência firme, a ponto de poder ser trabalhada na posição vertical.

pedreiro fazendo emboço de parede

Observe que o emboço pode receber um aditivo impermeabilizante, na proporção que estiver descrita na embalagem dele. Esse aditivo auxilia na retenção de infiltrações na parede.

Para aplicar o emboço, a superfície chapiscada deve estar previamente molhada, mas não em excesso. O emboço é uma camada de no máximo 2cm. Para se obter a uniformidade do emboço e tirar todos os defeitos da parede, é importante observar com rigor o prumo e o alinhamento.

Como se faz um reboco?
O reboco é constituído, mais comumente, de argamassa de cal e areia no traço 1:2. Há também a argamassa de reboco já pronta, sem a necessidade de se efetuar mistura de cimento e areia. Ela é amplamente utilizada devido ao seu baixo custo, sendo vendida em sacos de 50kg. 

A água utilizada segue o mesmo princípio do emboço.

A superfície que receberá o reboco deve ser também previamente umedecida. O reboco é executado após a colocação de peitoris e tubulações elétricas e antes de guarnições e rodapés.

pedreiro fazendo reboco de parede

O reboco é executado com desempenadeira de madeira e deverá ter uma espessura de cerca de 5mm. Em paredes, a aplicação deve ser efetuada de baixo para cima. A superfície deve ser regularizada e o desempenamento feito com a superfície ligeiramente umedecida por meio de aspersão de água com brocha e com movimentos circulares. 

O acabamento final é efetuado utilizando uma desempenadeira com espuma. Antes de se aplicar o reboco, a massa preparada deve ter um tempo para descansar. Esse procedimento é chamado de “curtir” a massa e tem a finalidade de garantir que a cal fique totalmente hidratada, não oferecendo, assim, danos ao revestimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enxada com dobradiça para evitar dor na coluna dos pedreiros!

110 Volts ou 220 Volts - Saiba porque existe diferença de tensão em alguns estados.

Tipos de BRITAS e diferenças da 0, 1, 2 e 3, 4, 5, pedrisco...

Medidas dos Canos de PVC - Saiba a Bitola dos Tubos!

TRAÇO DE CONCRETO - O que é e tabelas com quantidade de material!