Saiba qual a medida e como fazer a massa para reboco!


rebocando parede

Aprenda quais são as medidas corretas e como fazer uma boa massa para reboco.
Acompanhe logo abaixo.

O reboco está na parte de acabamento do serviço, então se não for bem feita a massa pode deixar com a aparência de serviço mal feito. Por isso irei ensinar como fazer e os "ingredientes do reboco".

Veja também: Passo-a-passo de como rebocar a parede

MEDIDA PARA REBOCAR PAREDES INTERNAS:

Para reboco da parte interna, a medida é  de 3+2+1 e aditivo, ou melhor dizendo; 
  • 3 baldes de areia:
  • 2 de cal;
  • 1 de cimento e aditivo.

MEDIDA DE REBOCO EXTERNO:

Na parte externa, a medida é de 2+2+1 e aditivo, ou melhor dizendo; 
  • 2 baldes de areia;
  • 2 de cal;
  • 1 de cimento e aditivo.
Junte todas as partes (areia, cal, cimento e aditivo) até obter uma espécie de farofa e depois adicione água aos poucos até obter a massa desejada.

Comentários

  1. Respostas
    1. Aditivo é um impermeabilizante adicionado a massa que ajuda a fixar e impermeabilizar a parede.

      Excluir
    2. Nada disso, aditivo é para diminuir a quantidade de água na massa e dar mais resistência a mesma.

      Excluir
    3. São produtos químicos que se adicionam a massa para melhorar a mistura liga da massa fixação e impermeabilização !! Tipo bianco

      Excluir
  2. 1 x 2 x 3 = reboque? Isso esta muito forte - pode aumentar a areia para 4, 5 ou mesmo 6 tranquilamente - mais parece um concreto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandou bem, o reboco muito forte trinca todo, pode ser 5x1x1 e aditivo cola cascola

      Excluir
  3. Chapisco - cimento e areia grossa lavada, traço 1:4 em volume

    Emboço - cal hidratada e areia média lavada, traço 1:4 em volume

    Reboco - cal hidratada e areia fina lavada, traço 1:4 em volume
    Argamassas de revestimento externo:
    Chapisco - cimento e areia grossa lavada, traço 1:4 em volume

    Emboço - cimento, cal hidratada e areia média lavada, traço 1:2:9 em volume

    Reboco - cal hidratada e areia fina lavada, traço 1:3 em volume

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manoel, preciso da medida em lata,ou em porcentagem,e o valor de água tbm, preciso rebocar um pedaço de muro de aproximadamente 1 metro quadrado, quanto que eu uso de areia, cimento e água, não comprei cal??????

      Excluir
    2. Olá Manoel, preciso da medida em lata,ou em porcentagem,e o valor de água tbm, preciso rebocar um pedaço de muro de aproximadamente 1 metro quadrado, quanto que eu uso de areia, cimento e água, não comprei cal??????

      Excluir
    3. Vc tem pouco a ser feito - pegue uma lata de leite em pó de CIMENTO, 3 latas de leite em pó de areia, misture muito bem e faça o 'chapisco' bem fino (ou o maximo que puder) nessa area. Espere secar - Depois de seco, faça uma massa AGORA SIM COM CAL - 1 parte de cimento, 2 partes de cal e 4 ou 5 partes de areia. Misture bem e preencha esse espaço - caso necessite fazer mais massa, siga a proporçao. Não é legal fazer um monte de uma vez - vc pode fazer a mais e dai jogar fora fica problematico. Faça de pouquinho, sem stress.A lata pode ser a de 18 litros, lata de leite em po, lata de ervilha...tanto faz - depende da quantidade que vc vai fazer. Pra que usar um baita latão se vai fazer um pouquinho só. E isso ai...bom feriado e um bom fim de semana a vc e aos seus.

      Excluir
    4. Importante é a parede estar limpinha antes do chapisco - pode jogar agua p limpar - umas 'vassouradas' tirando pedrinhas fica otimo. Faltou isso - boa sorte

      Excluir
    5. Boa tarde Senhor Manoel.
      Tenho que robocar em cima de saibro, muito velho... é muito saibro, a casa é muito velha... uns 200 anos ou mais.
      a massa terá de ser de uns 3 a 5 cm de espessura. Tenho cal hidraulica, areia fina, e cimento. Qual a medida para aguentar bem, visto o saibro estar com salitro ???

      Obrigado

      Excluir
    6. Boa tarde Senhor Manoel.
      Tenho que robocar em cima de saibro, muito velho... é muito saibro, a casa é muito velha... uns 200 anos ou mais.
      a massa terá de ser de uns 3 a 5 cm de espessura. Tenho cal hidraulica, areia fina, e cimento. Qual a medida para aguentar bem, visto o saibro estar com salitro ???

      Obrigado

      Excluir
    7. Ola Jefernos...boa tarde - Parede com saibro nunca trabalhei - pisos sei alguma coisa - litoral de São Paulo usam uma mistura de 5 partes de pó de pedra retirados da pedreira que tinha em São Vicente (muito barato) para uma parte de cimento para pisos rusticos. Não saberia dizer como usar, porém o salitre representa um enorme problema. Conheci quem contruiu com areia de praia (comprou sem olhar, nao acompanhava a obra e o empregado mandou ver); apos alguns meses parte do forro desabou deixando as ferragens expostas - uma senhora mão de obra para consertar. Ouvi comentarios a respeito do uso de num traço mais forte, mas francamente, desconheço como driblar esse problema. Se a parede esta la (não ha como mudar) e é rustica, uma bela lavada e um chapisco 3 x 1 seguido de um 4 x 1 CREIO que resolva - no caso, 1 cimento, 2 cal e 4 areia deve funcionar, mas é melhor buscar com quem realmente conhece. Desculpe

      Quanto a quantidade a ser usada - 3 a 5 cm - vamos pensar em 4cm = 0,04m - temos:

      Calculo para 1m2 com profundidade de 4cm = 1m x 1m x 0,04m = 0,04m3

      ok? Boa sorte

      Excluir
    8. Como faço o reboco da parede utilizando barro vermelho. Aqui tem muito barro para reboco. Não tem a terra. Qualnmefida devo usar para não rachar? Obrigado.

      Excluir
    9. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    10. Como faço o reboco da parede utilizando barro vermelho. Aqui tem muito barro para reboco. Não tem a terra. Qual a medida devo usar para não rachar? Obrigado

      Excluir
    11. Reboque com barro? Desconheço. Vi uma mistura de areia/cimento/terra peneirada feito em Serra Negra na construção de casa cerca 30 anos atras - até hoje a casa esta la, mas não faço ideia do traço utilizado. Interior do pais (áreas rurais) sentam tijolo com barro puro e as casas aguentam bem - se o baldrame for bem feitinho não ha porque rachar. Evidente tem seus limites, mas se bem feitinho creio que nao dara problemas.

      Excluir
    12. Mauro Neves... da uma olhada nisso - 3x1

      https://www.youtube.com/watch?v=IjljkVV0dQQ

      Excluir
  4. Manoel, o que significa 1:4, 1:2:9 em volume?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Significa 1 de cimento, 2 de cal e 9 de areia... concordo com o Manoel... eu usei essa proporção para rebocar as paredes de casa de casa. Essa é a proporção recomendada por engenheiros para parede interna. A massa fica fácil a de se manusear e ao secar fica forte. (obs. Areia fina. Sugestão peneire a areia, a cal e o cimento. Vc nem precisara de massa corrida)

      Excluir
    2. Significa 1 de cimento, 2 de cal e 9 de areia... concordo com o Manoel... eu usei essa proporção para rebocar as paredes de casa de casa. Essa é a proporção recomendada por engenheiros para parede interna. A massa fica fácil a de se manusear e ao secar fica forte. (obs. Areia fina. Sugestão peneire a areia, a cal e o cimento. Vc nem precisara de massa corrida)

      Excluir
    3. Tô em dúvida essa medida de areia em baldes que balde ? 20 litros

      Excluir
    4. Tô em dúvida essa medida de areia em baldes que balde ? 20 litros

      Excluir
    5. Essa medida é para qq tamanho,vc tem usar o mesmo balde para fazer as dosagem.

      Excluir
    6. So incrementando. O importante e que as medidas sejam tiradas de uma unica lata, panela, pote... o que pintar na frente - se usar lata de 20litros, todas as medidas (cal areia cimento) devem ser feitas com ela - se a medida for lata de 5l, todas as medidas feitas com a lata de 5l - nada de mais - parece bobeira, mas tem quem misture lata de 20 com lata de 5 - dai sai um angu de caroço ferrado rs

      Excluir
    7. Olá, eu preciso refazer a massa em cima do muro que esfarelou e assentar um piso...Qual a melhor proporção de massa que devo usar? Obrigada

      Excluir
    8. Deixa ver se entendi: a massa que cobre o muro caiu fora e vc tenciona revestir esse muro com azulejos? Se for assim, tire o restante dessa massa fora e faça uma nova com as medidas citadas anteriormente.

      Excluir
    9. 1pa cimento 4areia
      1 cimento 2cal 9 areia

      Excluir
  5. no começo vc diz que o reboco e 1-3
    embaixo vc diz que e 1- 9 de areia?

    ResponderExcluir
  6. Sr Manuel,o Sr. Esqueceu a medida da água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dependendo de como esta a areia, a agua vai meio a olho. Tem medida, mas particularmente não sigo.

      Excluir
  7. SR Manuel boa tarde, qual seria um bom traço para massa única para um muro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 4 x 1 esta otimo.Nas primeiras fiadas coloque um impermeabilizante na massa. Vedacit esta de bom tamanho.

      Excluir
    2. Antes de construir esse muro capriche no baldrame. Soque bastante pedras no solo de forma criar uma BASE muito boa. Se possivel cave um "buraco" e preencha com pedras a vontade SOCADAS COM TODO CARINHO k boa sorte

      Excluir
  8. Boa noite. Qual seria uma boa medida de massa pra tampar um buracos , que fiz para passar conduites ?

    ResponderExcluir
  9. 4 x 1....uma area pequena. Nivele muito bem e finalise com esponja molhada para ficar o mais parecida possivel com o restante do muro para nao parecer ums "cicatriz".

    ResponderExcluir
  10. 4 x 1....uma area pequena. Nivele muito bem e finalise com esponja molhada para ficar o mais parecida possivel com o restante do muro para nao parecer ums "cicatriz".

    ResponderExcluir
  11. Moço,se for usar a medida que ele passou,pobre nenhum constrói uma casa. Ficou muito exagerado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E comigo? Pensa bem - tapar o buraco do conduíte vc vai utilizar POUQUÍSSIMA MASSA - melhor fazer bem feito mesmo porque vai ficar la por muito tempo (e o que se espera). Se vc diz que é muito forte, diz para nos como vc faz.

      Excluir
  12. Qual a medida para uma área de 6x4 reboco. Minha calçada tbm tá td rachada. O q eu posso fazer para Arruma-la?

    ResponderExcluir
  13. Afinal vc quer fazer reboque ou quer fazer uma calçada? Seja como for, multiplique 6,00(m) x 4,00(m) x 0,08(m) = 6 metros vezes 4 metros, vezes 8 centimetros. Da um total de 1,92m2 - veja a proporcão que vc tenciona fazer para essa "Calçada" ou sei la o que - vc nao foi claro e vai achar quanto vai precisar de areia, cal e cimento.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. ops... são metros cubicos e nao quadrados - estamos trabalhando em 3 dimensoes. Desculpe o deslize

    ResponderExcluir
  16. Vou formular melhor a pergunta... Quanto de material uso em média para um reboco numa parede de 10m quadrados.




    E para arrumar uma calçada que rachou por completo. Tem como fazer um remendo... Ou teria que Refaze-la...... A calçada foi um *pedreiro * que fez... Bgd

    ResponderExcluir
  17. 10m2 x 0,025m (estou chutando que essa camada de reboque va ter 2,5cm) - vai dar um total de 0,25m3 = 1/4 de metro.

    Vamos supor que vc fara um reboque 4x1 = quatro partes de areia para 1 de cimento - pode colocar cal para melhorar a qualidade da massa.

    divida 0,25m3/5= vai dar 0,05m3 =

    logo, uma parte de cimento é igual a 0,05m3 de cimento
    4 partes de areia - (0,05 x 4) - 0,20m3 de areia

    ps vc da a 'grossura' que bem entender nessa camada de reboque - nao esqueça de colocar a medida desejada em METROS

    Espero que tenha entendido. Caso queira mudar o traço da massa é so alterar de acordo com o desejado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu percebo é que a maioria das pessoas quer as medidas mastigadas - raramente algo assim da sempre certo - sempre ha um pequena sobra/falta, mas são medidas MUITO proximos da realidade

      Excluir
  18. 1m3 = 1m x 1m x 1m

    10 cm -> 0,10m 5 cm -> 0,05m

    ResponderExcluir
  19. Posso usar no meu embolsso externo 4x1 (areia x cimento) com vedalit 100ml e vedacit 2 litros usando saco 50 kg cimento cpll
    Obrigado

    ResponderExcluir
  20. Posso usar no meu embolsso externo 4x1 (areia x cimento) com vedalit 100ml e vedacit 2 litros usando saco 50 kg cimento cpll
    Obrigado

    ResponderExcluir
  21. Para rebocar uma parede externa de 13m x 2m, qual tipo de reboco uso e se posso usar areia grossa com cal já que é uma parede que não tem visão?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia maguin.nv - Respondendo sua questão, é possivel fazer um reboque com areia grossa - ja comprei areia media que tinha tanta PEDRA no meio que precisei penerar, mas em geral com areia grossa é possivel sim fazer um bom reboque. Importante é o capricho do pedreiro, mas como a parede pelo que vc disse é meio escondida creio que ficara bom. Se estiver MUITO grossa, quando for fazer a massa adicione areia media no meio que vai ficar muito bom - 1x2x4 (1 cimento, 2 cal, 4 areia) ou 1x2x5 (1 cimento, 2 cal, 5 areia). Boa sorte

      Excluir
  22. ps - importante é o chapisco a ser dado - é nele que o reboque ficara preso.

    ResponderExcluir
  23. bom dia, gostaria de saber em relação a essas contas que você disponibilizou, faz ate quantos metros minimo por parede?

    ResponderExcluir
  24. Isso vai de pedreiro p pedreiro - tem quem faça uma camada fina de reboque e outros uma bem mais grossa. A colocação dos tijolos (prumo) também conta (e bastante) pois quanto mais nivelados, menor o uso de massa. Normal vc ouvir de pedreiros a seguinte expressão: "arruma o prumo na massa"

    ResponderExcluir
  25. 1m x 1m x 0,025m = X m3 - onde X é a area total que sera consumida com areia/cal/cimento; essa é a conta a ser feita caso o m2 seja feito com uma 'grossura' de 2,5cm. Desculpe, mas estou sem calculadora.

    ResponderExcluir
  26. Bom dia !!!Gostaria de saber o total de massa de cimento , quero fazer uma mini calçada de 80 centímetros de largura e 1 metro e 40 centímetros de comprimento.

    Obrigado !aguardo

    ResponderExcluir
  27. 1,00m x 0,40m = 0,40m2 - Qual a espessura dessa calçada? Se for de 4cm = 0,04m - o total sera 0,04m2 x 0,04m = 0,016m3 => entendeu? O voluma TOTAL É DE 0,016 M3 - que é que vc faz para dar um traco 3 x 1 (tres de areia e um de cimento). Divide 0,016 por 4 = 0,004m3 de cimento para 0,012m3 de areia.

    Para facilitar: pegue uma latinha de leite em pó de cimento e misture com 3 latas de leite em po de areia - ai esta um 4 x 1. Va repetindo a operação até tapar o buraco, alias, calcadinha. Boa sorte. Pessoal se atrapalha em m3 - dessa forma (calcular em latas) se torna bem mais facil. Boa sorte.
    Manoel

    ps - essa lata pode ser de 400g ou 800g - vc quem sabe - use sempre a MESMA PROPORÇÃO - 3 X 1 (tres areia e um cimento).

    ResponderExcluir
  28. ops.. errei uma coisa ai no alto - "ai esta um 4 x 1" - esse é um 3 POR 1 - desculpe - acabei me distraindo e digitei sem perceber o erro.

    ResponderExcluir
  29. Sr Manoel boa noite. Parabéns pelo site. Bem esclarecedor. Gostaria de saber se o senhor já aplicou Fulget. Como se faz.

    ResponderExcluir
  30. Sr Manoel boa noite. Parabéns pelo site. Bem esclarecedor. Gostaria de saber se o senhor já aplicou Fulget. Como se faz.

    ResponderExcluir
  31. kkk... o site não é meu, mas sem problema algum - qualquer hora o dono me despacha. Nunca trabalhei com o fulget. Vi coisas bem interessantes feitas com esse produto, mas não tenho experiencia alguma-

    Sugiro:

    Fulget = Sobre o produto:

    O revestimento Fulget é constituído de cimento e pedriscos. É excelente para áreas externas por sua textura áspera e antiderrapante, mas pode ser aplicado em qualquer tipo de superfície. Conhecido pela longa durabilidade e resistência a alto tráfego, possui muitas variações de tamanho do pedrisco e coloração. A equipe da Pedras Inteligentes faz o preparo do Fulget no próprio local para o serviço de aplicação e acabamento.

    http://www.pedrasinteligentes.com.br/portfolio/fulget/

    ResponderExcluir
  32. http://foradassombras.blogspot.com.br/ - esse é o meu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi seu Manoel, vi as medidas acima citadas para reboco interno.
      Gostaria de saber as medidas para reboco externo.
      Um muro.
      Obrigada.

      Excluir
  33. Recobo externo é a mesma coisa - vc pode colocar um pouco mais de cimento - uma dica: a parte do reboque em contato com o chão, até a altura 1m (mais ou menos isso) coloque bianco na massa. Por que? Ele ajuda a impermeabilizar a parede - nao precisa fazer em tudo - em areas bem umidas, super interessante

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Bom dia!
    Pode-se usar vedacit e cal juntos na massa para reboco?
    Att. André

    ResponderExcluir
  36. Sim - estranha sua pergunta. Não tem muito sentido criar um impermeabilizante que seja 'hostil' a produtos usadas numa unica aplicação.

    ResponderExcluir
  37. Seu manoel. Estou com uma parede de 17m×3m para rebocar, reboco externo.
    1° 1cm de massa esta bom?
    2° quanto gasto de material? Se fosse a 1cm sei que iria mais de 1/2m3 de areia mas não tenho ideia do cimento e do cal

    ResponderExcluir
  38. Para base de fundações e para contrapisos (concreto magro)

    1 saco de cimento
    14 latas ou 0,25 metros cúbicos
    8 latas e meia de areia 11 latas e meia de pedra
    2 latas de água


    Concreto para fundações

    1 saco de cimento
    9 latas ou 0,16 metros cúbicos
    5 latas de areia
    6 latas e meia de pedra
    1 lata e meia de água


    Concreto para pisos

    1 saco de cimento
    8 latas ou 0,14 metros cúbicos
    4 latas de areia
    6 latas de pedra
    1 lata e meia de água

    Concreto para pilares, vigas, vergas, lajes e produção de pré-moldados em geral

    1 saco de cimento
    8 latas ou 0,14 metros cúbicos
    4 latas de areia
    5 latas e meia de pedra
    1 lata e um quarto de água

    A quantidade de água deve ser seguida rigorosamente, e nunca deve adicionar mais água para recuperar o concreto. Faça na quantidade necessária e aplique imediatamente.
    A areia não pode estar misturada com argila, se esfregar na mão e esta ficar suja de barro, não utilize esta areia.

    Fonte - internet

    ==========================

    ResponderExcluir
  39. Faça um 4 x 1 - quatro partes de areia para uma de cimento - faça essa massa aos poucos e não de uma vez - sempre lembrando que a quantidade de cal é o dobro do cimento. Seria assim: 1 parte de cimento, 2 partes de cal e 4 partes de areia - ficaria um OTIMO MURO - não esqueça de chapiscar primeiro (camada bem fininha) para servir de base a massa - vc tera certeza que ira "grudar". Capito? Manda ver

    ResponderExcluir
  40. Na Argamassa, para uso geral, reboco e assentamento de blocos, use as seguintes medidas medida lata de 18 litros

    07 latas de areia média
    01 saco de cal de primeira qualidade
    meio saco de cimento, que corresponde a 01 lata de 18 litros cheia de cimento
    e água até a argamassa ficar homogênea.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Manoel boa tarde, eu fiz esse traço de 7 latas de areia, meio saco de cimento e 01 saco de cal, após a cura de 28 dias percebi que ao friccionar a unha esfarela um pouco, se passar um prego afunda um pouco,o que houve de errado, pois sei que esse traço é um traço bom, pretendo passar fundo preparador e depois massa corrida, será que corre o risco de soltar, abraço

      Excluir
  41. Mas no total, sabe dizer quanto gastarei de material?
    Quero comprar sem falta e sem exageiro

    ResponderExcluir
  42. Vamos as contas (terror de meio mundo):

    Meio metro de areia (pode comprar UM METRO )

    lata de 18 litros = 0,018m3 => 1m3 DIVIDIDO por 0,018 = 55,5555 - 56 LATAS

    1M3 de areia = 56 latas - vc vai precisar de metade disso = 28 latas de areia

    28/4 = 7 latas de cimento

    finalmente, cal = vc vai precisar o dobro de latas em relação ao cimento = 14 latas de cal

    RESUMO

    Vc vai precisar de

    7 latas de cimento
    14 latas de cal,
    28 latas de areia

    Boa sorte

    ResponderExcluir
  43. ps - mastigadinho


    1 saco de 50kilos = 2,5 a 3 latas de 18l - te vira...

    ResponderExcluir
  44. o pedreiro aqui e casa nao fez chapisco jogou cimento direto na pared qual a diferença de chapiscar ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diferença é a ADERÊNCIA da massa à parede. Com chapisco ela (massa) "gruda" com maior firmeza. O que ele fez com o tempo cai fora. Preferivel vc gastar um pouquinho mais e ter um reboco 'para sempre' na parede do que perder (serviço e dinheiro)economizando agora.

      Excluir
  45. Uma massada de Reboco pode ser medida 13 carriola de areia e um saco de cal se preferir poderá deixar curtindo de 2 a 3 dias para melhor fixação o cimento para uma massada de 3 carriola consiste em meio saco de cimento mas poderá colocar o cimento de acordo com a medida que for utilizar do cal curtido com areia, no entanto pode ser no caso de de acordo com a dosagem dacon cidade de massa para reboco

    ResponderExcluir
  46. Sr. Manuel, o sr. saberia me informar qual um traço de cimento que seja eficiente com impermeabilizante para consertar uma parede de banheiro junto ao box onde parte do reboco que segura os azulejos se desprendeu dos tijolos devido a umidade? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummmm. Coisa ai esta meio complicada - se a massa caiu por causa de um vazamento, primeiro conserta esse vazamento, pois não adiantar nada 'remendar' a coisa com o cano vazando. Faça o seguinte: retire cuidadosamente os azulejos em toda area afetada pela umidade - tire esse reboque fora, pois não vai demorar cair tb. Deixe no tijolo. Refaça tudo de novo dando uma mão de chapisco com impermeabilizante - espere secar. Apos isso, entre com o reboque - não faço ideia do tamanho da area afetada, mas é bom fazer um minimo mais forte - 3,5 x 1 - (tres partes e meia de areia e uma de cimento). Se quiser colocar BIANCO nessa massa, faça tranquilamente conforme instruções na lata. Apos nivelado e seco, recoloque os azulejos. Não tem misterio. Não sei como esta seu banheiro, mas sempre que for mexer em encanamento verifique muito bem por vazamentos. Um serviço bem feito poder dar em agua de bacalhau de o cano voltar a vazar.

      Excluir
  47. Hummmm. Coisa ai esta meio complicada - se a massa caiu por causa de um vazamento, primeiro conserta esse vazamento, pois não adiantar nada 'remendar' a coisa com o cano vazando. Faça o seguinte: retire cuidadosamente os azulejos em toda area afetada pela umidade - tire esse reboque fora, pois não vai demorar cair tb. Deixe no tijolo. Refaça tudo de novo dando uma mão de chapisco com impermeabilizante - espere secar. Apos isso, entre com o reboque - não faço ideia do tamanho da area afetada, mas é bom fazer um minimo mais forte - 3,5 x 1 - (tres partes e meia de areia e uma de cimento). Se quiser colocar BIANCO nessa massa, faça tranquilamente conforme instruções na lata. Apos nivelado e seco, recoloque os azulejos. Não tem misterio. Não sei como esta seu banheiro, mas sempre que for mexer em encanamento verifique muito bem por vazamentos. Um serviço bem feito poder dar em agua de bacalhau de o cano voltar a vazar.

    ResponderExcluir
  48. Bom dia sr Manoel!! Para reboco interno,na medida com 1 saco de cimento,qtas latas de areia devo misturar? Aqui usamos "extrafilito" no lugar para evitar trincas.

    ResponderExcluir
  49. Bom dia!
    Tenho algumas porções de cal ensacadas em plástico, em torno de 40 quilos, que estão guardadas há aproximadamente 5 anos.
    Esse material pode ser usado em reboco, devo descartá-lo ou pode ter outras utilidades?
    Grato!

    ResponderExcluir
  50. Bom dia! Qual traço recomendado para reboco utilizando cal e aditivo juntos! Para sair mais enconta no final do reboco! Obg

    ResponderExcluir
  51. Vi muitos comentários falando em usar cal, areia e cimento...
    Não se pode fazer um reboco apenas com areia fina e cimento ?

    ResponderExcluir
  52. Sr .manuel o pedreiro usou no reboco da minha casa 8 latas de areia e meio saco de de cimento esta correto ??

    ResponderExcluir
  53. pra Reboco normal o certo é

    2 carrinhoo areia
    1 cal
    1 lata 18 litros cimento

    mas pode variar muito de acordo com o material essa era a medida que eu usava qdo era servente....

    ResponderExcluir
  54. Cal,cal,cal.....Alvenarite não faz o mesmo papel?

    ResponderExcluir
  55. Achei muito confuso o texto, tem massas aí só de cal e areia (sei que se usou isto antigamente, antes de inventarem o cimento,)é isto mesmo ou faltou o cimento?

    ResponderExcluir
  56. Difícil hein... Cada um fala uma coisa...

    ResponderExcluir
  57. Esse Sr. Manoel informou muito mais que a própria página do site e muito melhor ! Kkkkkkk
    Sr. Manoel aconselho o senhor fazer uns vídeos no YouTube, irá ter muitos inscritos e likes e ainda vai ganhar dinheiro do YouTube. 👍

    ResponderExcluir
  58. Preciso saber como faço massa de reboco que fique boa

    ResponderExcluir
  59. Por gentileza. Como saber a quantidade ideal de água? É a olho mesmo? Tenho receio de não ficar com a consistência adequada. Obrigado

    ResponderExcluir
  60. Mano vc não bate bem olha o tamanho dessa betoneira uma saca numa betoneira de 120 litros se tá de brincadeira ninguém fala traço Aki é balde uma betoneira dessa meia saca de cimento e aditivo reboco 180 ml e 9 Apa de área já tá pronta a masa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como passar VENENO no mato com bomba - Roundup!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)