Como construir PAREDE de tijolos ou alvenaria, passo a passo!


levantando parede de tijolos

Aprenda como fazer o assentamento correto dos tijolos e como levantar a parede ou o muro da construção com um passo a passo bem rápido e bem explicado.

Passo a passo da parede de tijolos

1 - O levantamento de uma parede é iniciado por meio de uma primeira fiada. A fiada é uma linha de tijolos assentada com argamassa. Essa primeira fiada é chamada de destacamento e serve para fazer a marcação de onde ficará a parede. 

primeira fiada tijolos

2 - Depois, erguem-se alguns tijolos nos cantos para fazer o prumo. Com alguns tijolos assentados no canto é possível utilizar o prumo e acertar a linha vertical da parede. Assim, o restante da parede será erguido seguindo essa referência de prumo.

Veja também: Como usar o prumo.

3 - Depois, de um canto a outro, amarre uma linha nivelada, prendendo- a com um prego. Não deixe de usar o nível para fazer isso. Essa linha servirá de guia para o levantamento do meio da parede.

linha pedreiro assentamento

Observe que a linha, além de estar nivelada, já estará aprumada, pois segue a referência dos cantos já aprumados.

4 - Os tijolos são assentados, fiada por fiada, em um cordão de argamassa de cerca de 2cm. Preencha com um pouco mais de argamassa e pressione o tijolo para assentá-lo, chegando aos 2cm.

5 - A sobra de argamassa é retirada com a colher. A argamassa de assentamento utilizada é de cimento, cal e areia no traço 1:2:8 (com água o suficiente para uma consistência pastosa, sem desmanchar). Pode optar também por uma argamassa pronta para assentamento, seguindo as orientações contidas na embalagem.

6 - À medida que a parede vai subindo, a linha nivelada deve também ser deslocada, para servir de referência às próximas fiadas.

Quando for assentar os tijolos, não esqueça de cruzá-los (amarração), ou seja, de assentá-los de maneira intercalada, pois isso aumenta a resistência da parede.


Então é isso! Agora que você aprendeu o passo a passo de como levantar uma parede de alvenaria, é hora de colocar a mão na massa literalmente e começar a construir da forma que você planejou. Espero ter ajudado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

Medidas dos Canos de PVC: saiba a Bitola dos Tubos!