Levantando parede de tijolos - Saiba como fazer!


levantando parede de tijolos

O levantamento de uma parede é iniciado por meio de uma primeira fiada. A fiada é uma linha de tijolos assentada com argamassa. Essa primeira fiada é chamada de destacamento e serve para fazer a marcação de onde ficará a parede. 

primeira fiada de tijolos de uma parede

Depois, erguem-se alguns tijolos nos cantos para fazer o prumo.
Com alguns tijolos assentados no canto é possível utilizar o prumo e acertar a linha vertical da parede. Assim, o restante da parede será erguido seguindo essa referência de prumo.
Veja também: Como usar o prumo.

Depois, de um canto a outro, amarre uma linha nivelada, prendendo- a com um prego. Não deixe de usar o nível para fazer isso. Essa linha servirá de guia para o levantamento do meio da parede.

mostrando a linha de pedreiro no assentamento

Observe que a linha, além de estar nivelada, já estará aprumada, pois segue a referência dos cantos já aprumados.

Os tijolos são assentados, fiada por fiada, em um cordão de argamassa de cerca de 2cm. Preencha com um pouco mais de argamassa e pressione o tijolo para assentá-lo, chegando aos 2cm.

mostrando a argamassa de assentamento de tijolos

A sobra de argamassa é retirada com a colher. A argamassa de assentamento utilizada é de cimento, cal e areia no traço 1:2:8 (com água o suficiente para uma consistência pastosa, sem desmanchar). Pode optar também por uma argamassa pronta para assentamento, seguindo as orientações contidas na embalagem.

À medida que a parede vai subindo, a linha nivelada deve também ser deslocada, para servir de referência às próximas fiadas.

levantando muro de tijolos

Quando for assentar os tijolos, não esqueça de cruzá-los (amarração), ou seja, de assentá-los de maneira intercalada, pois isso aumenta a resistência da parede.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como carregar SACOS DE CIMENTO de 50kg sem muito esforço!

UMIDADE subindo pela parede? Aprenda como resolver esse problema!

Misture AÇÚCAR no concreto e dê adeus às FISSURAS - Entenda!

Chuveiro com POUCA PRESSÃO? Passo-a-passo de como aumentar!

40 PLANTAS BAIXAS - Projetos de casas em DWG - Baixar Grátis!