Como passar Massa Corrida com rolo de pintura, passo-a-passo!


como passar massa corrida rolo rodo

Conheça uma técnica de como aplicar a massa corrida nas paredes com o rolo utilizado para pintar que irá facilitar bastante seu dia de trabalho e o dia será muito mais produtivo do que costuma ser.

Aplicar massa corrida parece uma atividade simples. De fato, ela não é complexa, mas finalizar sua aplicação de modo que a superfície fique totalmente lisa pode requerer algum tempo e treino.

Normalmente ela é aplicada com espátula e desempenadeira de aço, no entanto, onde o pintor pega a massa com a espátula, aplica no local e finaliza o processo com a desempenadeira. Mas você vai ver uma técnica bem interessante.

A principal vantagem de passar massa corrida nas paredes usando um rolo de pintura é que essa técnica permite obter um acabamento mais uniforme e liso, com menos esforço e tempo do que se fosse aplicado com uma desempenadeira.

O rolo de pintura tem uma superfície porosa que ajuda a distribuir a massa corrida de forma homogênea e a minimizar as marcas de aplicação, deixando a parede mais uniforme e com uma textura mais suave. Sem contar que dessa forma é mais rápido do que a desempenadeira, o que pode reduzir o tempo e o esforço necessários para a aplicação da massa corrida.

Outra vantagem é que ele permite uma aplicação mais uniforme em grandes áreas, reduzindo a necessidade de retoques e correções. Isso pode ajudar a obter um resultado final mais consistente e com menos imperfeições.

Materiais necessários:
  • Massa corrida
  • Rolo de pintura (com cerdas baixas e densas)
  • Bandeja
  • Lixa de parede (grão 220 ou superior)
  • Espátula
  • Desempenadeira
  • Lona ou papelão para proteger o chão e objetos próximos

Aplicação da massa corrida com rolo

1 - Preparação da superfície
Antes de começar a aplicação da massa corrida, é importante que a superfície esteja limpa, seca e sem imperfeições. Caso haja alguma sujeira ou poeira, limpe com um pano úmido ou uma escova macia. Se houver alguma irregularidade na parede, como buracos ou rachaduras, preencha com massa corrida e aguarde secar.

2 - Diluição (se necessário)
Alguns tipos de massa precisam ser diluídas antes da aplicação. Verifique as instruções do fabricante para saber se é necessário diluir a massa e, em caso positivo, qual é a proporção de água recomendada. Misture bem a massa e a água até obter uma consistência homogênea mais mole.

3 - Preparo da massa
Coloque a quantidade de massa corrida necessária na bandeja e use uma espátula para retirar a massa do recipiente e colocar na bandeja. A quantidade de massa necessária vai depender do tamanho da parede e da quantidade de camadas que serão aplicadas.

Outras pessoas preferem pegar a massa com o rolo direto de dentro do balde. Faça com achar melhor.

4 - Aplicação
Pegue o rolo de pintura (antigotas ou cabelo de anjo) e mergulhe na massa igual como se faz com a aplicação de tinta na parede. Encharque bem o rolo de pintura com a massa e passe com calma na parede. Aplique a massa em uma camada fina e uniforme, evitando excessos.

5 - Desempenando
Se tiver um ajudante, peça para ele vir com a desempenadeira espalhando melhor a massa aplicada com o rodo para que ela fique bem lisa.

6 - Acabamento
Aguarde a secagem completa, use uma lixa de parede de grão fino (como 220 ou superior) para lixar a superfície novamente. Isso ajudará a deixar a parede mais lisa e uniforme. Limpe a parede com um pano úmido para remover o pó resultante da lixagem.

Observação: É importante lembrar que a massa corrida é apenas uma etapa do processo de pintura e que a parede deve ser pintada após a secagem completa da massa corrida.

No vídeo abaixo você verá um passo-a-passo de como fazer a aplicação utilizando um rolo de pintura. Dessa forma o serviço é realizado muito mais rápido, sem diminuir o nível de acabamento.

Veja também: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

13 modelos e projetos de Casas Meia água simples e barata