Chave de Teste: como usar, para que serve e como funciona!


como usar chave teste

A eletricidade é uma forma de energia fundamental em nossas vidas, e está presente em praticamente todos os aspectos do nosso dia a dia. Seja na iluminação, nos aparelhos eletrodomésticos, na tecnologia, na indústria ou nos transportes, a eletricidade é essencial para o funcionamento dessas atividades. 

No entanto, trabalhar com eletricidade requer conhecimento e habilidades específicas, bem como ferramentas adequadas para garantir a segurança e a eficiência na execução das tarefas. 

Entre as ferramentas mais importantes para profissionais que trabalham com eletricidade está a chave de teste elétrica, que permite identificar a presença de corrente elétrica em um circuito ou dispositivo elétrico. 

Neste texto, vamos explorar o que é a chave de teste elétrica, para que ela serve, como funciona e como utilizá-la corretamente.

Para que serve a Chave de Teste?

A chave de teste elétrica é uma ferramenta utilizada para testar a presença de corrente elétrica em um circuito ou dispositivo elétrico. Ela é uma ferramenta essencial para eletricistas e profissionais que trabalham com eletricidade, pois permite identificar se uma fonte de energia está presente e também determinar a voltagem presente em um circuito.

Ela é utilizada para garantir a segurança em instalações elétricas, identificar falhas em equipamentos e dispositivos, bem como verificar se os circuitos elétricos estão funcionando corretamente. 

Veja também: aplicativos úteis para eletricistas.

Por exemplo, um eletricista pode usar uma chave de teste elétrica para verificar se um fio elétrico está conduzindo corrente elétrica ou não. Se acender a luz, isso indica que há uma fonte de energia presente, e o eletricista pode prosseguir com o diagnóstico do circuito ou dispositivo elétrico.

Como funciona a Chave de Teste?

É um instrumento simples que consiste em uma ponta de metal, uma lâmpada e um cabo com um isolante. Para utilizá-la, o eletricista deve segurar o cabo isolante e colocar a ponta de metal em contato com o objeto ou circuito que deseja testar.

Quando a ponta da chave de teste entra em contato com um circuito elétrico energizado, a corrente elétrica flui através da ponta de metal e da lâmpada presente na chave de teste, fazendo com que a lâmpada acenda. Isso indica que há uma fonte de energia presente no circuito ou objeto testado.

Algumas chaves de teste elétricas possuem recursos adicionais, como a capacidade de medir a voltagem presente em um circuito. Nesses casos, a chave de teste pode ser equipada com um display digital que mostra a voltagem medida.

Como usar a Chave de Teste?

1- Coloque a ponta da chave em um dos buracos da tomada;

chave teste eletrica função

2- Coloque o dedo na outra extremidade da chave;

usando chave teste luz acesa

3- Se acender a lâmpada da chave é porque nesse buraco se encontra o fio Fase (positivo), se não acender, significa que nesse buraco se encontra o fio Neutro (negativo).
Obs.: Tem que ficar com o dedo sempre na outra extremidade da chave, senão a lâmpada nunca irá acender.


Espero ter ajudado.

Comentários

  1. Não existe positivo ou negativo em sistemas de energia alternada, existe somente fase e neutro, positivo e negativo somente em corrente contínua

    ResponderExcluir
  2. se eu aplicar direto a chave nos fios, terei o mesmo resultado?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!