VERGALHÃO - Aprenda como medir o diâmetro (espessura)!


como medir diametro espessura do ferro vergalhao

Explicaremos como se faz para saber o tamanho, a espessura, a grossura ou o diâmetro do vergalhão ou ferros de construção. Melhor falando, falaremos como descobrir o diâmetro da barra de aço.

Vergalhões, ou barras de reforço, são usados em construção para reforçar concreto. Os vergalhões são feitos de aço e cobertos de sulcos que ajudam na aderência do concreto. Trabalhadores erguem uma estrutura de malha de ferro no interior da forma do concreto usando vergalhões em conjunto com arame. 

Uma vez que o betão é espalhado e endurecido, a estrutura aumenta significativamente a resistência à tração da laje de concreto. Os vergalhões vêm em diversos tamanhos e são dimensionados de acordo com o seu diâmetro.

O vergalhão para entrar no Brasil tem que ser produzido rigorosamente de acordo com as especificações da norma NBR 7480/07, da ABNT. Para verificar se o material se encontra dentro das exigências normativas, é feita, por órgão autorizado, a certificação. 

Somente com essa certificação, chegando ao porto, permite-se a entrada do material no país, caso contrário será imediatamente barrado. Havendo a aprovação pelo Inmetro, o material está liberado para ser usado normalmente na construção civil, assim como o nacional.

Como medir o diâmetro do vergalhão
Materiais necessários:Vergalhões CA-50 – resistência 50 MPA e paquímetro.

O que fazer?
Com o auxilio do paquímetro pega-se o vergalhão e tira as medidas no inicio da peça, meio e final, onde se obteve os seguintes resultados.

Resultados
1º Vergalhão

1ª medida
2ª medida
3ª medida
Média
13,5 mm
13,0 mm
14 mm
13,5 + 13,0 + 14,0 : 3 = 13,5*

*Substituiremos o valor encontrado na média pelo valor tabelado do mercado de 12,5 mm.

2º Vergalhão
1ª medida
2ª medida
3ª medida
Média
8,3 mm
8,4 mm
8,2 mm
8,3 + 8,4 + 8,2 : 3 = 8,3

*Substituiremos o valor encontrado na média pelo valor tabelado do mercado de 8,0 mm.

3º Vergalhão
1ª medida
2ª medida
3ª medida
Média
11,5 mm
11,5 mm
11,5 mm
11,5 + 11,5 + 11,5 : 3 = 11,5

*Substituiremos o valor encontrado na média pelo valor tabelado do mercado de 10,0 mm.

4º Vergalhão
1ª medida
2ª medida
3ª medida
Média
17,40 mm
17,40 mm
17,40 mm
17,40 + 17,40 + 17,40 : 3 = 17,40

*Substituiremos o valor encontrado na média pelo valor tabelado do mercado de 16,0 mm.

Medidas padrões dos vergalhões CA50.

medidas padroes do vergalhao

Conclusão

É indispensável o uso dos vergalhões na construção civil. Os tipos de vergalhões ou barras de aço são utilizados na construção para oferecer suporte a paredes e colunas. O vergalhão pode ser liso, embora seja frequentemente fabricado com deformações que criam uma maior textura para que o concreto possa aderir, gerando um vínculo mais forte que ajuda a prevenir rachaduras no concreto. 

Veja também: 
Essas deformações não propiciam pontos fracos no vergalhão, já que estes suprimentos são produzidos de acordo com o diâmetro correto, que proporcione força e resistência. Graus de força indicam a quantidade de pressão que o vergalhão de aço pode suportar, e grau e diâmetro são normalmente apresentados em unidades imperiais e métricas.

Em todos os cálculos obtidos arredonda-se o valor da média para o tabelado do mercado, pois a diferença é muito pequena.

Na denominação dos vergalhões utilizados na confecção de armadura de aço é adotado o termo CA, indicativo de seu emprego no Concreto Armado. O número seguinte a este termo, por exemplo o número 50, no caso do CA 50, indica a categoria, ou seja, significa que a resistência de escoamento mínima do produto é de 50Kgf/mm2 ou 500MPa.

Comentários

  1. Trabalho na construção Civil a mais de trinta anos, e continuo apreendendo cada vez mais. O brigado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como passar VENENO no mato com bomba - Roundup!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)