Casa Geminada: o que é, vantagens e desvantagens!


casas geminadas

Saiba o que é uma casa geminada, quais são as vantagens e desvantagens de construir esse tipo de residência em relação às casas comuns ou tradicionais que mais conhecemos.

Sabemos que existem modelos simples para construir ou à venda que são modernas, duplex, as pequenas, outras grandes com 4, 5 ou 6 metros de frente, mas que se forem bem projetadas e bem pensadas, podem ter um interior bem confortável e aconchegante para os moradores.

O que é casa geminada?

É a construção de duas ou até mesmo mais casas ligadas entre si, unidas parede com parede num mesmo terreno.

Essas casas dividem o terreno e propositalmente compartilham a mesma parede, são casas simétricas que possuem o mesmo arranjo interno, entretanto, pode ser invertido uma em relação à outra.

Esses imóveis são mais baratos, e o seu menor preço se estende não somente na compra da casa, mas também em sua construção. Além do baixo preço, as casas geminadas oferecem diversas vantagens e, para saber quais são listamos algumas, seguidas de alguns contras em adquirir esse tipo de casa. Confira!

Vantagens da casa geminada

Custo

Essas casas tem um custo mais baixo para construir do que as casas unifamiliares por causa da fundação e paredes compartilhadas. A moradia pode poupar dinheiro em serviços públicos de refrigeração e aquecimento, quando comparado a uma casa unifamiliar por causa do estilo de construção. 

Você pode negociar para um valor menor de emprego de materiais e de mão de obra em grandes melhorias se você organizar seus vizinhos e trabalhar em conjunto com o mesmo contratante. 

Por exemplo, se sua moradia precisa de um novo telhado, você pode dividir o custo com os proprietários da unidade no mesmo local.
Veja: como calcular o custo da construção.

Manutenção

Você não terá tanto paisagismo como você faria com uma casa típica de uma família, porque os quintais são muito menores.

Dependendo do desenvolvimento, você pode não ser responsável por remover as folhas, grandes reparações e remoção de lixo. Suas taxas de condomínio incluem parte ou todo o custo para esses serviços.

casa geminada grande

Áreas Comuns

As áreas comuns incluem frequentemente amenidades que você vai ter acesso como proprietário de uma moradia. Benefícios variam de acordo com o desenvolvimento, mas podem incluir uma área do parque, um ginásio, um centro de recreação e uma piscina. 

Você vai pagar pela manutenção das instalações, como parte de suas taxas de associação, mas o custo é compartilhado com todos os outros proprietários. Você também não é responsável pela limpeza ou manutenção das instalações de área comum, normalmente o condomínio assume a obrigação. 

Segurança

Mesmo que você tenha vizinhos ao longo de toda a área e mesmo que tenham áreas comuns, uma casa pode oferecer mais segurança do que uma única residência unifamiliar, principalmente se as casas geminadas estiverem dentro de condomínio fechado. 

 Grande parte, senão quase todos, os condomínios atualmente contratam segurança como uma comodidade e melhor segurança dos moradores. Além disso, muitas comunidades residenciais urbana, como condomínios e até mesmo algumas vilas, são fechados com entradas restritas.

Se você se preocupa com sua segurança e da sua família, recomendo também que leia a seguinte matéria: as casas mais seguras do mundo.

muitas casas geminadas

Desvantagens 

Menor Privacidade

As casas geminadas oferecem menos privacidade do que casas unifamiliares. 
Você tem pouco ou nenhum espaço de jardim privado e suas paredes são compartilhados com os vizinhos. 

Deitar na parte de fora para tomar sol, dar festas privadas no quintal e jogar bola no quintal com seus filhos pode se tornar difícil ou inviável, dependendo da configuração de sua casa. 

Barulho

Como as paredes são compartilhadas e a área externa é muito próxima uma da outra, o barulho do vizinho pode ser um problema.

Imagina morar do lado de pessoas com filhos pequenos que fazem muita gritaria ou de adultos que se brigam demais falando muito alto ou que escutam música dentro de casa com o volume excessivo. Isso pode ser difícil.


Agora é com você! O que achou dessas dicas? Entendeu o que é uma casa geminada e quais são suas vantagens e desvantagens de construir ou morar num lugar feito dessa forma?

Comentários

  1. Se forem 3 casas, a do meio como vai estar em termos de circulação d ar?

    ResponderExcluir
  2. Mas pode isolar as paredes com isopor grosso que dá uma ótima pintura.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

Saiba qual a medida e como fazer a massa para reboco!