Aprenda como fazer SAPATA ISOLADA - Montar a ferragem!


construção de sapata isolada

Aprenda como construir uma sapata isolada de construção civil corretamente com um passo a passo completo mostrando como é feita a montagem da ferragem que ficará no meio do concreto.

A sapata isolada é um tipo de fundação utilizada em edifícios de pequeno e médio porte, onde as características do solo permitem. Ela é feita de concreto e consiste em um bloco único, de forma que as pressões exercidas pelo peso da estrutura sejam transmitidas de forma uniforme para o solo.

As sapatas são partes da obra que ficam sob a terra, com a finalidade de suportar o peso e manter a construção firme, sem risco de inclinação, o que racharia as paredes. 

Para as sapatas, cavam-se buracos nos tamanhos apropriados, colocando-se no seu interior uma malha de ferro. Nessa malha (chamada de radier), amarram-se alguns ferros, que ficarão de fora depois da concretagem.

Esses ferros servirão para serem presos os ferros das colunas que posteriormente serão concretadas e levantadas as paredes de tijolos para dar continuidade a toda a  construção.

Aprenda agora, no vídeo abaixo, como fazer a montagem da ferragem para construção da sapata isolada, que são estruturas que transmitem ações de um único pilar centrado, com seção não alongada. É o tipo de sapata mais frequentemente utilizado.


Comentários

Unknown disse…
Muito bom seu trabalho!
CAIPIRA DE SAMPA disse…
MUITO BOA EXPLICAÇAO PARABENS

Postagens mais visitadas deste blog

Como colocar FORRO DE PVC: passo a passo da instalação

TRAÇO DE CONCRETO - O que é e tabelas com quantidade de material!

Medidas dos Canos de PVC - Saiba a Bitola dos Tubos!

Saiba qual a medida e como fazer a massa para reboco!

Como remover Umidade em Rodapés e Paredes, passo a passo