Aprenda como Sarrafear e Desempenar o Reboco!


desempenando o reboco da parede

Aprenda em 2 vídeos como se faz para sarrafear e desempenar o reboco corretamente, pois um reboco bem nivelado mostra um aspecto bonito e bem acabado para posteriormente receber a camada de tinta ou revestimento.

Já quando mal feito, pode começar a se soltar, aparecer fissuras ou rachaduras, estragar a pintura do ambiente, proporcionar o aparecimento de infiltração na parede através do contato direto da água da chuva e muito mais.

Portanto, um reboco bem feito, com o chapisco previamente fixado para que a argamassa tenha uma boa aderência, evitando que ela se desprenda do local é de extrema importância. Além disso, um bom acabamento, sem ranhuras e bem nivelado deixa tudo mais bonito.

Então, estamos trazendo 2 vídeos onde mostra como sarrafear e desempenar o reboco da forma correta para que a pessoa que fará o serviço, conclua com um belo acabamento.

Como sarrafear as mestras do reboco

Primeiramente vamos ensinar como sarrafear as mestras do reboco. As mestras servem como guia para o reboco e devem ser feitas a uma distância que a régua alcance dos dois lados.

Essas mestras servem para que o pedreiro tenha uma noção da espessura da argamassa, onde está mais alo ou mais baixo para que posteriormente ele possa remover o excesso ou colocar mais massa.

Como desempenar o reboco

Após sarrafear as mestras que são as guias e já terem secado um pouco, você pode começar a aplicação da massa de reboco. Essa massa normalmente é "chapada" com a colher de pedreiro com uma certa força para que fique bem fixada no chapisco que foi aplicado anteriormente.

Depois disso, você terá que desempenar a massa (passar a régua ou reguar) para remover o excesso, tirar as irregularidades e deixa-lo bem lisinho. Para isso, você precisará da ferramenta chamada de desempenadeira e um borrifador de água.

Veja também:
Agora, sabendo disso, assista a sequência de 2 vídeos abaixo onde o pedreiro experiente mostra na prática, na obra, como sarrafear as mestras do reboco e como desempenar a massa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

13 modelos e projetos de Casas Meia água simples e barata