Passo-a-passo da Fundação ou Alicerce, como fazer Gabarito, Baldrame e Sapata!


construção da fundação alicerce

Estou trazendo um vídeo para você que mostra o passo-a-passo da fundação ou alicerce. Como que é feito o gabarito, o baldrame e as sapatas em uma obra de construção civil.

FUNDAÇÃO OU ALICERCE

É o elemento estrutural com função de transmitir as cargas da estrutura ao terreno onde ela se apoia. Assim, as fundações devem ter resistência adequada para suportar às tensões causadas pelos esforços solicitantes.

GABARITO

É processo e definir o local onde a casa será estabelecida.

BALDRAME

Constitui-se de uma viga, que pode ser de alvenaria, de concreto simples ou armado, construída diretamente no solo, que pode ter estrutura transversal tipo bloco, sem armadura transversal, dentro de uma pequena vala para receber pilares alinhados.

SAPATA

São estruturas de ferro envolvidas por concreto posicionadas feita em locais estratégicos, com uma área maior que a das vigas baldrame, geralmente utilizadas para edificações com pavimentos superior, maior carga.

Veja também:
Sabendo isso, veja no vídeo abaixo um passo-a-passo bem detalhado de como fazer uma fundação de uma casa ou alicerce até a impermeabilização do baldrame.

Comentários

  1. olá, muito importante mencionar o uso de espasadores para uma recobertura de concreto sobre o aço, isso e muito importante e muitos eng não cobrão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UNKNOWN:�� MUITOS ENGENHEIROS​ NÃO "COBRAM"��!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

110 Volts ou 220 Volts: saiba porque existe diferença de tensão em alguns estados.

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)