Cálculo do Tamanho das Sapatas ou dimensionamento


Dimensionamento Sapatas

Saiba como calcular o tamanho ideal de uma sapata de construção, encontrando a dimensão correta para que a fundação seja ideal para a distribuição correta da carga de toda a estrutura.

O que é dimensionamento de sapatas?

É um processo de cálculo que envolve a determinação das dimensões e das quantidades de materiais necessários para construir as bases das estruturas de uma construção. 

As sapatas são elementos de fundação que distribuem as cargas das estruturas sobre o solo de maneira uniforme, proporcionando estabilidade e segurança à construção que será erguida sobre ela.

Esse cálculo de tamanho é feito com base em uma série de fatores, incluindo o peso e a carga da estrutura, o tipo de solo em que a construção será realizada, a profundidade do solo e as condições ambientais do local, com o
 objetivo de garantir que as sapatas sejam suficientemente robustas para suportar a carga da estrutura e as pressões do solo sem causar deformações excessivas ou falhas estruturais.

Para calcular a dimensão correta é preciso levar em consideração a resistência do solo, a tensão admissível do material utilizado nas sapatas, as dimensões e a forma das sapatas e a profundidade em que serão construídas. 

O resultado é um conjunto de especificações que incluem a área de cada sapata, a espessura, a altura e a quantidade de aço necessário para sua construção. As especificações são então utilizadas pelos engenheiros e construtores na execução da obra, a fim de garantir que as sapatas sejam construídas de acordo com as especificações de projeto.

Como calcular?

1 - Obtenha as informações sobre as cargas atuantes na estrutura: 
É importante levantar todas as cargas que irão atuar na estrutura, como o peso próprio das lajes, paredes, equipamentos, móveis, pessoas e ventos, e também levar em consideração a possibilidade de cargas futuras, como uma futura expansão do prédio.

2 - 
Determine as propriedades do solo: 
Determine as características do solo para definir sua capacidade de carga. Para isso, é necessário realizar ensaios de sondagem para obter informações sobre a profundidade do solo, sua resistência e características, como por exemplo se é argiloso ou arenoso.

3 - Selecione o tipo de sapata: 
Existem diversos tipos de sapatas, cada uma adequada para diferentes tipos de edificações e características de solo. Por exemplo, a sapata isolada é indicada para edificações pequenas, enquanto a sapata corrida é utilizada em edificações mais longas, com várias colunas.

4 - Calcule a área da sapata: 
A partir das cargas atuantes e da capacidade de carga do solo, é possível calcular a área da sapata necessária para suportar a estrutura. Essa área pode ser calculada utilizando fórmulas matemáticas, levando em consideração as cargas atuantes e a capacidade de carga do solo.

Calma que iremos explicar melhor logo abaixo!

5 - Determine a espessura da sapata: 
A espessura da sapata é calculada com base na resistência dos materiais utilizados na construção, levando em consideração a resistência à compressão do concreto e a resistência das armaduras.

6 - Verifique a estabilidade da sapata: 
Verifique a estabilidade da sapata, levando em consideração fatores como a inclinação da base, a excentricidade das cargas e a possibilidade de deslizamento.

7 - Dimensione as armaduras: 
Caso necessário, é preciso dimensionar as armaduras da sapata para garantir sua resistência e durabilidade. As armaduras são utilizadas para reforçar o concreto, garantindo que a sapata suporte as cargas de forma segura.

8 - Realize a verificação final: 
Por fim, é importante realizar uma verificação final para garantir que todas as dimensões e materiais utilizados sejam adequados para suportar as cargas atuantes e garantir a segurança da edificação.

Veja também:

Agora que já te passei alguns conceitos gerais necessários para o dimensionamento de sapatas de construção, assista o vídeo abaixo onde mostra um engenheiro demonstrando todos os cálculos que devem ser feitos.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!