Saiba porque o Chuveiro Queima a Resistência!


chuveiro queimado

Aprenda agora porque o chuveiro queima, ou seja, porque a resistência do chuveiro queima. Quem nunca precisou tomar aquele banho gostoso depois de um dia cansativo de trabalho ou um banho bem quente em um dia frio e, de repente, o chuveiro queima. 

Isso é muito ruim e deixa qualquer pessoa frustrada. Então, é sobre esse assunto que iremos tratar na matéria de hoje. Mas antes disso, saiba como é o funcionamento de um chuveiro.

Como funciona o chuveiro?

Tudo começa com água liberada pela torneira que entra na caixa do chuveiro, com muita pressão. Como a água que molha a gente no banho sai com uma vazão menor, parte dela se acumula dentro do chuveiro.

A água acumulada empurra o diafragma (peça que serve de apoio para alguns pontos de contato elétrico), quando o diafragma sobe, esses pontos tocam nos contatos da parte superior do chuveiro, que é conectado à rede de energia. Só aí a corrente elétrica é acionada, ligando o chuveiro.

resistencia chuveiro

A corrente elétrica começa então a percorrer a resistência (peça metálica que esquenta quando os elétrons da corrente fazem o vai e volta por ela). Em contato com a resistência super aquecida, a água fria que se acumula no chuveiro também esquenta.

Porque a resistência do chuveiro queima?

A resistência é como uma "panela" que fica dentro do chuveiro e quando a gente liga o chuveiro, a resistência esquenta muito, ficando bem quente mesmo! Isso acontece porque ela passa uma corrente elétrica por dentro dela, e essa corrente gera calor e esse calor é que vai esquentar a água.

1 - Banho demorado

Porém, às vezes, a resistência pode queimar por algumas razões. Uma delas é quando o chuveiro é usado por muito tempo sem pausas, fazendo com que a resistência esquente demais e pode acabar queimando.

Portanto, sempre desligue o chuveiro quando não estiver realmente utilizando e evita banhos muito demorados.

2 - Água com muitos minerais

Outra razão é quando a água que entra no chuveiro tem muitos minerais, como o calcário e esses minerais vão se acumulando na resistência, formando uma camada dura que dificulta a passagem do calor da forma correta, fazendo com que a resistência trabalhe mais para esquentar a água. Com o tempo, isso pode fazer com que ela queime.

Então, é bom fazer uma limpeza regular no chuveiro para remover os minerais que se acumulam na resistência. Para isso, você pode usar um produto específico para limpeza de chuveiros ou até mesmo vinagre misturado com água.

3 - Água com pressão baixa

É importante saber também que a pressão baixa da água também pode fazer a resistência do chuveiro queimar. Quando a pressão da água está muito baixa, a resistência acaba ficando exposta ao ar por mais tempo do que o normal e isso faz com que ela aqueça demais e possa queimar.

Algumas razões para a pressão baixa da água podem ser problemas nas tubulações ou nas válvulas do encanamento, entupimentos ou até mesmo falta de água na rede.

Veja: como aumentar a pressão da água.

Às vezes, se a pressão da água estiver baixa temporariamente, é melhor desligar o chuveiro e esperar até que a pressão normalize antes de ligá-lo novamente. Isso pode ajudar a proteger a resistência do chuveiro e evitar possíveis danos.

4 - Aparelho mal instalado

Quando o chuveiro é instalado de forma errada, significa que não foi feito corretamente o processo de ligar e fixar todas as partes e isso inclui a conexão dos fios elétricos do chuveiro aos fios da rede elétrica da casa.

Se a instalação não for feita corretamente, os fios podem ficar soltos, com mau contato ou até mesmo em contato com partes metálicas do chuveiro e essa situação pode causar curtos-circuitos e superaquecimento, o que pode levar à queima da resistência e até mesmo ser perigoso.

Veja: passo-a-passo de como instalar o chuveiro.

Além disso, a fiação elétrica da casa precisa estar em boas condições, pois se os fios estiverem desgastados, danificados ou expostos, isso pode causar problemas elétricos.

Portanto, para evitar esses problemas, é importante contar com a ajuda de um profissional qualificado na hora de instalar o chuveiro ou, no caso de você tentar fazer a instalação por conta, ter a certeza de que sabe o que está fazendo.

Então, esses são os principais motivos que fazem com que a resistência do chuveiro queime e o que fazer para evitar esse problema que é uma tremenda dor de cabeça durante os banhos.

Comentários

  1. uma outra dica é, abrir o registro do chuveiro com a temperatura desligada, e então, somente após o preenchimento total da água no chuveiro, efetuar o aumento da temperatura.

    ResponderExcluir
  2. Aqui em casa TODAS as vezes que queimam as resistências, são os contatos da resistência com o contato elétrico do chuveiro que ENFERRUJOU. A causa da resistência ENFERRUJAR pode ser devido à qualidade da água ou devido à qualidade do metal da resistência. Meus chuveiros são Advanced da Tramontina.

    ResponderExcluir
  3. Os conectores da resistencias frágeis com tempo limitado, se faltar água eao entrar em contato com ar oxida e mesmo drenando o ar antes de ligar expressa a deterioração destes connectores 😢

    ResponderExcluir
  4. Os conectores das resistências frágeis com tempo limitado, se faltar água ao entrar em contato com ar oxida e mesmo drenando o ar antes de ligar apressa a deterioração destes conectores. NA REALIDADE A FRAGILIDADE É PROPOSITAL 😢😭

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

Tipos de BRITAS e diferenças da 0, 1, 2 e 3, 4, 5, pedrisco...