Inicio » , , , » DIMENSIONAMENTO DE LAJES - Passo-a-passo de como fazer!

DIMENSIONAMENTO DE LAJES - Passo-a-passo de como fazer!


Aprenda como fazer o dimensionamento de lajes maciças feitas com concreto armado.
O tipo de laje mais usual na construção civil é a laje maciça de concreto e seu emprego maior em relação às outras está relacionado à sua simplicidade executiva e de cálculo.

As lajes são classificadas como elementos planos bidimensionais, que são aqueles onde duas dimensões, o comprimento e a largura, são da mesma ordem de grandeza e muito maiores que a terceira dimensão, a espessura. As lajes são também chamadas elementos de superfície, ou placas. 


Destinam-se a receber a maior parte das ações aplicadas numa construção, normalmente de pessoas, móveis, pisos, paredes, e os mais variados tipos de carga que podem existir em função da finalidade arquitetônica do espaço que a laje faz parte.

O que é laje maciça?



Laje maciça é aquela onde toda a espessura é composta por concreto, contendo armaduras longitudinais de flexão e eventualmente armaduras transversais, e apoiada em vigas ou paredes ao longo das bordas.

As lajes maciças são moldadas no local. Elas formam, juntamente com as vigas e os pilares de uma estruturam um conjunto monolítico (sua principal característica) com transmissão, entre todos seus elementos de esforços, deslocamentos e deformações.


Como fazer o dimensionamento de lajes?


Para explicar sobre esse assunto, estou trazendo para vocês uma apostila em PDF, onde você poderá ler e aprender de forma detalhada como fazer o cálculo corretamente. Veja logo abaixo.


No entanto, se você ainda ficar com dúvidas ou não entender muito bem o processo, recomendo que assista a playlist de vídeos, com 5 vídeos, mostrando detalhadamente todo o passo-a-passo para calcular. A playlist se encontra abaixo do arquivo PDF.





Vídeo com o passo-a-passo (espessura, peso, momentos, compensação de momentos ou balanceamento e taxa de armadura):




1 comentários :

  1. Boa noite,
    Pode me mandar o exercício completo, por favor.Meu e-mail vilsonbiondes@gmail.com
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir

Anterior Proxima Página inicial

Receba no seu e-mail!