Como fazer um Compressor de Ar Caseiro com motor de Geladeira!


compressor de ar caseiro

Aprenda como construir seu próprio compressor de ar caseiro com motor de geladeira ou de ar-condicionado, que pode ser usado para trabalhos de pintura, encher pneus, balões, etc, com um tutorial completo que ensina todo o processo do início ao fim.

Os compressores são de extrema importância em oficinas mecânicas, borracharias, jateamento, funilarias e até mesmo para os profissionais da pintura, pois já existe no mercado máquinas que possibilitam a pintura de estruturas com a utilização de pistolas e compressores de ar.


Como funciona um compressor de ar?

Falando de compressores de ar, estamos falando de um equipamento pneumático, ou seja, ele consegue captar o ar do ambiente, armazena-lo sob alta pressão dentro dele e transforma-lo em ar comprimido.

O compressor de ar de ar força cada vez mais ar em um tanque de armazenamento, aumentando a pressão. Quando a pressão do tanque atinge seu limite máximo que foi projetado, o compressor desliga. 

O ar comprimido, então, é mantido no tanque até ser usado para os diferentes tipos de trabalhos. Portanto, após ser usado e a pressão do tanque atinge seu limite inferior, o compressor liga novamente, enchendo o seu tanque de ar.


compressor ar

Agora que já explicamos como funciona esse equipamento, assista o vídeo abaixo e aprenda como fazer o seu próprio compressor de ar, para a realização de pequenos trabalhos.

Passo-a-passo do compressor de motor de geladeira

Ter acesso a um compressor de ar pode ser extremamente útil em diversas situações, seja para inflar pneus de bicicleta, encher bolas ou até mesmo realizar pequenos reparos em casa. 

No entanto, muitas vezes os disponíveis no mercado podem ser caros ou inacessíveis para algumas pessoas. Mas e se você soubesse que é possível construir o seu próprio compressor de ar caseiro utilizando um motor de geladeira?

Vamos explorar agora os passos para a construção de um compressor de ar caseiro, utilizando um motor de geladeira reciclado. Além de ser uma alternativa econômica, essa solução também oferece a oportunidade de reutilizar um componente de um eletrodoméstico antigo, contribuindo para a redução de resíduos e para a prática da sustentabilidade.

Materiais para o compressor caseiro
  • 1 Mangueira Pneumática;
  • 1 Pistola de pintura ou bico de encher pneu; 
  • 2 abraçadeiras; 
  • 1 Motor de geladeira (ou ar-condicionado); 
  • Fios.
Antes de começarmos, é importante ressaltar que isso requer certos conhecimentos básicos de eletricidade e habilidades manuais. Portanto, se você não se sentir confortável com essas tarefas, é recomendável procurar a ajuda de um profissional ou buscar outras alternativas disponíveis no mercado.

Agora, vamos mergulhar no processo de construção do compressor de ar caseiro com um motor de geladeira, explorando todos os detalhes necessários para que você possa iniciar o seu projeto com confiança e segurança. Assista abaixo:


Comentários

  1. Você deveria ter ligado com o próprio rele da geladeira do jeito que você esta fazendo vai dar problema no seu motor e outro detalhe e se a pessoa deixar a pistola parada e o compressor ligado vai estragar o compressor.E o liquido que tem dentro é oleo de refrigeração ele não evapora

    ResponderExcluir
  2. tenho um em casa, muito fraquinho para usar com pistola de pintura.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como passar VENENO no mato com bomba - Roundup!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)