Como reformar Sofá em casa, passo a passo completo!


como fazer reforma de sofa

Aprenda como fazer a reforma de sofás corretamente com um passo-a-passo completo do início ao fim, desde a retirada do tecido antigo até a colocação do novo no lugar.

O sofá é um móvel da casa que é muito utilizado pelas pessoas que lá residem, pois após um dia de serviço todos querem relaxar e descansar no conforto do lar, assistindo a um filme, novela, jornal ou até mesmo mexendo no celular deitado com os pés para cima.


Então, com o passar do tempo é comum que o tecido do sofá acabe sendo danificado, crie algum tipo de mofo, fique com uma sujeira difícil de tirar ou quando o tecido é o corino, ele acaba rachando e deixando um aspecto feio na sala de estar.


Portanto, hoje trago um passo-a-passo bem explicado, mostrando como fazer essa troca de tecido do sofá e algumas partes danificadas da sua estrutura para resolver esse problema de uma vez e deixar a sua casa com uma cara nova. Acompanhe logo abaixo.


Obs.: se você não tem muito conhecimento das técnicas de carpintaria e marcenaria, recomendo que leia o seguinte, apostila de marcenaria e carpintaria.

Ferramentas necessárias:

  • Alicate;
  • Estilete;
  • Chave de fenda;
  • Martelo;
  • Colocador de grampos;
  • Tecido para estofados da sua preferência;
  • Tesoura;
  • Espuma;
  • Parafusos de estofados;
  • Molas se caso precisar;
  • Máquina de costura.

Como reformar sofá - Passo-a-passo

Antes de tudo, vai duas dicas importantes: quando for remover todas as peças de tecido do sofá, veja como ela foi fixada, guarde os pedaços de papelão que foram usados, pedaços de metal e tecidos que poderão ser reutilizados depois. Como o tecido retirado não será mais usado, marque com uma canetinha de que parte do sofá e esse tecido para que, posteriormente, você utilize ele como molde do novo tecido.

1- Vire o sofá de cabeça para baixo, retire os pés, ferragens e grampos que prendem a parte que cobre a parte inferior do sofá. Utilize a chave de fenda e o alicate para fazer isso.

Verifique se dentro do sofá está tudo em ordem e em boas condições. Veja se não há molas soltas, enferrujadas ou tortas e que devem ser substituídas. Dê atenção também a estrutura de madeira e as tiras de malha.

2- Retire os grampos da parte inferior do sofá para liberar o tecido que envolve essa parte.


embaixo do sofa

3- Agora coloque o sofá virado com as costas para cima para fazer a remoção do tecido da parte de trás. Essa parte, provavelmente, deve estar presa por duas tiras de metal, uma em cada lado e uma parte grampeada. Deslize o estilete sob a costura e levante cuidadosamente.

4- Vire o sofá de lado e remova o tecido dos braços do sofá. Para isso remova os grampos que faltaram ser removidos.



tecido da lateral sofa

5- Agora remova as peças da parte da frente soltando os grampos. Se o sofá tiver botões, será necessário cortar os fios desses botões para poder remover o tecido.

6- Remova a parte frontal inferior do sofá, utilizando o estilete para separar as costuras das diferentes peças.



tecido em cima do sofa

7- Todo o tecido removido, chegou a hora de cortar o tecido novo para ser colocado no lugar. Para isso, utilize o tecido antigo como molde do tecido novo, pois dessa forma será mais fácil.



tecido para reforma do sofa

8- Com a máquina de costura, faça as costuras da mesma maneira das peças usadas.

9- Se precisar preencher o sofá com espuma para deixa-lo mais confortável, essa é a hora de fazer isso.



espuma do sofa

10- Hora de colocar o tecido novo no lugar. Comece colocando o tecido na parte de sentar, encaixando entre os braços e o encosto. Dobre as bordas, puxe as pontas para dentro do sofá e prenda com os grampos. Estique também na parte de trás e prenda. Por fim, prenda na parte da frente.

grampeando tecido no sofa

grampo no sofa

11- Faça a costura do tecido do braço do sofá conforme o tecido antigo e prenda no local. Se precisar, coloque o preenchimento de espuma. Estique o tecido firmemente, prenda na madeira na parte de baixo do sofá e na lateral.



braço do sofa

grampeando tecido no braço do sofa

12- Corte o tecido novo da parte exterior do braço, deixando um pouco maior para poder dobra-lo um pouco e prenda com os grampos.

costura do sofa

13- Faça agora o mesmo processo na parte da frente do sofá com o corte e costura do tecido conforme o antigo e em seguida fixe no local.



troca do tecido do sofa

parte de tras do sofa

14- Sabemos que nem todos os sofás tem botões, mas caso o seu tenha ou você queira colocar botões, faça o seguinte: empurra a grande agulha da parte da frente para a parte de trás com a linha presa no botão. Prenda bem firme na parte na parte de trás.



colocando botao no sofa

15- Coloque o tecido cortado e costurado na parte de trás e na parte de baixo do sofá, sempre prendendo com os grampos de forma que o tecido fique bem esticado.



tecido embaixo sofa

16- Para trocar o tecido das almofadas, basta usar o estilete para separar as costuras. Faça os recortes, a costura do tecido novo, coloque o enchimento de espuma e costure novamente.


17- Pronto! Seu sofá está novinho em folha e com uma cara nova.


Se você quiser mais dicas e macetes que poderiam ser úteis para você no dia-a-dia, aconselho que leia a seguinte matéria: 40 dicas de construção e reforma.

Agora, veja o antes e depois da reforma do sofá que usamos nesse tutorial.



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

Saiba qual a medida e como fazer a massa para reboco!