Saiba como são construídas as BARRAGENS de rejeitos!


construção de barragem de rejeitos

Hoje você irá entender como funciona as barragens de rejeitos de mineração, como elas são construídas, quais os tipos mais comuns, as mais seguras e quais são os maiores riscos dessas construções que ultimamente estão tão instáveis no Brasil.

Há alguns anos atrás, mais precisamente no dia 5 de novembro de 2015, aconteceu a terrível tragédia do rompimento da barragem do Fundão, em Mariana, da mineradora Samarco, causando o maior desastre ambiental no Brasil e deixando 19 pessoas mortas. Anos se passaram e a região afetada ainda sofre com o desastre.

No dia 25 de Janeiro de 2019, vimos a mesma história se repetir com o rompimento da barragem de Brumadinho, em Belo Horizonte, da mineradora Vale, deixando mais de 80 mortos e mais de 270 pessoas desaparecidas até o momento. Sem contar com as pessoas que ficaram sem suas casas, com a devastação de cerca de 270 hectares de terra, o equivalente a 377 campos de futebol.

Veja abaixo o vídeo, que mostra o exato momento do rompimento da Barragem de Brumadinho. Na gravação dá para ver centenas de pessoas fugindo do mar de lama que avança em direção a elas.



Leandro, o cinegrafista do vídeo, diz que estava no refeitório que foi devastado pela lama, mas, momentos antes, havia saído e se dirigido até a portaria para ajudar um colega que estava com dificuldades para entrar na empresa. Leandro completa dizendo que nasceu de novo e lamenta a morte dos amigos e trabalhadores do local.

Confira algumas fotos abaixo do antes e depois e como ficou a área devastada pelo rompimento da barragem de Minas Gerais logo após a tragédia.


antes e depois da barragem de brumadinho



antes e depois do rompimento da barragem


antes e depois da barragem da mineradora Vale

O que é uma barragem de rejeitos?

Barragem de rejeitos é um tipo de estrutura que é construída para conter o material que resulta do processo de mineração (extração de materiais da terra), ou seja, armazenar o que sobra e não pode mais ser utilizado em nada.

Esse material é uma espécie de lama que, dependendo da região e o tipo do processo de mineração, pode ser composta de argila, siltes ou areia e ficam ali decantando, pois, devido a questões ambientais, deve ser devidamente armazenado.

Agora, se você tem dúvida ou curiosidade de como essas grandes obras da engenharia são construídas, como elas funcionam para a armazenagem de rejeitos de mineração, quais são os riscos gerados por essas grandes estruturas feitas pelo homem e muito mais, não deixe de assistir o vídeo abaixo que mostra e explica em detalhes todos esses questionamentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

13 modelos e projetos de Casas Meia água simples e barata