Saiba como são construídas as BARRAGENS de rejeitos!
Há alguns anos atrás, mais precisamente no dia 5 de novembro de 2015, aconteceu a terrível tragédia do rompimento da barragem do Fundão, em Mariana, da mineradora Samarco, causando o maior desastre ambiental no Brasil e deixando 19 pessoas mortas. Anos se passaram e a região afetada ainda sofre com o desastre.
No dia 25 de Janeiro de 2019, vimos a mesma história se repetir com o rompimento da barragem de Brumadinho, em Belo Horizonte, da mineradora Vale, deixando mais de 80 mortos e mais de 270 pessoas desaparecidas até o momento. Sem contar com as pessoas que ficaram sem suas casas, com a devastação de cerca de 270 hectares de terra, o equivalente a 377 campos de futebol.
Veja abaixo o vídeo, que mostra o exato momento do rompimento da Barragem de Brumadinho. Na gravação dá para ver centenas de pessoas fugindo do mar de lama que avança em direção a elas.
Leandro, o cinegrafista do vídeo, diz que estava no refeitório que foi devastado pela lama, mas, momentos antes, havia saído e se dirigido até a portaria para ajudar um colega que estava com dificuldades para entrar na empresa. Leandro completa dizendo que nasceu de novo e lamenta a morte dos amigos e trabalhadores do local.
Confira algumas fotos abaixo do antes e depois e como ficou a área devastada pelo rompimento da barragem de Minas Gerais logo após a tragédia.
O que é uma barragem de rejeitos?
Barragem de rejeitos é um tipo de estrutura que é construída para conter o material que resulta do processo de mineração (extração de materiais da terra), ou seja, armazenar o que sobra e não pode mais ser utilizado em nada.
Esse material é uma espécie de lama que, dependendo da região e o tipo do processo de mineração, pode ser composta de argila, siltes ou areia e ficam ali decantando, pois, devido a questões ambientais, deve ser devidamente armazenado.
Agora, se você tem dúvida ou curiosidade de como essas grandes obras da engenharia são construídas, como elas funcionam para a armazenagem de rejeitos de mineração, quais são os riscos gerados por essas grandes estruturas feitas pelo homem e muito mais, não deixe de assistir o vídeo abaixo que mostra e explica em detalhes todos esses questionamentos.
Comentários
Postar um comentário