Quantidade de Cimento e Areia para Reboco, passo a passo!


Quantidade Cimento Areia Reboco

O reboco é uma etapa fundamental na construção de paredes e muros, pois é ele que garante a uniformidade da superfície e a protege contra ações do tempo e da umidade. 
Para garantir um resultado de qualidade, é preciso saber calcular corretamente a quantidade de cimento e areia necessária para o reboco

É comum que muitas pessoas tenham dúvidas em relação a essa etapa, o que pode levar a desperdícios de material ou até mesmo à realização de um trabalho mal feito. Por isso, neste artigo, explicaremos com detalhes como calcular a quantidade de cimento e areia para o reboco de paredes e muros, garantindo um resultado satisfatório e economia de material.

Qual a quantidade de areia e cimento?

O cálculo dessas medidas para serem misturadas para fazer o concreto ou argamassa deve ser feito com base na área da parede ou muro que será rebocada e na espessura desejada para a camada de argamassa. Para isso, siga os seguintes passos:

1 - Calcule a área da parede ou muro que será rebocada. Para isso, meça a largura e a altura da superfície e multiplique esses valores. Por exemplo, se a parede tem 3 metros de largura por 2,5 metros de altura, a área é de 7,5 metros quadrados (3 x 2,5 = 7,5).

2 - Multiplique a área da parede ou muro obtida acima pelo valor da espessura do reboco desejada. Em geral, recomenda-se uma espessura de 1,5 a 2 centímetros. Por exemplo, se a espessura desejada é de 2 centímetros, multiplique a área (7,5 metros quadrados) por 0,02 (2 centímetros em metros): 7,5 x 0,02 = 0,15 metros cúbicos.

3 - Agora é preciso saber a proporção que será usada. O traço do concreto mais comum para reboco é de 1:3, ou seja, uma parte de cimento para três partes de areia.

Com base nessa proporção, multiplique a quantidade total de argamassa necessária (0,15 metros cúbicos) por 4 (1 + 3): 0,15 x 4 = 0,6 metros cúbicos. Esse é o volume total de argamassa que será usado, sendo 0,15 metros cúbicos de cimento e 0,45 metros cúbicos de areia.

Veja também:

Vale lembrar que é recomendável sempre adquirir uma quantidade um pouco maior do que a calculada, para evitar problemas caso haja desperdícios ou imprevistos durante o processo de reboco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

Saiba qual a medida e como fazer a massa para reboco!