Inicio » , , , , » Aprenda como montar uma sapata de construção!

Aprenda como montar uma sapata de construção!


Uma boa sapata depende de dois pontos fundamentais: o concreto e a ferragem. O interior da sapata é constituído da malha de ferro.

A malha será feita fora do buraco, nas medidas informadas na tabela já fornecida. Use um ferro na vertical para cada 20 cms de malha; assim, em uma sapata de 40 x 40 cms, teremos 9 ferros de 1/4" na vertical, com estribos de 3/16", também colocados a cada 20 cms.

O buraco será um pouco maior que a malha, de forma que o concreto envolva os ferros por completo.



Antes da malha ser colocada no buraco, deve-se espalhar uma camada de concreto no fundo, onde ela assentará.
A amarração dos ferros é feita com arame cozido. Há várias formas de amarração, mas a mais simples é a mostrada a figura abaixo.



Passe o arame conforme indicado; depois, junte as duas pontas para torcê-la, com o alicate, da esquerda para a direita. A amarração é muito importante, pois evita que os ferros fiquem escorregando e saindo da posição desejada. Com um mínimo de treino, você aprenderá a amarrar os ferros rapidamente.

Partindo do fundo da malha, amarrados nos ferros centrais, ficarão os ferros para a coluna. Eles se projetaram só cm acima da malha e suas dimensões dependerão da largura do tijolo a ser usado (serão sempre um pouco menores que a largura do tijolo utilizado para erguer a parede). 
Sobre o assunto, é importante ler os alicerces, paredes e vigas/ colunas. A figura 8 mostra como os ferros da coluna devem ser colocados dentro da malha da sapata. Para a nossa casa padrão, pode usar para estes ferros a bitola 3/16", inclusive nos estribos. Estribos, como você já sabe, são os ferros menores, que neste caso estão colocados na horizontal. Embora as dimensões variem, deve-se usar a mesma proporção, ou seja, um ferro para cada 20 cms, seja na vertical ou na horizontal.

Veja o vídeo abaixo que pode esclarecer um pouco mais sobre o assunto:


0 comentários :

Postar um comentário

Anterior Proxima Página inicial

Receba no seu e-mail!

Curta a página!