Aprenda como Tirar o Nível de um terreno, passo a passo!


como tirar o nível de um terreno

A vídeo-aula abaixo irá ensinar você como tirar o nível de um terreno que esteja desnivelado de uma maneira muito simples e com ferramentas de fácil acesso, usando o nível, esquadro, estacas e linha.

Esse é o processo de medir e registrar as variações de altitude em um determinado espaço, pois é de extrema importância para os projetos de construção, planejamento urbano, agricultura e para dar início ao processo construtivo. 

Para isso, é necessário muita precisão e conhecimento para que o lote não fique fora de esquadro ou desnivelado e nós explicaremos o passo a passo de como fazer da forma correta.

Fazendo isso você verifica a estabilidade da construção, evitando problemas como deslizamentos de terra e alagamentos, onde será necessário aterrar, onde será necessário remover um pouco de terra e assim por diante.

Passos para tirar o nível de um terreno

1 - Escolha um ponto fixo no terreno como referência para as medições. Esse ponto deve ser fácil de identificar e acessível. Pode ser uma árvore, uma estaca, uma laje, entre outros.

2 - Utilize uma trena ou fita métrica para estabelecer uma malha de medição no terreno. A malha deve ser estabelecida com espaçamentos regulares, de acordo com a escala do projeto.

3 - Utilize uma régua ou nível para medir a diferença de altura entre os pontos da malha e o ponto de referência. Essa medida é chamada de cota e é expressa em metros ou pés.

4 - Anote as cotas medidas de cada ponto.

5 - Utilize as cotas registradas para traçar o perfil topográfico do terreno. Esse perfil mostra as variações de altitude no terreno e pode ser desenhado à mão ou com o uso de softwares especializados.

6 - Utilize as informações obtidas para verificar se o terreno é apto para construção. Isso inclui verificar se o terreno é estável, se não há áreas alagáveis, se precisará de aterramento elétrico ou remoção de terra e se as variações de altitude não comprometem a segurança da construção.

Agora, acompanhe o vídeo abaixo onde mostra o passo a passo completo de como fazer o nivelamento de um terreno de forma clara e objetiva para que você não saia da matéria com dúvidas.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

13 modelos e projetos de Casas Meia água simples e barata