Inicio » , » Como fazer Aterramento Elétrico - Aprenda passo-a-passo!

Como fazer Aterramento Elétrico - Aprenda passo-a-passo!

passo a passo do aterramento eletrico

O aterramento trás diversos benefícios, como por exemplo, prevenção de choques elétricos, aumento da vida útil de equipamentos eletroeletrônicos, redução de ruídos em sistemas de áudio e Home Theaters, além da melhoria do funcionamento de computadores.

O aterramento nada mais é do que uma ou mais hastes de cobre enterradas e ligadas a um fio ou cabo, que se estende até as tomadas. Nas tomadas, este fio ou cabo será ligado ao terceiro orifício, que é destinado ao terra.

Seguindo as orientações, torna-se um trabalho prático, seguro e funcional, pois a nossa intenção é que qualquer usuário, com pouco ou nenhum conhecimento elétrico, possa executar as tarefas com eficiência e segurança.

Passo-a-passo do aterramento elétrico


1- Escolha um local do lado de fora da residência ou no jardim para enterrar a haste metálica e enterre deixando uma ponta para cima para prender os fios.
Caso você não queira deixar nenhuma ponta para cima da terra, você pode fazer um buraco para enterrar um balde plástico e que fique a ponta da haste dentro dele, conforme a foto abaixo.

haste de aterramento elétrico residencial

2- Escolha a tomada que será aterrada dando preferência para a que está mais perto da haste, pois, dessa forma, você reduz a quantidade de material e obtêm um melhor resultado.

3- Pegue uma chave de teste e coloque nos buracos da tomada para identificar o fio fase ou fio positivo. Se ao colocar a chave no buraco da tomada acender a luz, esse é o fio fase, se não acender, esse é o fio neutro ou negativo.
Recomendo que leia: como usar chave de teste.

chave de teste na tomada

4- Agora desligue a chave geral da residência e remova a tomada da parede.
Marque com uma fita isolante ou canetinha qual dos fios é o fase ou positivo.
Atenção: pela norma da ABNT, o fio fase deve ficar no buraco do lado direito da tomada de 3 furos ou tripolar.

5- Com a haste metálica já enterrada no solo, prenda o fio no conector da ponta da haste e estique até a tomada que foi escolhida.
Como a tomada já tem o fio fase e neutro, restou o furo do fio do aterramento. Então, é nele que você prenderá a outra ponta do fio que vem da haste de aterramento.

fio de aterramento elétrico


0 comentários :

Postar um comentário

Anterior Proxima Página inicial