Como fazer Aterramento Elétrico Residencial, passo-a-passo!


passo a passo do aterramento eletrico

Aprenda como fazer o aterramento elétrico residencial de forma correta, com um passo a passo detalhado do início ao fim e saiba porque é tão importante realizar esse processo na rede elétrica.

O aterramento elétrico é um sistema que tem como objetivo proteger as pessoas e os equipamentos elétricos de possíveis descargas elétricas. No caso de residências, é obrigatório e tem a função de descarregar a corrente elétrica excessiva em caso de falhas no sistema, evitando assim riscos de choques elétricos e incêndios.

O que é aterramento elétrico?

É um sistema que consiste em uma conexão intencional entre a instalação elétrica de um imóvel (casa, apartamento ou sala comercial) e a terra. A conexão com a terra é feita por meio de uma haste metálica que é cravada no solo, de onde é retirada a corrente elétrica em excesso, quando necessário.

A conexão com a terra permite que a corrente elétrica excessiva que passa pelo sistema seja retirada do circuito e seja transferida para o solo, garantindo a segurança das pessoas e dos equipamentos da residência. 

Portanto, em caso de falhas no sistema elétrico, como curtos-circuitos e sobrecargas, a corrente excessiva é direcionada para a haste de aterramento que está em contato com a terra, que funciona como um condutor, permitindo que a eletricidade seja descarregada no solo.

Por que fazer o aterramento elétrico residencial?

É muito importante fazer o aterramento elétrico residencial, pois a sua falta pode causar choques elétricos, danificar aparelhos eletrônicos, causar riscos de incêndio devido a curtos-circuitos ou faíscas e, em casos extremos, pode levar à morte por choque.

Isso ocorre porque, por alguma falha no sistema, há um excesso de energia e se uma haste metálica não estiver enterrada para liberar essa energia, ela é liberada nos aparelhos eletrônicos ou nas pessoas.

Como fazer o aterramento elétrico residencial?

Agora veja o passo a passo abaixo do esquema para fazer o aterramento elétrico residencial com haste metálica de forma simples, com todas as etapas e precauções necessárias:

Antes de começar, é importante ressaltar que esse tipo de trabalho é uma atividade que requer conhecimentos técnicos específicos e que deve ser realizada por profissionais habilitados. Se você não tem experiência com eletricidade, não tente fazer por conta própria, pois pode ser perigoso.

Veja também: como emendar os fios corretamente.

1 - Avalie a necessidade: 

Em primeiro lugar, é importante avaliar se o imóvel necessita de aterramento elétrico. Para isso, consulte um profissional habilitado, que fará uma avaliação técnica do local e indicará se é necessário e qual tipo deve ser utilizado.

2 - Tipo de aterramento: 

Existem vários tipos de aterramento elétrico, como o TN, o TT e o IT. Cada tipo é indicado para uma situação específica, levando em conta as características do local e do sistema elétrico ali instalado. 

Mais uma vez, é importante contar com a ajuda de um profissional habilitado, um eletricista experiente para escolher o tipo correto para ser instalado na residência para evitar problemas futuros.

3 - Local da haste metálica:

É necessário preparar o terreno onde será instalada a haste metálica de aterrar, levando em conta a distância até a rede elétrica e a umidade do solo. 

haste aterramento elétrico residencial

4 - Instalação da haste de aterramento: 

A haste metálica é um componente essencial do sistema de aterramento. Ela deve ser instalada numa vala ou buraco, de forma que fique completamente enterrada e bem fixada no solo. É importante seguir as recomendações do fabricante para instalar essa haste corretamente.

Deve ser um local a pelo menos 1,5 metros de distância da parede externa da casa, a uma distância segura da rede elétrica, e em um local onde a água subterrânea não fique muito próxima da superfície.

Insira a haste metálica no buraco na posição vertical, enterrando completamente e preencha-o com solo compactado ao redor.

Conecte um fio de cobre ou outro material de alta condutividade elétrica à haste de aterramento e prenda-o com um grampo de cabo, para que em seguida, estenda o fio até o quadro de distribuição de energia e conecte-o ao terminal de aterramento.

5 - Conecte na rede: 

Após instalar a haste, é necessário conectar o sistema na rede elétrica residencial, para isso, é preciso fazer a ligação entre a haste e os outros componentes do sistema, como o quadro de distribuição, os eletrodutos e a fiação elétrica. 

fio aterramento eletrico

6 - Faça a medição:

Por fim, é importante fazer a medição do aterramento elétrico, para verificar se o sistema está funcionando corretamente e se está dentro dos padrões técnicos e de segurança.

Veja também:

Além disso, é importante que o proprietário da residência mantenha a instalação elétrica em bom estado de conservação, realizando periodicamente inspeções e manutenções para garantir a segurança do sistema elétrico. Com essas medidas preventivas, é possível garantir a segurança da instalação elétrica residencial e evitar acidentes e prejuízos materiais.

Comentários

  1. Muito Boa matéria. Parabéns é obrigado pela boas explicações

    ResponderExcluir
  2. https://aprendendoeletrica.com/o-que-e-aterramento-eletrico/

    ResponderExcluir
  3. Como críticas construtivas ao canal posso dizer que o fio ideal para aterramento não deve ser encapado o condutor ideal para aterramento deve ser de cobre nu
    Outro ponto a ser revisto e que quando falamos em tensão alternada não existe positivo nem negativo, e sim fase e neutro, portanto a diferença de potencial de uma rede monofásica (127v) temos fase e neutro e não positivo e negativo.
    Para um bom aterramento precisamos de 3 ohms ou menos de resistência elétrica.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!