Inicio » , , » Massa de Cimento com Detergente? Realmente funciona. Veja porque e como usar!

Massa de Cimento com Detergente? Realmente funciona. Veja porque e como usar!


Ultimamente, surgiram alguns vídeos na internet, de pessoas usando detergente de cozinha na massa de cimento. Essa é uma técnica antiga, usada por muitos pedreiros. No entanto, nem todos conhecem e ficam se perguntando se isso realmente funciona.


Então, assista o vídeo abaixo e aprenda porque pode usar o detergente na massa, como ele age em relação ao PH e como usar corretamente na preparação do traço do concreto.


11 comentários :

Sandro Pereira Silva disse...

e oque melhorou ???
você é 10, adoro seus videos.

Luiz Alberto Dias disse...

Boa informação. Gostei.

Armando Souza disse...

Comentei sobre isso com um construtor e ele argumentou que, a massa com o cal tradicional, teria a vantagem quanto à proteção contra formigas, por exemplo, alegando que essa massa (com detergente) não teria essa mesma "defesa". O que acham? E a resistência ao longo dos anos, tende a ser a mesma?

Joaquim Ferreira Costa Filho disse...

Sou estudante de engenharia civil na UFC, gosto de pesquisar e aplicar novas tecnologias quando posso. Fiquei interessado e quero me aprofundar, poderia indicar algum material(estudo de caso, pesquisa científica, artigo, TCC).

Unknown disse...

Brother isso é só conhecimento empírico, o detergente nunca substituiria a cal, pois a cal além de agregar resistência a argamassa, ela tbm serve para retração dá argamassa, evita a secagem acelerada dá água.
O detergente ele funciona sim, apenas como aditivo incorporador de ar, e apenas para isso, onde essa mesma propriedade a Cal tbm oferece.
Mas se me perguntarem se usaria o detergente como aditivo incorporador de ar, concerteza usaria, mas como substituto dá cal, nao!
Eng° Ewerthon Lima Goiânia!

Ewerthon Lima disse...

Proteção contra formigas, essa é nova!
O detergente apenas agrega trabalhabilidade a argamassa de revestimento sarrafeado para proteção mecânica dá alvenaria e argamassa de assentamento horizontal e vertical,o detergente nunca pode substituir a cal, e nem a cal e nem o detergente espanta formiga e sim fungicidas!
Eng° Ewerthon Lima de Goiânia

Ewerthon Lima disse...

Sinto muito, mas nao existem estudos científicos que comprovem realmente a eficácia desse métodos,existem apenas dados empíricos sobre os dois métodos.
E tudo o que o pedreiro fez no vídeo, muita muita coisa nao faz sentido, o detergente apenas incorpora ar a argamassa, aumentando a trabalhabilidade dá argamassa,
Mas nunca pode substitui-lo

Figueiredo Fonseca disse...

Concordo com sua posição exposta Ewerton, a cal existe sim a função de retenção de água, e em especifico para argamassas o detergente age como aditivo incorporador de ar nas matrizes cimentícias para melhorar suas características no estado fresco ou endurecido. Porem tenho de discordar em sua referencia a agregação e resistência e retração da argamassa.
Felipe Figueiredo Fonseca - Goiânia/Brasília

Unknown disse...

A cal tem propriedades algicidas e fungicidas e seu tempo de atuação/ durabilidade de cinquenta anos

amorim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcos Roberto Ramos dos Santos disse...

Estou escrevendo um artigo sobre o assunto.

Anterior Proxima Página inicial

Receba no seu e-mail!

Curta a página!