Aprenda como amolar (afiar) facas corretamente!


como amolar afiar faca

Sua faca não está mais cortando direito? Não tem mais fio? Está sem fio? Só arranha os alimentos e dá um trabalhão para cortá-los? Aprenda agora a técnica correta para afiar ou amolar as facas.

 É sempre bom manter o fio das facas de cozinha em dia, mas como fazer isso em casa?

Como amolar faca com pedra?

amolar faca pedra

1 - Coloque a pedra de amolar sobre uma superfície plana e firme, como uma bancada ou uma tábua de corte. Coloque uma toalha ou pano molhado sob a pedra para evitar que ela escorregue durante o afiamento.

2 - Tem que molhar a pedra de amolar? Sim, molhe a pedra de amolar colocando na água suficiente na pedra para cobrir a superfície completamente. Deixe a pedra absorver a água por alguns minutos antes de começar a afiar.

3 - Segure a faca firmemente com uma das mãos e coloque a lâmina contra a pedra de amolar. Mantenha um ângulo de aproximadamente 20 graus entre a lâmina e a pedra.

4 - Deslize a lâmina da faca para frente e para trás na pedra em movimentos firmes e constantes. Comece pela parte mais grosseira da pedra e vá trabalhando em direção à parte mais fina. Repita o processo em ambos os lados da lâmina.

5 - Após alguns minutos, verifique se a lâmina está afiada o suficiente. Se não estiver, continue afiando com a parte mais fina da pedra até que fique afiada o suficiente.

6 - Lave a faca com água e sabão para remover os resíduos de pedra e seque-a completamente antes de guardar.

Como amolar faca com a chaira?

amolar faca chaira

1 - Segure a chaira firmemente com a mão esquerda (se você for destro), apoiando-a contra uma superfície sólida, como uma bancada ou tábua de corte.

2 - Segure a faca firmemente com a mão direita, com a lâmina inclinada em um ângulo de cerca de 20 graus em relação à chaira.

3 - Posicione a lâmina contra a chaira na base do fio, de modo que a ponta da lâmina aponte para cima.

4 - Deslize a lâmina para baixo e para longe de você, mantendo um ângulo consistente entre a lâmina e a chaira. Repita este movimento cerca de 10 vezes de cada lado da lâmina.

5 - Limpe a faca com um pano limpo para remover os resíduos de metal e teste a afiação. Se a faca não estiver afiada o suficiente, repita o processo novamente.

6 - Lave a faca com água e sabão para remover os resíduos de metal e seque-a completamente antes de guardar.

Veja também: 

Pronto! Sua faca sem fio já deve estar com o corte muito bom para cortar uma peça de carne e fazer aquele belo churrasco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)