Inicio » » Aprenda como instalar a caixa d'água - Passo-a-passo!

Aprenda como instalar a caixa d'água - Passo-a-passo!

instalação da caixa d'água

A instalação correta da caixa d'água evita problemas futuros na sua residência, então iremos ensinar como fazer a ligação correta da caixa de plástico, fibra ou polietileno.

Assentamento correto
Assentar a caixa d’água sobre uma superfície horizontal plana, rígida e nivelada sem a presença de pedras, detritos ou pontas que possam danificá-la. O apoio deve ter resistência capaz de suportar o peso da caixa cheia. Recomenda-se que a base seja de concreto e com a área maior que o fundo da caixa.


Furação correta
Antes de começar o procedimento de furação, verifique os locais adequados. Na furação da caixa, utilize uma serra-copo compatível com a flange a ser instalada para as tubulações de entrada, de saída, do extravasor (ladrão) e de limpeza. A furação da caixa também pose ser feita com broca fina com sucessivos furos sobre a circunferência pré-marcada na caixa d’água no diâmetro desejado.


furação da caixa d'água

Tubulação
A caixa d’água deve ter tubo de entrada, de saída, do extravasor (ladrão) e de limpeza. Aperte bem as conexões e tubulações evitando que se movimentem. Evite esforços de flexão e tensão entre a conexão, a tubulação e a parede da caixa, antes e após a instalação. Aconselha-se fixar as tubulações.

Travamento da tampa
A caixa d’água de polietileno possui um exclusivo sistema inteligente de trava na tampa, que dispensa o uso de parafusos e amarras em sua instalação. Aperte bem as conexões e tubulações, evitando que se movimentem.

tampa da caixa d'água

Limpeza
Antes de instalar sua caixa d’água faça uma limpeza utilizando sabão neutro e esponja macia. A caixa d’água possui superfície interna lisa para facilitar a limpeza. Recomenda-se a limpeza a cada 6 meses ou conforme orientação da companhia de saneamento local.


Passo a passo de como fazer o encanamento da caixa d'água
  1. A água que vem da rua (da empresa distribuidora) deve ser ligada ao registro;
  2. Coloque um cano no registro que deve ir até próximo da casa;
  3. Já próximo da casa, divida esse cano em dois destinos com registro;
  4. O primeiro destino é para o chuveiro. Porque não usar a água da caixa para tomar banho? A água da rua tem mais pressão.
  5. O outro destino vai para a caixa d'água;
  6. Na caixa d'água, faça um furo para a entrada da água, que pelo lado de dentro vai a boia, outro furo para o suspiro, para se acontecer da boia apresentar defeitos e caixa não transbordar, outro furo embaixo para a limpeza;
  7. Faça um furo embaixo ou do lado para distribuir a água para a casa inteira.
Está pronto!

Se ainda tiver dúvida, veja a vídeo-aula logo abaixo.




0 comentários :

Postar um comentário

Anterior Proxima Página inicial