Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!


medidas esquadro terreno

Primeiro de tudo, o que é esquadrejar?
Esquadrejar uma casa é o mesmo que colocar dentro de um esquadro, isto é, fazer a planta usando ângulos retos ou de 90 graus, caso contrário poderá trazer problema na distribuição dos demais cômodos dentro do terreno. 


Isto é bastante fácil de fazer quando você tem um terreno quadrado ou retangular e nesse caso o projeto da casa só precisa seguir o formato do terreno que já está esquadrejado, mas quando o terreno é desnivelado ou tem medidas irregulares, então é necessário ter um pouco mais de atenção no processo de esquadrejamento da casa.

A ferramenta empregada nesta operação é o esquadro para verificar o ângulo reto, porém limita-se aos vãos pequenos. O esquadro deve ficar tangenciando as linhas sem as tocá-las, quando as linhas ficarem paralelas ao esquadro garantimos o ângulo reto, conforme mostra a figura.

Passo a passo de como esquadrejar uma casa:

1 - Escolha um canto da casa como ponto de partida e marque-o com uma estaca
ou um pedaço de madeira.

2 - Use uma trena para medir a distância do ponto de partida ao longo do comprimento da parede da casa e marque essa medida na fundação.

Repita o mesmo processo para o outro lado da parede para garantir que a largura da casa seja uniforme, ou seja, do mesmo tamanho.

3 - Use o esquadro para medir um ângulo reto no ponto onde a primeira linha da fundação encontra o ponto de partida. Para fazer isso, coloque a base do esquadro contra a primeira linha da fundação e o braço do esquadro contra o ponto de partida. Use uma trena para medir 3 metros ao longo da primeira linha da fundação e marque esse ponto com uma estaca.

4 - Usando o braço do esquadro (parte maior) como uma guia, marque a segunda linha da fundação para garantir que ela esteja em um ângulo de 90 graus em relação à primeira linha. Use outra trena para medir 4 metros ao longo da segunda linha da fundação e marque esse ponto com outra estaca. 

angulo alinhamento esquadro

5 - Verifique se a distância entre as duas estacas da ponta (você vai verificar a diagonal) é de 5 metros para garantir que o ângulo entre as duas paredes seja de 90 graus. Se o ângulo não for exato, ajuste as estacas até obter o ângulo correto.

5 - Repita o processo em todos os cantos da casa, medindo e marcando cada canto da fundação, garantindo que as linhas estejam em ângulos retos.

6 - Coloque o esquadro diagonalmente de um canto para o outro e verifique se os lados do esquadro estão perfeitamente nivelados e formam um ângulo de 90 graus. 
Se as diagonais não forem iguais, ajuste a posição das estacas até que as diagonais tenham a mesma medida em ambos os lados.

No caso de vãos grandes utilizamos a relação do triângulo retângulo que são medidas marcadas em alinhamento nas proporções de 3:4:5, fazendo coincidir o lado do ângulo reto com o alinhamento da base. 

Veja também: 

Caso tenha restado dúvida de como tirar o esquadro correto de um terreno para que ela não fique torta, recomendo também que assista o vídeos abaixo com diversas dicas de um pedreiro experiente.

Comentários

  1. Corrige lá, as casas são geminadas (gêmeas) e não germinadas (casas germinadas são casas contaminadas com germes).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Casas geminadas são casas bombardeadas por gemidos.

      Excluir
    2. Casas "germinadas" são casas desenvolvidas a partir de sementes.
      Joga a semente no buraco no chão, cobre com terra, molha, daí brota uma casinha que vai se desenvolvendo até se tornar uma cada adulta germinada. Aí, é só pintar e ocupar, vivendo feliz para sempre.

      Excluir
  2. Muito bom me ajudou já

    ResponderExcluir
  3. esquartejamento da casa???? Não seria esquadrejamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ele esta falando esquatro , esquadro q seria o correto 😂

      Excluir
  4. Alguém já ouviu falar no teorema de Pitágoras.
    Foi enunciado já faz alguns dias...

    ResponderExcluir
  5. triângulo retangular o quadrado do comprimento da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos comprimentos dos catetos. já dizia Pitágoras « que coisa horrorosa » onde é que eu já ouvi isto.....

    ResponderExcluir
  6. https://play.google.com/store/apps/details?id=appinventor.ai_osegredodaobra.O_Esquadro_Perfeito&hl=pt_BR

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. O quadrado da hipotenusa (5×5=25) é igual a soma do quadrado dos catetos [(3×3=9)+(4×4=16)]=25

      Excluir
  8. NUNCA esquadreje um terreno com caida acompanhando a superficie,, mas sim pelo nivel do barbante.
    Se fizer pela caida os pisos, azulejos, telhados ficarao torto.

    ResponderExcluir
  9. (Casas geminadas são casas bombardeadas por gemidos) kkkkkkkk, muito boa essa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!