Aprenda como construir GABARITO de obra!


como fazer gabarito de obra

O gabarito na construção civil é um tipo de molde ou modelo que é utilizado para orientar a construção de uma estrutura ou edifício. É uma representação em escala de um projeto arquitetônico, geralmente em papel, que contém informações sobre o tamanho, a forma e a localização dos elementos que compõem a edificação.

Ele é utilizado como referência para a execução da obra, auxiliando os profissionais envolvidos na construção, como engenheiros, arquitetos e pedreiros, a garantir que as medidas e proporções estejam de acordo com o projeto original. 

Ele também ajuda a evitar erros e retrabalhos, contribuindo para a economia de tempo e dinheiro durante a execução da obra. Aprenda agora como fazer um gabarito para construção civil.

Como montar o gabarito da obra

O gabarito ou tabeira é montado com auxílio de pontaletes de madeira de 7,5 x 7,5 centímetros ou 7,5 x 10,0 centímetros, espaçados de 1,50 a 1,80 metros, nos quais são fixadas tábuas de 15 ou 20 cm de largura, que servirão de suporte para as linhas que definirão os elementos demarcados, que podem ser de arame recozido nº 18 ou fio de náilon.

O gabarito, devidamente nivelado, é colocado ao redor de toda a construção a ser locada, a aproximadamente 1,50 metros do local da construção e com altura superior ao nível do baldrame, variando de 0,4 m a 1,5 m acima do nível do solo.


Veja também: Aprenda como tirar o nível sozinho.

gabarito construção

O gabarito deve estar nivelado e o no esquadro, ou seja, seus cantos devem estar com 90º. O nivelamento é feito com mangueira de água e é relativamente simples.

O esquadro deve ser perfeito nos quatro cantos, pra isso recorremos a Pitágoras, meça 4 metros em um lado do gabarito e meça 3 do outro lado, ligue uma linha entre esses dois pontos, e a medida deve ser exatos 5 metros.

Veja aqui: Como tirar o esquadro de um terreno.

 Exemplo da montagem de um Gabarito

montagem gabarito

Com essas medidas e com essas ilustrações mostrando como devem ser montadas as madeiras do gabarito, acredito que agora você já possa colocar em prática e executa-lo na obra de construção civil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

Saiba qual a medida e como fazer a massa para reboco!