Saiba porque a Torre de Pisa é torta e não cai!


torre pisa torta inclinada

A Torre de Pisa é um dos monumentos mais conhecidos e visitados da Itália, famosa por sua inclinação característica. Mas por que essa torre histórica é torta?

Nesta matéria, iremos explorar as razões por trás da inclinação da Torre de Pisa e como ela foi estabilizada ao longo dos séculos. Além disso, vamos entender por que a torre não caiu apesar de sua inclinação acentuada e como o trabalho de engenharia moderno contribuiu para a sua preservação. 

Porque a Torre de pisa é inclinada?

A Torre de Pisa é um dos monumentos mais famosos da Itália, conhecida pela sua inclinação característica. A torre começou a ser construída em 1173, como parte da Catedral de Pisa, mas logo começou a inclinar-se para um lado durante a sua construção, e a inclinação só foi interrompida em 1372. 

Desde então, a torre tornou-se um símbolo icônico da cidade de Pisa e atrai milhões de turistas todos os anos. Mas porque ela é torta?

A inclinação da Torre de Pisa deve-se a vários fatores, incluindo problemas geológicos e de construção. A torre foi construída sobre um solo instável de argila, areia e lodo, que não conseguiu suportar o peso da torre. Além disso, os construtores fizeram a base da torre muito estreita e sólida, o que aumentou ainda mais a inclinação da torre.

Os problemas com a construção da torre começaram logo na fase de construção da terceira história, quando os construtores perceberam que a torre estava a inclinar-se. 

Para tentar corrigir o problema, os construtores adicionaram mais andares à torre, mas isso só fez com que a torre se inclinasse ainda mais. Finalmente, em 1372, a construção da torre foi interrompida por causa da Guerra de Pisa contra Génova, e a torre permaneceu inacabada por quase 100 anos.

Veja também: História do Cristo Redentor.

Foi apenas no século XIX que se começou a fazer esforços para estabilizar a Torre de Pisa. Em 1838, o arquiteto Alessandro Gherardesca instalou cabos de ferro para tentar evitar que a torre se inclinasse ainda mais. 

Depois disso, foram feitas várias tentativas para estabilizar a torre, incluindo a remoção do solo sob a base da torre e a adição de concreto em sua fundação.

Em 1990, a Torre de Pisa foi fechada ao público devido ao perigo que representava, mas após um esforço de restauração que durou mais de 10 anos, a torre foi reaberta em 2001. Durante a restauração, foram feitas várias alterações para estabilizar a torre e reduzir a sua inclinação. 

O solo sob a base da torre foi removido e substituído por uma camada de concreto, e foram adicionados contrapesos para evitar que a torre se inclinasse ainda mais. Como resultado desses esforços, a inclinação da Torre de Pisa foi reduzida de 5,5 graus para cerca de 3,99 graus.

A Torre de Pisa vai cair?

Embora a Torre tenha uma inclinação acentuada, ela não caiu devido a uma combinação de fatores. Primeiro, a torre é construída em uma fundação sólida de rocha, o que ajuda a estabilizá-la. 

tprre pisa caindo

Sem contar que os construtores da torre fizeram vários esforços para tentar estabilizá-la, incluindo adicionar contrapesos para compensar a inclinação.

Durante a restauração da torre, que durou mais de 10 anos, foram realizados vários trabalhos de engenharia para torná-la mais segura. A base da torre foi nivelada, e foram adicionados contrapesos e amortecedores para reduzir a sua inclinação. 

Outro fator importante é que foram feitos esforços para melhorar a drenagem e evitar a erosão do solo em torno da torre.


Outro fator que ajudou a preservar a Torre de Pisa é o fato de que ela é construída com pedra calcária de alta qualidade, que é resistente à erosão e ao desgaste. Essa pedra de alta qualidade ajudou a manter a integridade estrutural da torre ao longo dos séculos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

110 Volts ou 220 Volts: saiba porque existe diferença de tensão em alguns estados.

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)