Aprenda como colocar a Cumeeira ou Espigão, telhas do meio do telhado!


Cumeeira é o que chamam de divisor de águas de uma cobertura, é a parte mais alta de um telhado, o ponto culminante, a parte que fica a maior viga de madeira que une os vértices da tesoura, onde também de apoiam os caibros de toda a estrutura de madeira da cobertura.

Para instalação das cumeeiras é conveniente planejar previamente a colocação das mesmas, a fim de evitar cortes e obter o melhor acabamento estético. A cumeeira deve ser assentada com argamassa de cimento, porém, recomenda-se colocar as cumeeiras ainda sem argamassa na sua posição definitiva para conferir a correta distribuição das mesmas.



É muito importante que no emboço da cumeeira a argamassa utilizada fique protegida pela mesma (a argamassa não deve ficar exposta aos agentes atmosféricos, como sol e chuva).

Na construção de linhas de cumeeira é necessário colocar as peças de maneira que se assegure a proteção contra chuvas e ventos fortes. É fundamental manter o alinhamento da linha de cumeeira.

A sobreposição das cumeeiras é de 7 cm. Deve-se colocar 3,15 peças por metro linear. A argamassa tem que ficar sempre protegida pela cumeeira. O cordão da argamassa deve ser de 3 a 4 cm de largura.


Para um melhor acabamento sugerimos adicionar na argamassa o pigmento para a coloração, sendo este disponível nas cores das telhas.

As cumeeiras possuem 3 linhas para delimitar o lugar certo onde colocar argamassa. O recobrimento entre as cumeeiras e a telha deve ser no mínimo de 8 cm.


A argamassa tem que ficar na largura de 3 a 4 cm na parte interna da cumeeira, não podendo chegar ao final da telha.

Comentários

  1. ola
    onde se consegue corantes para aproximar na cor da telha, porque todas as massas para cumeeiras vem na cor coinza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A utilização de pó Xadrez na argamassa auxilia nesse caso.

      Excluir
  2. Qual o traço da massa recomendado?

    ResponderExcluir
  3. traço 1:2:9 (cimento: cal: areia) ou mais fraca caso se for fazer reparo no espigões ou cumeeira tem como tirar e reaproveitar as telhas e quebrar menos peças...

    ResponderExcluir
  4. É possível colocar impermeabilizante na massa para assentamento da cumeeira? E se for acrescentado impermeabilizante - há impacto no secamento e durabilidade do serviço? Qual o produto recomendado neste caso? Obrigado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba quais as funções de um Alicate Universal!

40 PLANTAS BAIXAS - Projetos de casas em DWG - Baixar Grátis!

CIMENTO EMPEDRADO - Saiba o que fazer com o cimento endurecido!

Medidas dos Canos de PVC - Saiba a Bitola dos Tubos!

Plantas de casas e sobrados para TERRENOS 12 X 25 (300 m²)!