Saiba qual a diferença entre Tensão 110V e 220V!


diferença Tensão 110V e 220V

Primeiramente é interessante saber que o Brasil é o único país do mundo que tem duas tensões na rede elétrica, causando muitos transtornos, dúvidas e confusões aos usuários.

Quando o Brasil começou a montar sua rede elétrica, no início do século 20, diferentes companhias se estabeleceram em cada região do país. A escolha do sistema de 110 volts ou de 220 volts dependeu do país de origem das primeiras empresas e de uma análise de custos: a quantidade de consumidores por metro quadrado, o dinheiro para a instalação e para os materiais necessários, como transformadores e cabos.


Na foto abaixo mostra as tensões pelo mundo.

paises tensões 110 220

5 diferenças entre as tensões 110V e 220V

Qual é a tensão mais segura?
A 110 volts. Na hora que um dedo vai parar acidentalmente na tomada, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque. É o contrário do que rola com os aparelhos elétricos.

Qual é a melhor tensão para evitar apagões?
A 220 volts. Geralmente, um "apagão" ocorre quando as casas solicitam um excesso de corrente elétrica à rede de distribuição. Ligar aparelhos em 220 volts é uma forma de evitar essa sobrecarga porque, quanto maior a tensão, menor é a corrente que os aparelhos elétricos usam para funcionar.

Qual é a tensão com manutenção mais barata?
É a 220 volts - pelo menos para os concessionários. Esse sistema usa menos transformadores e cabos mais baratos no caminho da distribuidora até o consumidor final.

Qual é a tensão que consome menos recursos ambientais?
Não faz diferença. Para nossos recursos naturais (por exemplo, a água das hidrelétricas), também não importam nem a tensão nem a corrente. O que conta mesmo é a potência total dos aparelhos ligados à rede elétrica.

Qual é a tensão mais econômica para o consumidor?
Não faz diferença, porque o consumo é medido em quilowatt-hora - ou seja, pela potência e pelo tempo de funcionamento dos aparelhos ligados. Para reduzir a conta de luz, é preciso usar menos os aparelhos ou optar por modelos menos potentes.

Que cuidado se deve ter antes de conectar um aparelho a tomada? 
Saber qual é a tensão da tomada e qual é a do aparelho, se o aparelho tiver chave seletora ajustar de acordo com a tomada. Caso o aparelho seja bivolt, aparelho moderno que funciona em qualquer tensão, como carregadores de celular e de computadores portáteis, não se precisa preocupar.

Existem aparelhos que podem danificar quando ligados em 220 V?
Sim, alguns aparelhos funcionam somente em 110 Volts , para serem ligados em 220 V é necessário um transformador, senão o circuito ira queimar.

Como se chamam os aparelhos que podem ligar em 110V e 220V?
Aparelhos bivolts, que ajustam automaticamente a voltagem que lhe é fornecida.


Espero ter esclarecido algumas dúvidas sobre a diferença das tensões elétricas de 110 volts e 220 volts.

Comentários

  1. A tensão mais segura não é necessariamente a 110v, depende do lugar... por exemplo em são paulo a rede 220v é formada por duas vias de 110v a qual tomar um choque não faz diferença nenhuma se na 110v ou 220v a menos que feche o 220v. Já no sul do país só existe rede 220v e é formada por uma via de 220v e outra chamado neutro, onde levar um choque mesmo que mais forte que na rede 110v é mais seguro porque a tensão te joga longe do fiação quanto no 110v você é atraído pela rede. Portanto é preferível levar um choque 220v o qual poderá se livrar sozinho a menos que esteja descalço no chão molhado. kkkkkkk
    Meia colher mesmo! Sabe nada de levar um choquinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moro em Santa Catarina e concordo contigo, a amperagem em 220V é menor.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Quais as diferenças???o titulo diz uma coisa e a matéria diz outra...gostaria de saber as diferenças de cada tensão e não as duvidas sobre se posso ligar um aparelho 110 no 220...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!