PICHE - O que é e como é fabricado!



O que é Piche?

Substância negra, resinosa, pegajosa, obtida da destilação do alcatrão ou do petróleo. O piche nada mais é que o asfalto em estado líquido.

Para que serve?

O piche é altamente adesivo e repelente à água. É utilizado para impermeabilizar pisos e coberturas, pavimentar estradas e em aplicações à prova de água.

Como é fabricado o Piche?

Nas refinarias industriais o Alcatrão virgem, juntamente com suas soluções é aquecido em uma fornalha e inserido na base da coluna destiladora, logo as substâncias vão vaporizando em ordem definida pelo ponto de ebulição, assim o vapor rico da substância de ponto de ebulição menor é condensado na primeira bandeja até receber contato do vapor da substância de ponto de ebulição maior.


Devido a este vapor estar à maior temperatura o condensado menos volátil retoma sua forma gasosa novamente e sobe para bandeja posterior em que se condensa.

 Isto ocorre até o topo da coluna em que se retira a solução mais leve. As demais soluções são retiradas nas bandejas dos níveis inferiores restando-se o Piche na base da coluna, pois é a solução mais pesada e menos volátil. Veja a figura abaixo:

resíduos produção piche

Comentários

Unknown disse…
boa noite!um contra piso pegaria em cima de um pinche?
jcdr2006 disse…
Este desenho é na verdade, uma torre de refino de petróleo; o que fica em baixo é asfalto e não piche. Piche é produzido em siderúrgica (Açominas, Usiminas etc).O piche quando frio pode ser fragmentado; o que não acontece com o asfalto

Postagens mais visitadas deste blog

Como carregar SACOS DE CIMENTO de 50kg sem muito esforço!

UMIDADE subindo pela parede? Aprenda como resolver esse problema!

Misture AÇÚCAR no concreto e dê adeus às FISSURAS - Entenda!

Chuveiro com POUCA PRESSÃO? Passo-a-passo de como aumentar!

40 PLANTAS BAIXAS - Projetos de casas em DWG - Baixar Grátis!