PICHE: que é e como é fabricado!


piche

O que é Piche?

Substância negra, resinosa, pegajosa, obtida da destilação do alcatrão ou do petróleo. O piche nada mais é que o asfalto em estado líquido.

É uma mistura de hidrocarbonetos, obtida a partir da destilação do alcatrão de hulha, que é um resíduo da produção de coque a partir do carvão mineral. O alcatrão de hulha é uma mistura complexa de compostos orgânicos, líquidos e sólidos, que é separada em diversas frações durante o processo de destilação. Uma dessas frações é o piche, que é utilizado em diversos setores da indústria.

Para que serve?

O piche é altamente adesivo e repelente à água. É utilizado para impermeabilizar pisos e coberturas, pavimentar estradas e em aplicações à prova de água.

Ele tem diversas aplicações na indústria. Na construção civil, por exemplo, é utilizado como impermeabilizante para telhados, lajes, muros e outras estruturas.

Ele também é utilizado na produção de asfalto, que é utilizado para pavimentar ruas, estradas e outras vias e na fabricação de produtos químicos, como solventes, corantes e lubrificantes.

Como é fabricado o Piche?

Nas refinarias industriais o Alcatrão virgem, juntamente com suas soluções é aquecido em uma fornalha e inserido na base da coluna destiladora, logo as substâncias vão vaporizando em ordem definida pelo ponto de ebulição, assim o vapor rico da substância de ponto de ebulição menor é condensado na primeira bandeja até receber contato do vapor da substância de ponto de ebulição maior.


Devido a este vapor estar à maior temperatura o condensado menos volátil retoma sua forma gasosa novamente e sobe para bandeja posterior em que se condensa.

 Isto ocorre até o topo da coluna em que se retira a solução mais leve. As demais soluções são retiradas nas bandejas dos níveis inferiores restando-se o Piche na base da coluna, pois é a solução mais pesada e menos volátil.

Comentários

  1. boa noite!um contra piso pegaria em cima de um pinche?

    ResponderExcluir
  2. Este desenho é na verdade, uma torre de refino de petróleo; o que fica em baixo é asfalto e não piche. Piche é produzido em siderúrgica (Açominas, Usiminas etc).O piche quando frio pode ser fragmentado; o que não acontece com o asfalto

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!