O que é Nervura de Travamento da Laje e sua função!


o que é e função da nervura de travamento da laje

O que é nervura de travamento?

As nervuras de travamento são nervuras transversais às vigotas treliçadas, e devem ser feitas nas lajes nervuradas, ou lajes treliçadas unidirecionais, sempre que estas ultrapassarem 4,00 metros de vão teórico. 

É um elemento estrutural utilizado em lajes nervuradas para reforçar a rigidez e a resistência da estrutura. Essas nervuras são moldadas junto com a laje e geralmente possuem seções transversais retangulares ou trapezoidais. 

Elas são responsáveis por distribuir as cargas da laje para as vigas ou pilares, garantindo a estabilidade e a segurança da estrutura. Além disso, as nervuras de travamento também servem para reduzir a espessura da laje, o que permite uma economia de materiais e uma redução no peso próprio da estrutura. 

Isso resulta em um menor custo de construção e um melhor desempenho da estrutura em termos de carga e deformação. Em resumo, as nervuras de travamento são elementos fundamentais em lajes nervuradas, contribuindo para a rigidez, a resistência e a economia da estrutura.

laje nervuras

Função da nervura de travamento

Têm a função de dar estabilidade lateral às vigotas, travando o painel da laje e aumentando assim a rigidez do conjunto, reduzindo vibrações e deformações na laje. Também são indicadas para distribuir eventuais cargas concentradas sobre a laje.

É garantir a estabilidade e a segurança da estrutura, distribuindo as cargas da laje para as vigas ou pilares. Além disso, ela serve para reforçar a rigidez e a resistência da estrutura e reduzir a espessura da laje, permitindo uma economia de materiais e uma redução no peso próprio da estrutura. 

Isso resulta em um melhor desempenho da estrutura em termos de carga e deformação, contribuindo para uma construção mais eficiente e econômica. Em resumo, a nervura de travamento é um elemento fundamental em lajes nervuradas, garantindo a estabilidade e a segurança da estrutura, e permitindo uma economia de materiais e uma redução de custos.

Local da montagem

montagem laje

As nervuras de travamento devem ser executadas espaçando-se as lajotas, respeitando-se a sua largura e posição definidas no projeto estrutural ou projeto de montagem da laje. 

A armadura a ser colocada nessas nervuras é de fundamental importância, e também deve seguir as especificações de projeto. As linhas de escora podem servir de fôrma para as nervuras, as quais se formarão após a concretagem da laje.

Espero ter ajuda e esclarecido as dúvidas!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

110 Volts ou 220 Volts: saiba porque existe diferença de tensão em alguns estados.