TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!
Saiba qual o traço de concreto usado para fazer uma laje, contrapiso ou piso, muro, fundação e calçadas, com as medidas certas da quantidade de material necessária para cada tipo de trabalho que será realizado na obra de construção civil.
O que é traço de concreto?
É a proporção de cimento, agregado miúdo e agregado graúdo e a quantidade de água utilizada na mistura de concreto. Esse traço é escolhido com base nas necessidades de resistência e durabilidade do concreto para cada estrutura, bem como em considerações de custo e viabilidade técnica.
É a indicação de quantidade dos materiais que constituem o concreto:
· Os traços são indicados da seguinte maneira: 1:3:3, 1:3:4, 1:3:6, sendo que o 1º algarismo indica a quantidade de cimento a ser usado;
· O 2º algarismo indica a quantidade de areia e o 3º algarismo a quantidade de pedra. Assim temos para o traço 1:3:3, um volume de cimento por três volumes da areia.
· Os traços são indicados da seguinte maneira: 1:3:3, 1:3:4, 1:3:6, sendo que o 1º algarismo indica a quantidade de cimento a ser usado;
· O 2º algarismo indica a quantidade de areia e o 3º algarismo a quantidade de pedra. Assim temos para o traço 1:3:3, um volume de cimento por três volumes da areia.
Veja também: Como fazer o chapisco e o reboco corretamente.
· A quantidade de água depende da umidade da areia, devendo-se lembras que as argamassas e concretos com uma dosagem excessiva de água diminuem sua resistência.
· A quantidade de água depende da umidade da areia, devendo-se lembras que as argamassas e concretos com uma dosagem excessiva de água diminuem sua resistência.
Tabelas para preparo do traço de concreto
Traço de concreto para lajes
Usado em lajes maciças (armadas) e capas de lajes pré-fabricadas.
Traço de 1:4:5, ou seja, 1 saco de cimento para 4 latas de areia e 5,5 latas de pedras e 1,5 latas de água para a mistura. Nesse caso, o rendimento para 1 saco de cimento de 50 quilos é de 8 latas ou 0,14 metros cúbicos.
Espalhe esse concreto por toda a laje, sempre evitando que se forme grandes montes para não deixar o escoramento sobrecarregado. Mantenha ele sempre umedecido para uma cura boa e retire o escoramento três semanas após a concretagem.
Traço de concreto para contrapiso
Essa é a mistura de concreto magro usada na fabricação do contrapiso e serve como base para o assentamento dos pisos em geral, tanto de cerâmica, como porcelanatos.
Traço de 1:8,5:11,5, ou seja, 1 saco de cimento de 50 kg ou 14 baldes, 8,5 baldes e meio de areia, 11 baldes e meio de pedra e 2 baldes de água para a mistura.
Antes da aplicação dessa mistura, é importante que o solo seja umedecido.
Traço de concreto para muros
Essa mistura é aplicada na construção de pilares ou pilaretes e cintas de muros feitos de blocos de concreto.
Traço de 1:4:6, ou seja, 1 saco de cimento de 50 quilos ou 8 latas, 4 latas de areia, 6 latas de pedra e 1,5 baldes de água para que a argamassa fique homogênea.
Dica: Lance essa mistura nos pilaretes em camadas de 50 centímetros e faça a compactação, depois lance mais 50 centímetros e faça a compactação. Não encoste os ferros na caixaria e só retire as tábuas no outro dia.
Traço de concreto para fundação
Essa mistura é utilizada para construção do baldrame ou sapata corrida, para fabricação de estaca broca e fundação do tipo radier.
Traço 1:5:6,5, ou seja, 1 saco de cimento de 50 kg ou 9 latas, 5 latas de areia, 6,5 latas de pedra brita e 1,5 latas de água para uma mistura boa.
Dica: tente fazer a concretagem da fundação toda em um dia para evitar que tenha emendas após a secagem. Também não esqueça de vibrar a massa para que ela fique bem assentada e sem bolhas.
Também mantenha o concreto molhado durante uma semana para que a cura do concreto seja feita corretamente, evitando trincas e rachaduras. Após o terceiro dia, já podem trabalhar sobre o local.
Traço de concreto para calçadas
Essa mistura é utilizada para construção de pisos de concreto ou calçadas onde normalmente haverá trafego de pessoas.
Traço de 1:4:6, ou seja, 1 saco de cimento de 50 kg ou 8 latas de cimento, 4 latas de areia, 6 latas de pedra brita, 3 1 lata e meia de água. Essa mistura deve render aproximadamente 5 metros quadrados de piso.
Dica: Despeje a massa pronta no chão do local e comece espalhando com uma enxada. Após isso feito, faça a regularização ou nivelamento com a régua, puxando a massa aos poucos.
Para dar acabamento use uma desempenadeira, removendo todas as imperfeições, buracos e afundando as pontas das britas que aparecem. Mantenha a calçada úmida durante sete dias para a cura.
Traço de concreto para colunas
A quantidade de cimento, areia e pedra necessária para fazer uma coluna depende do tamanho da coluna e da proporção de cimento, areia e pedra que você pretende utilizar.
Uma regra geral é usar uma proporção de 1:2:4 para cimento, areia e pedra, respectivamente. Portanto, isso significa que, para cada parte de cimento que você usar, você deve usar duas partes de areia e quatro partes de pedra.
Por exemplo, se você precisar fazer uma coluna de 1 metro cúbico, você pode usar 1 saco de cimento de 50 kg, 2 metros cúbicos de areia e 4 metros cúbicos de pedra. No entanto, é importante notar que essas proporções são apenas uma estimativa e que a proporção exata dependerá do projeto específico e das condições em que a coluna será construída.
Então, veja o quanto você pretende usar e calcule conforme sua necessidade em cima do traço indicado acima.
Espero ter ajudado!
concreto p laje é 1 sc cimento 5 lta areia e 4 de pedra 35 lts d água
ResponderExcluir1 Saco de cimento =~ 36 l... Com a sua indicação de 35 l de água, teríamos uma relação a/c=~ 1. Portanto não pode ser utilizado como concreto estrutural!!
Excluir1 Saco de cimento =~ 36 l... Com a sua indicação de 35 l de água, teríamos uma relação a/c=~ 1. Portanto não pode ser utilizado como concreto estrutural!!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirA relação água/cimento (a/c) é dada em MASSA, e não em volume, ou seja: é a massa de água dividida pela massa de cimento (kg/kg)
ExcluirCálculo correto para os dados da pergunta:
a/c = (36 kg_água / 50 kg_cimento) = 0,72.
Essa relação de 0,72 é muito alta e não deve ser adotada.
está correto a análise, porém gostaria de fazer uma observação, essa relação é apenas para o concreto magro aplicado antes do concreto estrutural, que possui relação A/C= 0,54 (1/5 litros de água, ou seja 27kg_água/50kg_cimento), sendo assim, não tem problema.
Excluirtereuteuteu
ResponderExcluirAs tabelas estão com resolução ruim. Poderiam colocar outras com melhor resolução?
ResponderExcluirVocês tem uma tabela de concreto celular? Pretendo fazer vasos de concreto celular.
ResponderExcluirObrigado.
Tem como colocar a tabela 6 um pouco maior? Resolução tá ruim demais! Valeu!!
ResponderExcluirQuantos litros tem essas latas? Vocês não mencionaram tais unidades. Pode ser qualquer lata. Me ajudem.
ResponderExcluirA "lata" geralmente é a de 18L (litros), mas pode ser qualquer balde/lata, pois se trabalha com o volume e não com o peso, por exemplo, nas betoneiras grandes (400L) é possível você trabalhar com até 200L, mas nas betoneiras pequenas - 120L - você pode usar apenas 81L, nesse caso o balde de 12L seria a melhor escolha para dosar o traço do concreto. Um saco de cimento perfaz um pouco mais de 3 baldes de 12L. é importante também o cálculo do volume da água na mistura. cb
Excluirpreciso saber dando como exemplo sua explicação de como achar a quantidade de bloco por metro quadrado digamos que eu encontre um numero de 4400 blocos , pergunto quanto de areia quanto de arenoso quanto de cimento preciso para levante de parede , como fazer esse calculo
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirquem escreveu este artigo? em que ano foi publicado?
ResponderExcluirPoderia ter colocado a fonte dos dados, pelo assim daria para ir atrás seja do livro ou site. Imagens muito ruins
ResponderExcluirOlá por curiosidade. Qual é a capacidade (litros) das referidas latas de areia & pedra? Aquelas de óleo de cozinha (15 ou 18 litros) por exemplo servirão? Obrigado
ResponderExcluirOLá amigos, qual seria um bom traço para um piso de concreto por onde e sobre transitam veículos leves e médios?
ResponderExcluirEsses traços não estão meio empedrados não? Normalmente se bota meio a meio de brita e areia...
ResponderExcluirPara 30m2 de calçada, trânsito leve,( pedestre), qual seria altura ideal, e quanto usaria de material
ResponderExcluirO meu pedreiro e outros pedreiros dizem que o cimento cp2 ficou mais fraco ao longo de décadas. É verdade ?
ResponderExcluirpara dar um metro cubico de concreto usando 1,3,3 daria quantas latas de areai e de brita
ResponderExcluirO site não responde aos questionamentos... meio duvidoso isso!
ResponderExcluirA postagem é de 2016, muito antiga, creio que o interesse era criar um fórum de discussão.
ExcluirPara um bom resultado de um bom concreto 20 latas de areia 15 latas de brita zero e um saco de 25 kl de cimento e tem q ser da marca pirulex, duas pá de sal grosso, três galhos de arruda bem verdinha, mistura tudo na enxada Tramontina,
ResponderExcluirMais a obra
Dados retirados da aposyila Maos a Obra da ABCP
ResponderExcluirQual o traço ideal para uso sem fabricação de meio fio pre moldado?
ResponderExcluir1X2X3, uma porção de cimento, para duas de areia, para três de pó-de-pedra, para maior abrasão, pouquíssima água, apenas para dar liga, é uma farofa, o segredo é compactar bastante com um martelete, pois não é um barro como o do reboco, o excesso de água não deixa desenformar muito rápido, até metade de uma porção de cimento, se ficar muito esfarelento pode adicionar um pouco mais. A cura pode demorar até 28 dias e tem que regar com um regador mesmo durante os primeiros 7 dias. Existem desmoldantes no mercado, mas encarece bastante o preço final. Também é bom usar um hidrofugante, evita que a umidade se concentre na peça e forme aquelas placas verdes e pretas de bolor, 1 copo de 100ml para cada peça.
ExcluirFaltou "apenas" o mais usado: 1:2:3
ResponderExcluirObrigado pela matéria, me ajudou bastante no desenvolvimento da minha maquete, só não entendi a aparência final do concreto
ResponderExcluir