Passo a Passo de como fazer uma Calçada
1- A calçada deve ter caimento para a rua para que não acumule água parada sobre ela, então para que isso não aconteça, estique uma linha em linha reta de ponta a ponta para saber o quanto deve rebaixar do terreno e o quanto de massa vai ser usado;
Se na sua calçada ainda não tem meio-fio, pode colocar ripas de madeira para dar sustentação a massa.
4- Use o concreto já pronto para fazer a marcação de alguns pontos. Esses pontos vão servir de guia na altura da massa que será espalhado e nivelado.
9- Chegou a hora de espalhar a massa. Se não deu tempo para secar o filete feito, com muito cuidado, espalhe a massa com uma régua apoiada sobre o filete e sobre o meio-fio. Vá puxando a massa em movimento de zigue-zague e deixe bem espalhado.
Obs.: Se sua calçada não for entre um muro e um meio-fio, você poderá usar como guia ripas de madeira. Essas ripas além de servirem com guia na espessura no concreto e nivelamento, também servirão para segurar a massa. Veja na figura abaixo:
Veja também o vídeo abaixo para um melhor esclarecimento
4 comentários :
Muito bom
Esta página é de grande valia, parabéns aos idealizadores.
mas que espessura tem essa ripa? é uma ripa normal ou tem que sr mais fica?
Postar um comentário