Aprenda como EMENDAR concreto novo com o velho!


como emendar concreto passo a passo

Se você está com um chão, pátio ou calçada com desnível ou qualquer outro tipo de imperfeição, você deve se perguntar: como aplicar concreto sobre concreto ou como uni-los da forma certa?

Veja logo abaixo o passo-a-passo de como fazer emenda de um concreto novo em um concreto velho.

Emenda do concreto

1- Escolha o cimento com os agregados certos para o trabalho de emenda. O agregado é um aditivo, geralmente areia ou pedra, adicionado ao cimento para torná-lo mais barato.  Para uma camada bem fina, você deve escolher um agregado pequeno.

2- Prepare o local do concreto. Limpe-o e raspe-o antes de qualquer outra etapa. Você pode usar um produto químico para concreto que irá realizar esses dois objetivos ao mesmo tempo. Pode também utilizar um jato de água com alta pressão.

3- Encharque o concreto velho, dessa forma ele não irá absorver a água do novo concreto. Não seguindo esse passo pode não criar um vínculo entre o concreto novo e o já existente.

4- Preparo do concreto. 

Faça uma mistura de água e concreto mais fina que as instruções da embalagem, uma viscosidade de tinta cairá bem. Aplique com um pincel grande ou escovão. Essa etapa ajudará a criar uma ligação mais forte entre o concreto novo e o existente. Não deixe essa camada secar antes de aplicar o concreto novo.

Veja também: Como fazer um bom concreto.

5- Preparando o concreto novo:

Misture o concreto conforme as instruções da embalagem. Se você estiver usando o concreto regular, adicione argamassa ao concreto para ajudar a unir o concreto velho ao novo. 

Se você estiver usando um concreto para remendo, não adicione o aditivo de ligação porque ele já faz parte do produto.

fazendo concreto na betoneira

6- Aplicando a primeira camada de concreto novo. 

Despeje o concreto até um nível ligeiramente abaixo do nível final. Não use uma colher de pedreiro neste ponto. Uma superfície áspera na primeira camada ajudará a camada final a aderir melhor.

7- Espere algumas horas para que o cimento da primeira camada comece a secar. Quando a primeira camada estiver quase seca, você poderá começar o próximo passo.

8- Misture o concreto para a segunda camada conforme as instruções da embalagem. Adicione um aditivo de ligação ao concreto, se necessário.

9- Despejando a camada final. 

Use a colher de pedreiro para espalhar o concreto uniformemente. Agora é a hora de deixar tudo nivelado e com bom acabamento.

10- Protegendo o trabalho. 

Cubra o concreto recém acabado com um plástico para fazer com que o concreto leve bastante tempo para secar.  ATENÇÃO: Quanto mais tempo o processo durar, mais resistente será o concreto.


cura do concreto

Comentários

  1. O que é o "aditivo de ligação" usado na massa de cimento novo para colar com um cimentado velho?
    Qual o seu nome e ende compramos isso?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!