Aditivos para Concreto, o que é, para que serve
O que é aditivo?
São produtos empregados na produção de concretos e argamassas de cimento para modificar certas propriedades do material fresco ou endurecido, ou seja, os aditivos modificam as propriedades de argamassas e concretos nos estados fresco e endurecido.
Para que servem os aditivos?
- Aumentar a trabalhabilidade ou plasticidade do concreto;
- Diminuir custos;
- Obter regularidade na fabricação do concreto;
- Reduzir o consumo de cimento (custo);
- Alterar acelerando ou retardando o tempo de pega;
- Reduzir a retração;
- Aumentar a durabilidade: Inibindo a corrosão das armaduras, neutralizando as reações álcali-agregado, reduzindo o efeito do ataque por sulfatos, diminuir a permeabilidade.
Diferença do concreto com e sem aditivo:
Tipos de aditivos:
1- Tenso-ativos (plastificantes, super plastificantes, redutores de água):
Melhoram a fluidez e plasticidade dos concretos (aumentam o índice de consistência), permitindo melhor compactação com menor dispêndio de energia; reduzem a quantidade de água, diminuindo a retração, aumentando a resistência ou economizando aglomerante.
2- Incorporadores de ar:
Aumentam a durabilidade dos concretos (maior resistência à ação deletéria de líquidos agressivos), melhoram a plasticidade, melhoram o comportamento do material durante o transporte (menor possibilidade de segregação), contribuem para a redução da exsudação e aumentam a resistência do concreto aos ciclos de congelamento e descongelamento. São utilizados em concretos submetidos a grandes variações de temperatura (gelo e degelo, câmaras frigoríficas, etc.) e também em concreto-massa, pois diminuem o atrito entre os agregados.
3- Aceleradores de pega:
Aumentam a velocidade de crescimento da resistência, permitindo a desforma mais rápida e liberando mais cedo a construção para serviços. São usados quando o concreto deve ser lançado em temperaturas baixas ou em casos de serviços urgentes de reparos. Também são utilizados na execução de pré-moldados e de concreto projetado.
Retardadores de pega: são úteis para evitar as juntas frias (mantêm o concreto plástico por um período maior, evitando-se que as sucessivas camadas lançadas criem juntas frias com descontinuidade estrutural); ajudam na concretagem em tempo quente, quando a pega normal é acelerada pela temperatura mais alta (melhoram o balanço térmico pela maior facilidade de dissipação do calor gerado e evitam grande aumento de temperatura); são utilizados no retardamento do endurecimento do concreto quando se deseja obter um acabamento arquitetônico com agregado exposto; ajudam no controle de grandes unidades estruturais para manter o concreto trabalhável durante o lançamento.
4- Impermeabilizantes:
Agem por ação repulsiva com relação à água ou por obturação dos poros; reduzem a penetração de umidade sob pressão e de elementos agressivos; são utilizados em argamassas de reparo, rejuntes e nos concretos de reservatórios.
- Veja também: como fazer impermeabilizante caseiro.
5- Produtores de gás ou espuma:
São capazes de produzir, na massa do concreto, bolhas de gás ou de espuma, dando origem aos concretos porosos, celulares ou aerados, que possuem baixo peso específico e melhor desempenho no isolamento térmico e proteção contra o fogo. São utilizados em variados tipos de pisos, lajes e recuperação de estruturas.
6- Fungicidas, germicidas e inseticidas:
Controlam o crescimento de algas ou líquens no concreto endurecido durante um determinado tempo. Inibidores de corrosão de armaduras: são efetivos no controle e redução das taxas de corrosão das armaduras; são utilizados nos materiais de reparo e em concretos submetidos à ação de cloretos.
Agora, veja no vídeo abaixo um experimento mostrando o concreto feito com e sem aditivo:
Comentários
Postar um comentário