Como remover Umidade em Rodapés e Paredes, passo a passo


umidade no rodapé da parede

Saiba como acabar com a umidade nas paredes de uma vez por todas, que são aquelas infiltrações que sobem pelo rodapé e se espalha pelo meio dos tijolos, danificando a pintura da parede, aparecendo mofo e deixando o ambiente com cheiro ruim.

Além disso, a umidade que sobe em rodapés e paredes provoca bolhas na pintura, manchas escuras, esfarelamento da argamassa de reboco, a tinta descasca, prejudica a estrutura e muito mais.

A principal causa para esse problema é a falha na impermeabilização da fundação, permitindo que a água do solo seja absorvida pela estrutura e se espalhando pela região afetada.

Como resolver passo a passo

1) Retire toda a argamassa de revestimento úmida ao longo da parede. É importante retirar até pelo menos 30 centímetros acima da área úmida ou 70 centímetros a partir do piso acabado.

Use um martelo ou marreta com uma ferramenta pontiaguda para quebrar o reboco e remover.

removendo reboco umido

2) Após remover o reboco. retire toda a matéria solta da parede com uma escova de aço, para que não fique resto de cimento ou areia e prejudique a fixação do que vem a seguir.

Obs.: preencha com argamassa de cimento e areia média, com traço 1:3 em volume, as falhas de massa ou tijolos quebrados provenientes das batidas.

3) Agora a parte mais importante: aplique uma boa camada de impermeabilização em demãos cruzadas com um revestimento impermeabilizante semiflexível, à base de cimento, areias selecionadas e resina acrílica na área onde você tirou a argamassa úmida.

Aplique camadas generosas desse impermeabilizante em toda a área afetada para evitar que a umidade suba pelas paredes e rodapés.

4) Após a aplicação do produto, deixe secar por algum tempo e comece o preparo do reboco para fechar e finalizar a parede.

finalizando reboco

Na preparação do chapisco para recomposição do reboco, deve ser adicionada uma cola à base de resinas sintéticas, para proporcionar melhor aderência ao substrato, devendo ser aplicado somente 24h depois da aplicação do revestimento impermeabilizante. 

Veja também: 
Após o chapisco, reboque a parede normalmente e ela estará muito melhor protegida da umidade do chão que sobe pela parede

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como passar VENENO no mato com bomba - Roundup!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)