Aprenda como medir a ÁREA DE LOTES fora de esquadro!


como medir area de lotes fora de esquadro

Aprenda nesse artigo, como se faz para medir a área de lotes que estão fora do esquadro, ou seja, que os cantos não fecham 90 graus e os lados tem tamanhos diferentes.

Essa uma dúvida de muita gente e que acaba se perdendo na hora de fazer o cálculo. Mas eu já vou adiantar para você antes de assistir ao vídeo. O cálculo todo é muito fácil e simples de fazer.

Para medir a área de um lote retangular ou quadrado não tem segredo, basta pegar duas dimensões, a medida da largura e do comprimento do terreno, multiplicar uma pela outra e terá a área total dele. 

No entanto, em lotes com os lados diferentes, que não formam ângulos de 90 graus, que são fora de esquadro, conhecidos como lotes irregulares, o cálculo é um pouco diferente e a tarefa fica um pouco mais complicada, mas não é impossível de fazer.

Sabe aqueles terrenos que um lado é maior que o outro? Ou aqueles que a parte da frente é mais larga que a parte de trás e vice-versa? São desses que estamos falando.

Medindo a área de lotes com lados diferentes

1 - A primeira coisa a se fazer é ter anotado a medida dos 4 lados do terreno e também pegar a medida de uma diagonal, que nada mais é do que posicionar a ponta da trena no canto superior direito e a outra ponta no canto inferior esquerdo. Anota a medida.

Dessa forma o terreno será dividido em 2 triângulos, pois a diagonal é como se tivesse dividindo o terreno no meio conforme mostra a figura abaixo.

lote terreno lados diferentes

2 - Faça a soma dos 3 lados de cada triângulo e divida por 2. Por exemplo: se o primeiro triângulo tiver 10x12x20, onde o 10 é a base, o 12 é a lateral e 20 é a diagonal, soma os 3 e divide por 2. 10+12+20/2 = resultado 21.

3 - Faça esse cálculo com os 2 triângulos e anote o resultado obtido. Esse resultado é chamado de S.

3 - Agora, utilize a fórmula de Heron para ter o resultado final da área de cada triângulo, que é a seguinte fórmula: √s(s-a)(s-b(s-c). Ou seja, faça a raíz quadrada do valor S de cada triângulo, junto com as medidas A B C.

4 - Utilize essa fórmula para cada um dos triângulos e some o valor obtido para ter o resultado final da área total do terreno.

Não entendeu como funciona? 

Não tem problema, nós temos um vídeo abaixo que explica o passo a passo e mostra diversos tipos de cálculos para diversos tipos de terrenos e aprenda como fazer a medição de lotes fora de esquadro (com os lados irregulares).


Comentários

  1. Dividindo em dois triangulos e aplicando teorema de Pitágoras é mais fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso acima não vai precisar Pitágoras porque você já vai ter o valor dos três lados. Usara apenas o cálculo da área do triângulo retângulo

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Respostas
    1. A diagonal tem que ser medida (in loco). Caso não dê para medir a diagonal, utilizar a lei dos cossenos.

      Excluir
  3. Se um lado for 1m e 7m e 4m não daria para calcular. ex: 1+7+4/2=6m
    6(6-1)(6-7)(6-4)= 30.-1.2= -60 não exite raiz de negativos Tá tudo muito improvável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma regra que um lado do triangulo nao pode ser maior ou igual ao semiperimetro. No caso esse triangulo 1 7 4 nao existe, tebte montar eles com palitinhos e verá que nao é possível

      Excluir
  4. Põe no AutoCAD e pronto.

    ResponderExcluir
  5. O video e' util , porem, tomar medidas de uma area no plano ou em nivel e' um tremendo erro!!!!
    Ninguem calcula areas topograficas em nivel.
    Exemplo : imagine que o lote seja numa encosta de um morro com inclinac,ao de 45° no plano ele vai ter metade de sua area medida na inclinac,ao !!!

    ResponderExcluir
  6. ((15+12)/2) X ((25+26)/2)
    13,5 X 25,5
    344,25

    ResponderExcluir
  7. Olá boa tarde, Olha eu não encontrei as planihas que vc falou,por favor mande-me para o meu e-mail verdao.santos@hotmail.com fico aguardando muito obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Alguém pode fazer a conta pra mim?
    27 direta
    21,5 esquerda
    11,5 de frente
    13,5 de fundo
    ???????

    ResponderExcluir
  9. Muito ruim. Nada didático. Use exemplos e pronto. Pare de falar em cosenos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Medidas dos Canos de PVC: saiba a Bitola dos Tubos!

Saiba o que fazer com o cimento endurecido ou empedrado!

Tipos de BRITAS e diferenças da 0, 1, 2 e 3, 4, 5, pedrisco...