Como calcular a quantidade de ESTRIBOS, passo-a-passo!


amarrando estribo com torques

Na vídeo-aula de hoje você irá aprender como fazer o cálculo da quantidade de estribos que precisará na obra, seja em uma viga, coluna, baldrame ou em qualquer tipo de armação de construção.

Em uma construção existem muitas estruturas para que ela fique de pé, vigas, colunas, pilares, lajes, e para que elas ficam bem firmes e seguras, são colocadas ferragens no meio do concreto, que darão a sustentação necessária.

A amarração dessas ferragens colocadas dentro das formas de concretagem é feita utilizando os estribos, que por vez, são amarrados com arame. 

Os estribos são peças em formato retangular é são encaixados nas barras de ferro (vergalhões) e amarrados firmemente com o arame dando origem às armações, que serão colocadas dentro das fôrmas ou caixarias e que receberão o concreto mais adiante.

Portanto, se iremos ensinar como calcular a quantidade de estribos certa que você deverá comprar para a construção e, para isso, basta seguir os passos abaixo que não terá erro. Dessa forma, evitará que falte ou que tenha desperdício.

Cálculo de estribos passo a passo

Vamos partir do princípio que o pilar que precisamos construir tenha 3 metros de altura e precisamos saber quantas peças temos que comprar para a armação.

Também temos que saber que a distância máxima entre um estribo e outro deve ser entre 15 e 20 centímetros, mas para que o cálculo seja feito corretamente, precisamos transformar essa medida em metros. Portanto, 0,15 ou 0,20 metros é o espaçamento entre eles.

Agora, basta dividir os 3 metros, que é o tamanho total do pilar que iremos construir, pelo 0,15 do espaçamento entre cada estribo. Portanto, o resultado que teremos é de 20 peças que devem ser compradas ou feitas.

Exemplo: 3 metros dividido por 0,15 metros = 20 unidades de estribo.

Se tivermos uma coluna com tamanho de 7 metros e a distância que iremos deixar entre os estribos é 20 centímetros, o cálculo é feito da seguinte forma: 7 metros dividido por 0,20 = 35 unidades.

Caso ainda tenha restado dúvida ou queira entender um pouco mais para não haver erro na obra, recomendo que assista o vídeo completo mais abaixo, explicado por um pedreiro profissional

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

110 Volts ou 220 Volts: saiba porque existe diferença de tensão em alguns estados.

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)